Triunfal Dia da Tauromaquia!!!

Triunfal porque o Campo Pequeno estava quase cheio. Triunfal porque foi um regalo ver os miudos a brincarem no insuflável ou com as tourinhas, muletas e capotes. Triunfal porque hou ve Fado, Sevilhanas e Festa! Triunfal porque apenas 20 ou 30 se manifestavam contra. Triunfal porque foram várias as modalidades da Tauromaquia que ali estiveram presentes como a Capeia Arraiana e os Recortadores. Triunfal porque todos colaboraram e deixaram de lado as rivalidades "umbigueiras". Triunfal porque havia sorrisos nas pessoas que estiveram no Campo Pequeno.
O resto não conta...Se os novilhos não serviram e se uns estiveram piores que outros não é o essencial. Conta o triunfo global e não o triunfo individual. Não se jogava ali nada. O que contava era a imagem da Festa Brava e para essa imagem de força cultural todos contribuíram. Foi uma vitória de todos mas mesmo de todos.
Sentida Homenagem a Joaquim Bastinhas e aos Forcados que perderam a vida em praça e ainda a aficionados e cavaleiros que partiram recentemente. Todos foram lembrados. A Festa vive destes momentos, das recordações presentes que nos mostrem o futuro. Evolução constante mas com as bases do passado.
 Praça cheia
Simbólica Homenagem a Joaquim Bastinhas por parte dos seus colegas

El Relicario, Puebla, México- Pablo triunfa e é Homenageado

Pablo Hermoso de Mendoza foi premiado com mais uma orelha na sua triunfal campanha mexicana enfrentando toiros de Rancho Seco tendo sido silenciado no seu primeiro e uma orelha no segundo. Duas lides distintas de classe e arte para as quais não contribuiram os toiros. Mas Pablo impôs o seu coneito e montou catedra perante um publico que lhe é fiel e reconhecido Frente a toiros de Javier Garfias alternaram Arturo Saldivas( silencio e orelha ) e Michelito Lagravere ( silencio com aviso e orelha)
Pablo Hermoso de Mendoza foi homenageado pela empresa que gere a praça, através do Senador Pedro Haces e Curro Leal com uma placa alusiva ao 30º Aniversário desta emblemática praça conjugando com um reconhecimento dos 30 Anos de Alternativa de Pablo Hermoso e por toda a sua trajectória no México.






Guillermo Hermoso de Mendoza Alternativa em Sevilha

GUILLERMO HERMOSO DE MENDOZA TOMARÁ LA ALTERNATIVA DAS MÃO DE SEU PAI NA FEIRA DE SEVILHA

Será no próximo dia 5 de Maio na Real Maestranza de La Caballería de Sevilla que Guillermo Hermoso terá a sua Cerimónia de Doutoramento das mãos do Professor Catedrático e seu Pai Pablo Hermoso d Mendoza frente a toiros de Fermin Bohorquez e como Testemunha terá a Rejoneadora Francesa Lea Vincens.
Foi nesta importante e significativa Praça para o Toureio Mundial que Pablo o "navarro" colocou o mundo a seus pés corrida o ano de 1999 tendo cortado um rabo! Comemorando este ano 30 anos de Alternativa e 20 anos depois desse retumbante êxito mais uma data histórica para a Família Hermoso e onde a presença de portugueses nas bancadas será uma certeza.
Também foi em Sevilha que Pablo homenageou Cagancho retirando-o nessa praça.

     

Feira de Olivenza apresentada no Campo Pequeno


      Jesús Ortiz, o alcalde de Olivença, Manuel González Andrade, Rui Bento, o empresário José Cutiño e o
      Dr. Paulo Pereira

Feira de Olivença começa na quinta-feira, 7 de Março, com uma Novilhada sem Picadores e na sexta. 8, tem a primeira corrida com os Matadores José GarridoLuis David Adame (mexicano) e Toñete, com toiros de El Tajo y La Reina. No sábado, 9,  Novilhada matinal com El Juanito e a Corrida Mista à tarde com Diego Ventura e toiros de Guiomar Cortes de Moura, Enrique Ponce e El Juli  e no domingo, 10, teremos uma Corrida matinal com toiros de Zalduendo e os matadores António FerreraSebastián Castella (francês) e Emílio de Justo e à tarde outra com Morante de la PueblaRoca Rey e Ginés Marín com toiros de Daniel Ruiz.

1 DE MAIO NO CARTAXO-CORRIDA DO TOMATE- JÁ TEM TOIROS E FORCADOS


Conforme é já do conhecimento publico dia 1 de Maio , Feriado Nacional, pelas 16 horas, a Praça de Toiros do Cartaxo realiza a primeira corrida da Temporada de Comemoração dos 145 Anos, que este ano terá associada a Corrida do Tomate com todos os produtores, agricultores, organizações ligadas a este sector. 
Estão anunciados os terroríficos toiros de José Luis Vasconcelos e Sousa D´Andrade e será uma corrida de seis Cavaleiros.
Teremos o 1º Concurso de Pegas da temporada pois durante a temporada existirão pelo menos dois. E para este pegarão os Forcados Amadores do Ribatejo, Chamusca e Cartaxo.
Teremos preços de Geral Juventude e Reformados a 10,00 euros e Bancada de Sol a 15,00 euros que serão colocados à venda no princípio de Abril para que todos possam comprar com a atecedência normal.
Brevemente anunciaremos a restante composição do cartel

CAMPO PEQUENO 11 DE ABRIL INAUGURAÇÃO DA TEMPORADA, A NÃO PERDER!


ESTE SÁBADO :DIA DA TAUROMAQUIA NO CAMPO PEQUENO PARA CELEBRAR EM FAMÍLIA





Cultura taurina vai estar em festa este sábado, com iniciativas para toda a família



É um evento para todas as gerações que vai unir as famílias, no Campo Pequeno, em volta da Cultura Taurina. O Dia da Tauromaquia é já este sábado e vai proporcionar uma experiência única a todos os que se deslocarem à principal casa do toureio em Portugal.



Com uma decoração única, com o objetivo de homenagear os toureiros e forcados portugueses, a arena do Campo Pequeno será palco de eleição para os maiores momentos previstos para o dia 23 de fevereiro.

O primeiro grande momento no redondel desta mítica praça está marcado para as 14h30, quando os pegadores do Sabugal pegarem ao forcão numa demonstração de Capeia Arraiana. Às 15h15 segue-se uma outra demonstração, desta feita dos Recortadores da Arte Lusa. Em ambos os momentos, os toiros serão de Veiga Teixeira. 

Às 16h00, durante 20 minutos, o momento é de silencia, pois vai cantar-se o fado. A voz é do autor da mítica música ‘Rosa Branca’. O fadista António Pinto Basto vai acompanhar o cavaleiro Gilberto Filipe, campeão Mundial de Equitação de Trabalho.

O acesso a estas demonstrações só poderá ser feito mediante a apresentação do bilhete para o Festival Taurino, cujo início está marcado para as 17h30. Para celebrar a tauromaquia, o cartel só podia ser de luxo e é composto pelos cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha que vão lidar em duo. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Pegam uma seleção de forcados da ANGF. As duplas de cavaleiros serão uma surpresa a descobrir. 

O Dia da Tauromaquia, porém, começa de manhã, com atividades logo às 11h00. Os mais pequenos terão à sua disposição jogos infantis, uma praça insuflável, tourinhas, capotes e muletas para brincarem e duas sessões do teatrinho ‘As Touradas explicadas às crianças’. Além disso, vão ainda poder conhecer e brincar com a mascote da marca Touradas que vai fazer a sua estreia. 

O dia arranca com o Batismo Equestre, a presença dos artesãos das Artes e Ofícios Taurinos e a Exposição Trajes de Toureio. Entre as 11h00 as 12h00, a arena será ocupada com demonstrações de toureio com tourinha, comentadas por Maurício do Vale. No toureio a cavalo estarão em praça os cavaleiros amadores António Telles filho e Duarte Fernandes. No toureio a pé, o novilheiro Rui Jardim e demonstração de pegas a cargo dos Forcados Amadores de Lisboa. 

Entre as 12h00 e as 13h00, a arena abre-se para que todos possam participar numa Aula de Toureio de Salão e Pegas com tourinha. Os professores virão das Escolas de Toureio portuguesas. Para as pegas serão os Forcados de Lisboa. Se sempre quis aprender a tourear ou pegar, esta é uma grande oportunidade. 

Entre as 12h30 e as 13h30, decorre uma Aula sobre História da Tauromaquia Portuguesa, no Salão Nobre, para todos aqueles que querem descobrir o percurso da nossa tauromaquia ao longo do tempo. 

A partir das 16h00 começará a animação exterior, com o Flamenco de Joaquin Moreno e sevilhanas. Também a partir dessa hora, as Escolas de Toureio vão exibir o seu toureio de salão no exterior da porta principal da praça. 

Os bilhetes, a custos reduzidos, variam entre os 7,5 e os 35 euros e podem ser adquiridos na internet, através da Ticketline, e na agência ABEP nos Restauradores. Os portadores do Cartão Aficionado podem ainda usufruir de um desconto de 10 por cento, caso optem com comprar os ingressos nas bilheteiras da praça. A adesão grátis ao cartão pode ser feita em www.touradas.pt

Este é um dia único e inédito para viver a sua paixão ou descobrir uma nova




Pablo Hermoso de Mendoza, o Rei do Toureio a Cavalo com 800 Corridas no México!!

O Cavaleiro Pablo Hermoso de Mendoza alcançou em Monterrey o numero histórico de 800 Corridas de Toiros toureadas no México!! Pablo atingiu ainda a soma de 1590 saídas em ombros em 30 anos de Alternativa. Nestas 800 corridas cortou 1697 orelhas e 262 rabos tendo enfrentado 1591 toiros naquele país. Um numero nunca antes alcançado e que prova que não é em vão que lhe chamam o Rei do Toureio a Cavalo.



25 de Abril no Sobral já tem cartel


Faleceu Filipe Graciosa , Mestre de Equitação e grande aficionado

Faleceu ontem em sua casa na Herdade da Toula o enorme Equitador e Veterinário Dr. Filipe Graciosa. A consternação e a surpresa tomou conta do mundo do cavalo e dos toiros onde Filipe era acarinhado e mesmo idolatrado. Senhor de um trato simples com elevada cultura e educação era um génio da equitação tendo criado a Escola Portuguesa de Arte Equestre passeando a arte dos ginetes portugueses e do cavalo lusitano por todo o mundo. Foi Cavaleiro Tauromáquico Amador toureando na sua Idanha a Nova nalgumas ocasiões e foi homenageado nessa mesma praça há dois anos.
À Família e a todos os amigos apresentamos os nossos sentidos pêsames.
Ainda não se sabe a hora nem o doa das Cerimónias funebres.

Pablo Hermoso triunfa em Monterrey

O Cavaleiro Pablo Hermoso de Mendoza continua a sua triunfal campanha no México desta vez com o corte de 2 orelhas e saída em ombros na Praça de Toiros de Monterrey. No primeiro esteve muito bem mas falhou com o roão e no segundo esteve imponente.Alternou com Sebastian Catella que foi silenciado nos dois, Eln Califa, volta e silêncio e Sergio Graza silêncio e d2 orelhas. Lidaram-se toiros de Montecristo para cavalo e de Teofilo Gomes para os Matadores.


O Maestro Pablo Hermoso continua a encantar o México 

Amanhã mais Troféus Ole!

Este ano atrasámos os Troféus Olé! pelos motivos que já explicámos de estarum amigo em luta pela vida... A vida segue e continua e já aqui começamos a dar os nomes dos Triunfadores de 2018 para o Semanário e Jornal Olé! Amanhã virão os restantes Troféus prestigio e as categorias que ainda faltam que serão publicados ao longo desta semana.

Faleceu Chico Garcia um grande aficionado

Todos os que gostam e conhecem Alcochete sabem bem quem era o Senhor Francisco Garcia para os amigos o Chico. Grande aficionado e amigo dos Forcados Amadores de Alcochete tendo mesmo fardado-se uma vez com o Grupo numa corrida em Mogadouro. Sempre dedicando a sua vida a restaurantes e bares em Alcochete foi um homem que viveu mais do que uma vida , ou melhor, 150 anos. Bon vivant, amigo do seu amigo até para o seu Funeral deixou estabelecida uma regra: nada de choros nem de saudades quero é que bebam um copo por mi  e a recordarem-me. Foi colocada ontem à frente da Casa Mortuária uma máquina de imperial tal como era seu desejo. Os amigos ontem e hoje até à hora da saída para a cremação beberam o tal copo e brindaram ao Chico. Em tudo foi diferente. Até depois da morte...
Foro Arquivo: Amadores de Alcochete- O saudoso Néné, António José Pinto e o Chico Garcia sogro do antigo Cabo dos Amadores de Alcochete e já falecido João Mimo

Diogo Peseiro afirma-se dia a dia

O novilheiro DIOGO PESEIRO lidou ontem duas reses de qualidade e muito exigentes, na Tenta da ganaderia de VARELA CRUJO, expondo-se imenso e deixando boas impressões, causando, até, calafrios!  Assim se vai preparando nesta fase fundamental da sua carreira!
Nesta boa Tenta de oito vacas em campos alentejanos, actuações muito positivas, também, dos matadores Alberto Lamelas (Esp), e Manuel Dias Gomes, e do novilheiro Garcia Navarrete (Esp), bem como do consagrado  Picador português Dionísio!
Diogo Peseiro toureia no Domingo 7 de Abril no Festival da Praça de Paio Pires

José Mestre Batista, um amigo

Nos principios dos anos 80 tive a sorte de poder viver aos fins de semana e nas férias na Lezíria de Vila Franca. Ali no Furadouro, numa propriedade dos meus Avós, onde tinha uma cocheira com quatro baias e uma casa sem luz e em que a àgua quente tinha de ser aquecida no fogão a lenha e colocada num depósito para um balde chuveiro, iniciou-se uma nova etapa da minha vida que ía conciliando com os estudos de direito. Com um Citroen Diane oferecido pelas Tias Maria Eugénia e Maria Raquel, lá ia dividindo a minha vida entre Lisboa, Vila Franca e Torres Novas. No Furadouro e na companhia do Diamantino, um verdadeiro campino ribatejano, desfrutava da pesca das enguias ao remolhão, dos passeios a cavalo, de tourear vacas na Estalagem do Gado Bravo e aos domingos nas Festas da saudosa estalagem tourear com publico e apanhar os primeiros sustos. Outro companheiro importante era o Bandarilheiro e homem bom Barrocal que com o Jorge mais conhecido pelo "Gaguetas" ajudavam-me e incentivavam-me. Ludovino Bacatum era outros dos amigos com quem convivia e que tinha um humor e umcaracter sarcástico que muito ilustravam e ajudavam a conhecer o mundo da tauromaquia e que me muito me honrou com a minha primeira ida à Torrinha depois de ter conhecido o Mestre David, também ali na Leziria. Nessa mesma altura, em Lisboa, conheci o José Zuquete e o João Cortesão ambos grandes amigos do José Mestre Batista. E foi com o Zé que comecei a ir a casa desse foi um grande amigo e enorme toureiro. Passado semanas disse-me para levar os cavalos para casa dele. Que ali estava melhor e que lhe faria companhia. E assim lá fui com o  Pombinho e a ele adquiri o Maravilha de ferro Gama, beber dos seus ensinamentos. Bebi bem a sua forma de tourear a sua forma de ser e de estar. Executar é que não consegui. Ou consegui de vez em quando... Quando faleceu a 17 de Fevereiro de 1985 eu estava em sua casa. Foi o primeiro grande embate psicológico da minha vida. Era um irmão mais velho. O Zuquete estava no México o que me deixava sem amparo. Quem me  ligou a avisar foi o Mestre Frederico dos Santos, às sete da manhã tocou o telefone e a minha mãe chamou-me. Não queria acreditar. Não era possível. Só acreditei quando o corpo chegou a Vila Franca. Um choque tremendo. Não sabia o que fazer. Passados uns dias lá fui buscar os cavalos que já eram mais e voltei para o Furadouro. Mas não era a mesma coisa. Faltava sempre o gozo, a brincadeira, o incentivo, o ralhar, o discutir. A partir desse dia o meu caminho teria de ser outro. O José Zuquete veio do México e com ele continuei. Mas o Batista fazia imensa falta a todos nós. Era um homem diferente em tudo. Inteligente, visionário, culto.
Tinha tantas histórias para contar que com ele tive o privilégio de compartilhar. Com ele com o Zuquete, com o Cortesão, o Lázaro e muitos outros. Tempos diferentes, tempos de categoria, tempos da tal verdade, amizade, honestidade e compromisso. Que depois se repetiram com o Joaquim Bastinhas uns anos mais tarde e que, um dia se a Saúde permitir e Deus o quiser, ainda contarei não em jeito de memórias mas de homenagem a estas  personagens tão importantes na minha vida, os que já partiram e os que felizmente ainda estão vivos. Como foi também o Luis Miguel da Veiga, o Emidio Pinto,o Paulo Caetano, o Manuel Jorge de Oliveira, o Gustavo, e mais tarde, o João Salgueiro, o Rui Fernandes Pai e Filho. Era outra gente. Não eram frustrados. Não cultivavam o umbigo. Eram simples mas com classe, com categoria. A eles devo muito. Nos toiros a eles devo tudo.
Que dia de nostalgia. Que saudades dessa gente de bem.