COLISEU DO REDONDO | TOIROS DE CUNHAL PATRÍCIO



No dia 3 de Agosto o Coliseu de Redondo irá receber pela primeira vez uma Gala à antiga portuguesa.

Estarão em competição pelo prémio Simão da Veiga jr. para a melhor lide a cavalo, Rui Salvador, Tito Semedo, Francisco Cortes, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Júnior, perante um imponente curro de Toiros da Ganadaria, Herdeiros de Cunhal Patrício. 

Estarão também em competição os grupos de Forcados Amadores de Cascais e Redondo pelo prémio Miguel Capinha Alves para a melhor Pega. 

Abrilhanta a Banda Filarmónica União Montoitense.

Corrida da Reinauguração da Praça de Touros de Paio Pires


"Paio Pires Arena" com Corrida a 3 de Agosto pelas 21h30.
Conheça o cartaz da reinauguração.

HOJE O REGRESSO ÀS ARENAS DE JOAQUIM BASTINHAS


Povoa de Varzim o povo é aficionado!!

A Corrida de ontem na Povoa de Varzim valeu pelo publico que disse presente e encheu a praça num claro sinal de contestação aos politicos da Povoa desde o PS, ao Bloco e ao próprio PCP que num lado diz uma coisa e noutro outra o que me parece impossível. O fascismo do Presidente Aires Pereira do PSD foi contestado e haveria que dar voz aos Deputados que naquela assembleia municipal votaram a favor das Touradas e esses sim serem apoiados. A Protoiro que trate disso.
Da corrida ,os toiros saíram dentro do previsivel dentro do encaste sendo mansote o terceiro. Vista a corrida pela televisão vimos o destapar de muita coisa e de grande parte dos ferros serem a cilhas passadas. Leia no Olé tudo mas tudo em detalhe na próxima quinta-feira na edição impressa em papel. Os Cavaleiros cada um ao seu estilo andaram com a televisão os deixou: uns mais correctos que outros, uns mais acertados que outros, uns mais ao estribo e outros nem lá perto... E ainda a infeliz actuação de Soraia que teve um toiro à medida mas apenas por duas vezes se impôs ao oponente.
Elogio ao Dr. Vasco Lucas pela sabedoria e a forma como didáticamente nos vai ensinando.
Mas falaremos disto tudo na próxima edição do Olé!

Semanário Olé! em Jornal já nas bancas! Para aficionados!


Não perca a entrevista com o Maestro Joaquim Bastinhas que regressa às arenas e com o Eng João Ralão Secretário da APSL-Cavalo Lusitano.
UMA EDIÇÃO A LER E RELER!

CAMPO PEQUENO HOJE Á NOITE A NÃO PERDER!!!

Hoje mais uma das Fabulosas de verão com um bonito curro de Pinto Barreiros, com trapio e apresentação e uma terna de Cavaleiros de gerações diferentes mas todos eles com uma disposição e atitude que marcam a diferença. Os Forcados em praça são Grupos com pergaminhos e provas  dadas  e que hoje disputarão um Troféu. Por tudo isto espera-se mais uma noite épica para a Festa Nacional. Você vai perder???

Cartão Aficionado estreia-se hoje no Campo Pequeno

Primeiros utilizadores já podem beneficiar dos descontos na corrida desta quinta-feira

Está chegado o momento e momento é já hoje em Lisboa. Os primeiros utilizadores do 'Cartão Aficionado' já podem começar a beneficiar das vantagens desta iniciativa conjunta da Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia e empresários tauromáquicos. Podem, por exemplo, comprar o ingresso para a corrida desta quinta-feira com 10 por cento de desconto. A isto acresce a possibilidade de aceder às bilheteiras e às praças por vias prioritárias ou exclusivas.

O 'Cartão Aficionado' é uma demonstração inequívoca da vitalidade e modernização da tauromaquia, que proporciona vantagens a todos os associados: espectadores ou empresários do setor.

Numa iniciativa única no País, sem paralelo no mundo aficionado, este cartão garante acesso a atividades exclusivas e descontos nos vários parceiros. Outra vantagem é a oferta de 10 euros por cada 200 euros consumidos.

Para quem ainda não teve oportunidade de aderir ao 'Cartão Aficionado', ainda está bem a tempo. Pode fazer o registo online – touradas.pt – ou em qualquer uma das praças aderentes.

São elas: Campo Pequeno, Vila Franca de Xira, Figueira da Foz, Cartaxo, Azambuja, Albufeira, Beja, Nazaré, Chamusca, Sobral de Monte Agraço, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Alcácer do Sal, Salvaterra de Magos, Caldas da Rainha, Moita, entre outras.

Para a implementação do 'Cartão Aficionado', a Prótoiro contou com a parceria da Loyty, empresa portuguesa especializada em sistemas de fidelização.

Marcha da Mouraria, HOJE nos jardins e na arena do Campo Pequeno

A Marcha da Mouraria apresenta-se hoje no Campo Pequeno desfilando no Jardim fronteiro à Praça de Toiros às 21h15.

Pelas 21h30, dará entrada na arena onde voltará a exibir a coreografia que apresentou na Avenida da Liberdade, na noite de Santo António, e cuja temática, trajes e arcos, evocam os amores do Conde de Vimioso (cavaleiro tauromáquico) com a fadista Maria Severa, os quais tiveram por cenário a Rua do Capelão, na primeira metade do século XIX.

A Administração do Campo Pequeno homenageará a Marcha, no final da actuação, dando-se início à corrida "Concurso de Pegas", às 21h45.



Joaquim Bastinhas regressa já este sábado!

Joaquim Bastinhas regressa às arenas ao fim de quase 3 anos
Primeira corrida do cavaleiro após acidente em 2015 marcada para sábado no coliseu figueirense, na Figueira da Foz
O mestre Joaquim Bastinhas, um dos mais aclamados cavaleiros tauromáquicos de Portugal, está de regresso às arenas após o acidente que sofreu em setembro de 2015. O reencontro com os aficionados está marcado para as 22h00 deste sábado, no Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz.
Esta é a primeira de um conjunto selecionado de oito importantes corridas que vai realizar até ao final da presente temporada. Na Figueira da Foz tudo está a ser feito para que este seja um dos mais marcantes momentos da tauromaquia portuguesa em 2018.
Ao fim de quase três anos, durante os quais se submeteu a duas importantes cirurgias, para recuperar do grave acidente ocorrido em setembro de 2015, Joaquim Bastinhas, protagoniza um dos mais aguardados regressos de que há memória.
O laureado cavaleiro é a principal figura de um cartaz de luxo, que está a entusiasmar aficionados de Norte a Sul do País. Com ele, além do filho Marco Bastinhas, vão estar em praça João Moura, Rui Salvador, Marcelo Mendes e David Gomes.

Na corrida vão participar os grupos de forcados amadores de Tomar, Chamusca e Monforte. Os touros são da ganadaria Higino Soveral

Toiros Vinhas na Idanha a Nova a 14 de Agosto

A prestigiada Ganadaria Vinhas lidará seis mágnificos exemplares em Idanha a Nova dia 14 de Agosto, terça feira 22 Horas ( Véspera de Feriado Nacional) e que serão pegados pelos Forcados de Santarém e Alter do Chão. Aqui fica o numero 8 um toiro bem no tipo do encaste de Santa Coloma

Palavras certas de Enrique Ponce

...cada uno es libre de hacer lo que quiera con su carrera. Yo, al menos de momento, no lo contemplo. Yo toreo donde crea que tenga que torear y como crea que deba de hacerlo, de acuerdo, pero procuro estar en las ferias y dar la cara; no obstante, insisto: no critico lo otro. Es más, ni siquiera me paro a pensar en ello. Yo llevo mi camino, vivo mi presente y estoy tan metido en él que hasta me cuesta recordar dónde voy a torear o lo que he hecho esta misma temporada. Eso lleva pasándome desde hace algún tiempo…

Nuno Casquinha indulta toiro!

O Matador Nuno Casquinha que recentemente triunfou em Vila Franca frente a toiros Palha voltou a estar enorme frente a toiros da Ganadaria de San Alejandro na localidade de Lachaqui no Peru indultando um toiro e cortando orelhas e rabo simbólicos. Mais uma grande tarde de Casquinha que estará no Campo Pequeno a 2 de Agosto numa corrida em que todos deverão ir apoiar os Matadores portugueses! 

Cartaz da Corrida Mista de dia 2 de Agosto no Campo Pequeno


Sensacional Corrida Mista

A mulher afirma-se cada vez mais como interveniente directa na festa de toiros. Longe vão os tempos em que o seu papel se limitava ao apoio ao toureiro, fosse em família ou nas bancadas da praça. Hoje em dia a mulher discute de igual para igual com o homem os lugares cimeiros da tauromaquia, com ele competindo em pé de igualdade. Nesta corrida as duas primeiras cavaleiras portuguesas de alternativa estarão em praça, numa competição inimaginável ainda há não muitos anos, através de Sónia Matias e Ana Batista.  Na lide a pé, os matadores que lutam por um lugar de destaque no mundo do toureio: António João Ferreira e Nuno Casquinha. Pegam os forcados Amadores das Caldas da Rainha  e lidam-se toiros de São Torcato.

Luís Rouxinol declarações sobre a corrida da próxima quinta-feira no Campo Pequeno

Luís Rouxinol: "Tourear no Campo Pequeno é sempre um aliciante"

O cavaleiro Luís Rouxinol é um dos grandes nomes do toureio a cavalo da transição do século XX para o século XXI. Tem 31 anos de Alternativa (Santarém 10 de Junho de 1987), mas a sua apresentação ao público ocorreu com apenas 9 anos de idade, na Praça de Toiros de Paio Pires.

Herdeiro do sonho de seu pai, Alfredo Vicente que era ser cavaleiro tauromáquico, Luís Rouxinol transmitiu a sua realidade ao filho Luís Rouxinol Júnior, a 20 de Julho de 2017, quando lhe concedeu a alternativa, no Campo Pequeno.

Na próxima quinta-feira, 19 de Julho, Luís Rouxinol regressa ao Campo Pequeno, alternando com Filipe Gonçalves e Francisco Palha, ante um curro da ganadaria Pinto Barreiros, na corrida "Concurso de Pegas" que este ano reúne em competição os grupos de forcados Amadores do Ribatejo, Chamusca e Cascais.

Três questões breves a Luís Rouxinol:

1-Que balanço faz da primeira metade desta temporada?

O que vai da temporada de 2018 tem sido de sobremaneira positivo para mim, pois toureei corridas importantes e lidei toiros importantes. Corridas duras, sem dúvida, mas no fim de contas, fico com uma sensação de dever cumprido, já que dei a volta às situações e considero que estive bem. A este propósito destaco duas corridas: A do "Colete Encarnado", em Vila Franca, com um toiro Palha, daqueles para aficionados a sério. Foi um toiro duro e exigente, mas que me proporcionou momentos de toureio muito bons e que o público soube entender e valorizar. A outra foi a deste Domingo, em Moura, com um curro de Veiga Teixeira, duro e difícil. O público sentiu isso e voltou a estar comigo. Espero que seja assim até ao final da temporada.

2-Como encara a sua vinda ao Campo Pequeno, na próxima quinta-feira?

É sempre um grande aliciante e um grande desafio vir tourear ao Campo Pequeno, praça que tem enorme significado para todos os aficionados e para todos os toureiros, como tem para mim em especial. É uma praça que está associada a grandes momentos da minha carreia. Daqui já saí em ombros e foi também aqui que concretizei um dos maiores sonhos que um "pai toureiro" pode ter em relação a um filho, ou seja, vir à primeira praça do país conceder-lhe a alternativa. Tal aconteceu há um ano. Celebrar esta efeméride é outro aliciante para a minha actuação de quinta-feira. E, claro, uma outra: contem comigo para dar tudo por tudo e ser o triunfador da corrida pois, para desafios frente ao toiro…podem sempre contar comigo.

3-Quais são as suas expectativas quanto ao curro de Pinto Barreiros?

Toiros do tipo dos Pinto Barreiros são daqueles que trazem emoção e fazem falta à festa, pois são toiros que, pelo seu encaste, transmitem muito ao público. Já vi as fotos e está um curro imponente, com um trapio excepcional. Uma corrida para aficionados, com um cartel com vários aliciantes. Bom montado, em resumo.

A Marcha da Mouraria 2018, quinta-feira no Campo Pequeno




A Marcha da Mouraria, que no desfile da Avenida da Liberdade tão genuína e vibrantemente contou a história dos amores do toureio (Conde de Vimioso, cavaleiro afamado da segunda metade do século XIX) e da fadista (Maria Severa Onofriana), apresenta-se esta quinta-feira, no Campo Pequeno.

É essa “Mouraria fadista, muito presumida, muito requebrada” como cantava Amália na velhinha marcha da Mouraria, que virá à primeira praça de toiros do país, “com seu todo gaudério e ar de mistério de moura encantada”, dar cor e brilho a uma grande noite de toiros.

Mas a sua presença no Campo Pequeno tem ainda outro significado, na medida em que representa uma homenagem da empresa a uma marcha que, sem complexos, honra o seu passado e não renega nem reescreve a história do seu bairro, onde os amores do Vimioso e da Severa ainda hoje são cantados.

São estes os versos cantados na noite de Santo António e que a Mouraria traz Campo Pequeno:

O TOUREIRO E A FADISTA

Conta uma lenda velhinha
Que vinha sempre à noitinha
Passear à Mouraria
O mais famoso toureiro
Do nosso país inteiro
E que aqui se divertia

Vinha ouvir cantar o fado
Que era bem do seu agrado
Até que se apaixonou
Por uma bela fadista
Que tinha raça de artista
E um dia, assim lhe cantou:

REFRÃO

Olé, olé, olé
Vê-lo aqui, ninguém diria
Olé, olé, Olé
Mas bem-vindo à Mouraria
Olé, Olé, Olé
O meu canto que lhe agrada
Olé, Olé, Olé
Fala de Fado e Tourada

II

Os olhos da rapariga
Que o levou nessa cantiga
Incendiaram desejos
Nesses dois apaixonados
Que entre touradas e fados
Trocaram milhares de beijos

Era tão grande esse amor
Que o nobre toureador
Na Mouraria ficou
Por amar tanto a fadista
Não a quis perder de vista
E nunca mais toureou.

Não perca pois esta oportunidade de estar com a Marcha da Mouraria e assistir à tradicional corrida “Concurso de Pegas” na qual os grupos de forcados amadores do Ribatejo, Chamusca e Cascais disputam o prémio para a melhor pega de caras, ante um imponente curro de Pinto Barreiros, que será lidado pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha

Protoiro entranha silêncio do Ministério da Cultura...

Ministério da Cultura em silêncio após ataques à tauromaquia

Ministro tem de explicar o que vai fazer para travar investidas contra uma atividade cultural protegida por Lei

PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia aguarda que o Ministério da Cultura quebre o silêncio face aos ataques que a tauromaquia em Portugal está a ser alvo, quer por via de iniciativas parlamentares quer por via do poder local. Já foi pedida, inclusive, uma audiência urgente com o ministro Luís Castro Mendes para debater o assunto.

Sendo a tauromaquia uma atividade tutelada pelo Ministério da Cultura, protegida pela legislação - Decreto-Lei nº 89/2014; Decreto-Lei nº 23/2014; Artigos 43º, 73º e 78º da Constituição da República Portuguesa -, é inadmissível que o Governo ainda não se tenha pronunciado sobre estas tentativas de proibições culturais, indignas de um estado democrático, e esteja a fechar os olhos a atitudes ilegais do Poder Local que violam direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. 

Após as tentativas frustradas de PAN, BE e PEV de proibirem a tauromaquia em Portugal, da decisão da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim de também proibir as touradas no concelho, da recomendação do PAN à Câmara Municipal de Lisboa de acabar com as corridas no Campo Pequeno, está na hora de o Ministério da Cultura dizer o que pretende fazer a estas violações à cultura portuguesa.

“Se a própria lei reconhece que a Tauromaquia é cultura, é então obrigação do Estado promover e assegurar o acesso dos seus cidadãos à Tauromaquia. Qualquer decisão tomada no sentido de limitar ou proibir o acesso a um espetáculo cultural é inconstitucional”, defende Hélder Milheiro, presidente da PróToiro, recordando as decisões do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

Face ao resultado da votação da última Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, a PróToiro vai avançar com todos os meios legais contra a autarquia, contra o autarca e contra todos os que se associaram a este ataque vil à liberdade dos espetáculos culturais no concelho.
###
LEGISLAÇÃO
- O nº 2, do artigo 3º da Lei 92/95: “As touradas são autorizadas nos termos regulamentados”.
O Decreto-Lei nº 89/2014, que aprova o Regulamento do Espetáculo Tauromáquico, define que a “tauromaquia é, nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa”.
- O Decreto-Lei nº 23/2014, que aprova o regime de funcionamento dos espetáculos de natureza artística, protege a realização de touradas: “Integram o conceito de espetáculos de natureza artística, nomeadamente, as representações ou atuações nas áreas do teatro, da música, da dança, do circo, da tauromaquia e de cruzamento artístico”.
A Constituição da República Portuguesa é clara. Refere o nº2 do artigo 43º da CRP: “O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas”. O nº 1 do artigo 73º: “Todos têm direito à educação e à cultura”. E os nºs 1 e 2 do artigo 78º: “Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural” e “Incube ao Estado (…) Promover a salvaguarda e a valorização do património cultural, tornando-o elemento vivificador da identidade cultural comum”.
- Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça - proferido em 15/03/2007, no âmbito do processo n.o 06B4413 (in www.dgsi.pt), afirmou que “A verdade é que se trata de uma actividade que faz parte dos nossos valores culturais, tal como a tourada, a caça nas diversas modalidades e a pesca desportiva, mesmo que não se pratiquem em alguns países da Europa. (...) De qualquer modo, como atrás se deixou dito, a Constituição Portuguesa impõe a protecção do património cultural. As touradas (...) fazem parte dos costumes ancestrais. São valores que devem ser respeitados e mantidos até que o povo assim o entenda”.

- Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (Despacho de 10/08/2012 da Unidade Orgânica 1 no âmbito do Processo n.o 1350/12.9BEBRG), também deixou claro que “(...) a tauromaquia, goste-se ou não, é uma manifestação cultural, como o teatro, a música, o circo, etc. (...)”

Pablo Hermoso de Mendoza conquita Centauro de Ouro

Mais uma vez Pablo Hermoso de Mendoza conquistou o apetecido Troféu para a Melhor Lide em Les Saints Marie de la Mer desta vez actuando com Andres Romero ( uma orelha ) e com o seu filho Guillermo Hermoso de Mendoza ( ovação e palmas) tendo duas grandes actuações cortando duas orelhas no seu segundo toiro depois de ter sido ovacionado no seu primeiro. Lidaram-se toiros e novilhos de Fermin Bohorquez.




S. Cristovão: Noite triunfal

Realizou-se ontem à noite a Tradicional Corrida de Toiros das Festas de S. Cristovão e embora façamos na próxima edição do Olé! a critica/crónica detalhada aqui ficam alguns momentos de uma corrida triunfal em que os toiros de Oliveira Irmãos saíram encastados e a exigir dos Toureiros como deve ser apanágio dos toiros de lide. Dois toiros de 5 anos e dois de 4 bem apresentados e , na minha opinião, a saírem bem com raça e casta sendo de realçar o primeiro da corrida que foi bravo e nunca se acabou até ao fim da lide.
Bem Luís Rouxinol Pai e filho e a surpresa veio de António Telles Filho que mostou uma evolução enorme tendo uma classe, uma graça e uma toreria inatas! Temos Cavaleiro e dos que podem marcar época! TUDO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO SEMANÁRIO OLÉ!
 Luís Rouxinol em grande plano
 Luis Rouxinol Filho triunfal
 António Telles Filho com uma classe fabulosa
 Um desplante de arte!
 Com presente e muito futuro
Amadores de Montemor com três excelentes Pegas e Amadores de Évora