Parreirita Cigano com Francisco Lorenzo de Apoderado em Espanha e França

O
Cavaleiro Parreirita Cigano chegou a acordo com o conhecido Apoderado espanhol Francisco Jose Lorenzo de Palência para o apoderar por tempo indeterminado. As conversações começaram em Arzacq na corrida de estreia do Cavaleiro em corridas de rojões e finalizado esta semana no Cartaxo.
Francisco Jose Lorenzo que também apodera o Novilheiro Emilio Silvera será apoderado em Espanha e França onde esperam fazer cerca de 15 corridas.
Em Portugal Parreirita é apoderado por Ludgero Gouveia.A sua estreia nesta temporada será dia 1 de Maio no Cartaxo.

Entrevista a Diogo Marcelino


Diogo Marcelino responsável pelo Faenas TV, deu uma entrevista a Gonçalo Henriques onde fala dos 10 anos de jornalismo e não só... Uma entrevista atual e cheia de aficion. A não perder.

Para ler em:  http://www.faenas.tv/noticias/entrevista-a-diogo-marcelino-a-tauromaquia-e-a-melhor-metafora-da-vida/?fbclid=IwAR3uGH5L17tsDlzq4iBQjntEhqt0KMCon9H2AOUeIhjKDTZhcmb7rIpGhGo 

Histórico! João Telles em solitário com 6 toiros, Coruche 2 de Junho

Será apresentado no próximo dia 5 de Abril , sexta-feira , pelas 18,30 no Museu Municipal de Coruche, o cartel da Corrida da Ficor a realizar no dia 2 de Junho. Também nessa altura será apresentada a Ficor 2019 e às 20 horas Apresentação da Quadra de João Ribeiro Telles.

Domingo todos a Vila Franca

É já no próximo domingo o Festival Taurino de Homenagem ao insigne Bandarilheiro David Antunes. Um cartel de luxo que tem como um dos atractivos a estreia de Marcos Bastinhas na Palha Blanco tendo sido convidado por David Antunes e aceitando de imediato pelo respeito que tem por este Toureiro e também pela aficion de Vila Franca e alternando com Rouxinol Pai e Filho. Outro bastante esperado é também a oportunidade de se voltar a ver tourear o Maestro Vitor Mendes, sempre em forma e alternando com Manuel Escribano e Manuel Dias Gomes.
Aqui fica o cartaz recheado de atractivos para todos os gostos e com preços para todas as bolsas. E a receita é a favor da Escola de Toureio José Falcão!!

Amanhã em Alcochete: ainda há bilhetes!!

Para o Festival Taurino de amanã em Alcochete de Homenagem a Fernando Quintela ainda há bilhetes. Uma tarde a não perder com um cartel de Figuras

Amanhã no Montijo Vem Tourear


Concurso vem Tourear dia 7 em Alter do Chão


Chamusca Capital da Aficion 2019

Chamusca afirma-se como a “Capital da Afición” em 2019
com a comemoração do Centenário da Praça de Toiros


A Comissão de Comemoração do Centenário da Praça de Toiros da Chamusca apresentou esta quarta-feira, dia 27 de março, o Programa Oficial das comemorações, que inclui diversos espetáculos taurinos (quatro toiradas e um Festival Taurino com toureio a pé e a cavalo), exposições, lançamento de livros, colóquios, workshops, festival de bandas, o Congresso Internacional de Tauromaquia, projeção de filmes, e o Festival de Encerramento.


A Chamusca afirma-se em 2019 como a Capital da Afición, ano em que se comemoram os 100 anos da Praça de Toiros e o concelho organiza e acolhe um vasto programa de eventos tauromáquicos. Na apresentação oficial do programa, que aconteceu no dia 27 de março, no Miradouro de Nossa Senhora do Pranto, o Presidente da Câmara da Chamusca afirmou: “Estamos na Chamusca, o coração do Ribatejo, mas este ano nós somos Chamusca Capital da Afición 2019”.

O programa das comemorações, que agrega várias iniciativas de entidades diferentes, é coordenado pela Comissão de Honra de Comemoração dos 100 anos da Praça de Toiros, liderada pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, proprietária da praça. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Nuno Castelão, enalteceu e agradeceu o “trabalho imenso” da autarquia na elaboração do programa e frisou que o Município foi “o elo aglutinador de todas estas vontades” e o Presidente “uma das pessoas mais influentes para este programa”.


Festival Taurino
As comemorações arrancam oficialmente no dia 6 de abril com uma grande jornada de tauromaquia. De manhã realiza-se a etapa da Chamusca do II Concurso de Toureio de Salão “Vem Tourear”, pelas 09h30, no Largo Vasco da Gama. À tarde, pelas 14h30, é inaugurada a exposição de cartazes taurinos “100 anos em Cartaz”.
Às 16h00, a Praça de Toiros da Chamusca recebe o primeiro grande espetáculo tauromáquico da época, o Festival Taurino de Beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, que vai trazer os matadores espanhóis Francisco Rivera Ordóñez “Paquirri”, Morante de la Puebla, Manuel Jesús “El Cid”, e ainda o português Vasco Veiga.
No toureio a cavalo vão estar quatro cavaleiros de renome, pais e filhos, a lidarem em dupla, dois toiros: António Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles (filho); João Salgueiro e João Salgueiro da Costa. Nas pegas vão estar os dois grupos da Chamusca: os Forcados Amadores da Chamusca, que completam este ano o 45º aniversário, e os Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, que completam o 35º aniversário.
Os seis novilhos e toiros a ser lidados são gentilmente cedidos pelos ganadeiros David Ribeiro Telles, Rosa Rodrigues, Manuel Veiga, Manuel Assunção Coimbra e Calejo Pires.

Programa cultural
O programa de comemorações prossegue no dia 20 de abril, com a apresentação do livro “A Inglesa e o Marialva”, da autoria de Clara Macedo de Cabral, uma organização do Município da Chamusca, que tem lugar às 16h00 no Edifício São Francisco.

No dia 25 de maio, às 17h00 decorre uma sessão de escultura ao vivo no Largo 25 de Abril e na Praça de Toiros da Chamusca com a construção em tempo real de uma peça de arte em barro, que será inaugurada no dia 3 de agosto, junto à Praça. Todos os interessados estão convidados a participarem na modelagem da peça.

Ainda no dia 25 e no dia 26 de maio, realiza-se uma ação de divulgação sobre a criação e vivência dos toiros, designada “Diálogos: o touro como novo paradigma da reconversão sociocultural”, com início às 09h4, na Praça de Toiros.

No dia 29 de maio, decorre um workshop taurino, no Páteo Ascensão, iniciativa integrada no programa da Semana da Ascensão.

Em julho, decorre um festival de bandas e um concurso ao som de passedobles.

No dia 18 de julho, é inaugurada, às 16h00, a exposição de obras de pintura e escultura intitulada “Entre o campo e o atelier”, da autoria dos mestres Manuel e Rui Fernandes, na Galeria Municipal da Chamusca.

No dia 3 de agosto, data oficial do Centenário da Praça de Toiros, é inaugurada a escultura “O Toiro”, da autoria de Rui Fernandes, às 21h00.

Nos dias 7 e 8 de setembro, o cinema dedicado à tauromaquia é exibido no Cineteatro da Chamusca.
Em novembro, o Secretário Geral da Protoiro, Hélder Milheiro, dá uma aula sobre a História da Tauromaquia em data e localização a definir. Também em novembro, vai estar patente uma exposição de fotografias “Um ano em fotos”, que é resultado do concurso de fotografias que será lançado para premiar as melhores imagens alusivas aos eventos do programa do Centenário.

As comemorações encerram em dezembro, com um Festival que terá lugar no Cineteatro da Chamusca, com a entrega dos prémios do concurso de fotografias.


Congresso Internacional de Tauromaquia

A Chamusca vai ser também palco do Congresso Internacional de Tauromaquia, nos dias 11, 12 e 13 de julho, repartido pelos espaços do Edifício de São Francisco, Cineteatro e em atividades de campo. O tema é “Cultura e a natureza, a Vida e a morte e a democracia cultural e a liberdade”.


Quatro grandes cartéis em toiradas de centenário

Em grande destaque neste ano cheio de tauromaquia, a Praça veste-se de gala para receber 4 grandes corridas de toiros.

Após o Festival Taurino de 6 de abril, a primeira corrida de toiros acontece no dia 30 de maio, Quinta-Feira de Ascensão, às 17h00. É uma corrida mista, com os cavaleiros Luís Rouxinol e Francisco Palha, e os matadores António João Ferreira (Tójó) e Casquinha. Os forcados são os Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca e os toiros em praça os da Ganadaria Manuel Veiga. Esta é uma corrida de homenagem a Norberto Pedroso, aficionado, ganadero e benemérito, assim como de tributo à Ganadaria Manuel Veiga que, em 2019, assinala os seus 50 anos.

No dia 1 de junho, realiza-se a segunda corrida de toiros da Ascensão, com homenagem a Manuel José Moedas, último mesário da Santa Casa, responsável pela Praça de Toiros, e recentemente falecido. Os cavaleiros em praça vão ser João Moura Junior, Salgueiro da Costa e Duarte Pinto. Pegam de novo os forcados do concelho, Aposento da Chamusca, e os Amadores de Santarém. Os toiros são da Ganadaria Passanha e neste dia é prestada homenagem ao Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca que assinalam os 35 anos de existência.

A grande Corrida do Centenário, que se realiza no dia 3 de agosto, data oficial de inauguração da atual Praça de Toiros, é também o momento de homenagem a Alberto Empis, grande impulsionador da construção da Praça. O cartel da corrida é composto por João Moura, António Telles e Rui Salvador. Pegam os Forcados Amadores da Chamusca, Aposento da Chamusca e Amadores de Lisboa. Há concurso de ganadarias.

A 28 de setembro, realiza-se a quarta corrida de toiros da temporada na Chamusca, no âmbito do evento Eh! Toiro. É às 17h00 e assinala os 45 anos do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca. O cartel é composto pelos cavaleiros Rui Fernandes, João Telles e Miguel Moura. Pega em solitário o grupo homenageado da tarde, os Forcados Amadores da Chamusca. Os toiros são de Manuel Assunção Coimbra.

No âmbito dos espetáculos taurinos, há ainda a destacar a Final do Circuito Nacional de Recortadores, no dia 5 de outubro.



Alvaro Domecq volta à Escola de Jerez



Mais de duas dépois da sua precipitada saída da Real Escuela  de Arte Equestre que criou em 1973, Alvaro Domecq Romero volta como Director Técnico
Honorífico para dar a volta a uma importante instituição que se encontra numa fase de stand by. A Fundação pertence ao Conselho de Turismo .
O regresso de Alvaro Domeq um homem bem conhecido no mundo equestre como uma pessoa séria, vertical, constante e de um enorme profissionalismo veio trazer novas esperanças à Real Escuela para voltar aos tempos aureos em que Alvaro Domecq a dirigiu. Alvarito como é conhecido no meio equestre e tauromáquico sempre manifestou publicamente o desejo de voltar à sua Escola e já há duas semanas que frequenta as instalações e notam-se já as mudanças e as melhorias por si impostas.
Brevemente verá uma reportagem feita no Olé! num agradável convivio em Jerez.




.
La vuelta de Don Álvaro o Alvarito, como muchas personas le conocen dentro de la ciudad y sobre todo del mundo del caballo, ha levantado expectación en el seno de esta institución, forjada y desarrollada por él desde 1973, de hecho, según fuentes consultadas por este Diario, su trabajo, marcado siempre por la seriedad y la constancia profesional, ya se ha hecho notar entre el personal de la Real Escuela, llegando a primera hora de la mañana y marcando determinadas directrices, siempre desde el aspecto técnico.
Desde su salida en 1996, Álvaro Domecq Romero siempre ha reconocido públicamente su deseo de volver al Recreo de las Cadenas cada vez que se le ha preguntado por ello. Desde la lejanía siempre se ha mantenido al tanto de todo lo que acontecía en dicha institución, cuya línea, tal y como ha confesado más de una vez, no coincidía con su punto de vista. “Cuando yo estaba en la Escuela había cuarenta trabajadores; ahora creo que hay ciento cuarenta”, aludía en 2010 tras preguntársele por la situación financiera de la institución.
En el año 2000, en una entrevista publicada en este Diario el 17 de diciembre, el jinete admitía sobre la posibilidad de volver algún día que: “Hombre, ¿por qué no? Si eso ha sido y es mi vida, he nacido a base de un trabajo agotador. Tenga en cuenta que alquilé una carpa en Jerez que duró diez años; que llegué hasta el extranjero llevando a los caballos de la Escuela a sitios donde no han llegado los demás”.
La misma opinión la expresaba dos años después, tras la celebración de los Juegos Ecuestres Mundiales en Jerez. “Espero que los políticos cambien de manera de pensar, porque yo siempre estaré pendiente de volver”, afirmaba en una entrevista publicada en Diario de Jerez el 3 de noviembre de 2002.
Del mismo modo, siempre ha criticado las directrices que se estaban siguiendo en la Real Escuela desde su salida. “Las tengo escrita en la pared de mi picadero para que no se me olvide. Hay una que dice: En equitación, si hace algo mal, páralo y comienza de nuevo. Yo creo que la Escuela debe reflexionar, ver mi época y verla que hay ahora, y parar, porque hay cosas que no pueden seguir así”, decía en 2002.
La posibilidad de regresar a la institución ha estado siempre presente, pero nunca se ha llegado a consumar. La última ocasión en la que su nombre volvió a sonar con fuerza sucedió en 2010, coincidiendo con la crisis económica que afectó a la Fundación, una posibilidad, no obstante, que se descartó tajantemente por parte de la Junta.
Curiosamente, en aquella ocasión, Álvaro Domecq reconoció su predisposición a regresar, eso sí, expresando una serie de condicionantes, entre ellos, el de ocupar su anterior posición como director técnico. “Yo no voy a discutir por una cuestión económica, ahora, si yo vuelvo tendría que ser como antes…”, explicó en otro artículo
La vuelta de ‘Alvarito’ coincide con el regreso de otra institución dentro del caballo en la Escuela Española de Equitación de Viena, el austríaco Johann Riegler, que ha sido contratado también como director técnico. Riegler está considerado como uno de los mejores entrenadores de Doma Clásica a nivel mundialcadas depois da sua precipitada saída da

Paula Hermoso de Mendoza triunfa na Dressage

Paula Hermoso de Mendoza filha de Pablo Hermoso e irmã gemea de Guillermo ganhou a sua primeira prova de Dressage montada no Alquimista um cavalo de toureio de seu Pai e com o ferro da Casa Dinástica Hermoso de Mendoza. Paulo competio na categoria de Jovens Cavaleiros na Hipica LasCadenas em Madrid e na sua segunda prova ser vencedora foi já um enorme feito nesta dificil disciplina olimpica.
Aqui fica um texto que espelha bem o caminho da Dinastia tanto no Toureio como na Dressage e aquilo que pretendem nos seus cavalos e o que os distingue dos outros:
 Una de las máximas del jinete navarro siempre ha sido que la doma clásica es el fundamento y la base de cualquier disciplina ecuestre y el rejoneo no es una excepción. Precisamente lo que siempre han destacado de Hermoso de Mendoza es el grado de preparación y la forma en que los caballos acometen al toro. Relajados, sin brusquedades, derechos y siempre compuestos y es por que el nivel de doma y por lo tanto de confianza con su jinete, es máximo.
...

Amadores de Coruche criam "Bilhete de Sócio"

O Grupo de Forcados Amadores de Coruche criaram um "Bilhete de Sócio para que quem seja associado da Associação do Grupo possa acompanhá-los em todas as Corridas em que actuem e desta forma agradecer a todos os sócios que vibram e sofrem connosco em cada corrida, com especial enfoque naqueles que o fazem há mais anos. Esperamos também que este seja um incentivo para que mais aficionados se tornem sócios do GFA de Coruche juntando-se assim aos mais de 500 sócios actuais".
Bilhete de Época para sócios do GFA de Coruche estará disponível em três versões que diferem no valor de aquisição do mesmo, consoante a antiguidade do sócio:
Gratuito para sócios com mais de 10 anos de antiguidade e com as quotas regularizadas
(quota 2019 inclusive).
100 euros para sócios com 5 a 10 anos de antiguidade (aceitação como sócio: 2010 a 2015)
150 euros para sócios com menos de 5 anos de antiguidade (aceitação como sócio: 2016 e
seguintes).

Aposento da Chamusca volta ao México

O Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca foi mais uma vez solicitado para pegar no México desta vez na Praça Conchita Cintron em Atizapan de Zaragoza. Este valoroso Grupo que tem alcançado inumeros êxitos naquele país é bastante solicitado por empresários locais pela sua forma de estar dentro e fora da praça demonstrando todo o carácter, personalidade, educação e grande me´rito em pegar toiros. Vâo actuar no próximo dia 30, sábado, com Pablo e Guillermo Hermoso de Mendoza , Cuauhtémoc Ayala, Fauro Aloi e os Forcados de Mazatlán com toiros de La Guadalupana.

ÁVINHO 2019 – com HMB e Quim Barreiros 12, 13 e 14 de abril – “Festa do Vinho e das Adegas” em Aveiras de Cima (Azambuja)


ÁVINHO 2019 – com HMB e Quim Barreiros
12, 13 e 14 de abril – “Festa do Vinho e das Adegas” em Aveiras de Cima (Azambuja)

É já nos dias 12, 13 e 14 de abril que que se realiza mais uma ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja. O evento, sempre em meados de abril, é já uma tradição em toda a região e afirma-se como a festa do vinho mais castiça do país. A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. 
A décima quinta edição da ÁVINHO, que irá celebrar os excelentes néctares da colheita 2018, prossegue a aposta na renovada imagem gráfica, refrescando o conceito da iniciativa e projetando-a para a captação de novos públicos. Em complemento das adegas, onde os produtores locais abrem as portas a todo o público, a ÁVINHO 2019 receberá os visitantes com stands modernos e acolhedores onde não faltarão deliciosos doces e petiscos, ao longo das ruas do evento.
Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos da dezena e meia de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz o cantor popular Quim Barreiros, na sexta-feira às 24h00, e o grupo HMB, no sábado também à meia-noite. Refira-se que, devido a uma intervenção cirúrgica, a cantora Rosinha, anunciada para o primeiro dia do evento, ficou impossibilitada de realizar esse concerto. Assim, dia 12 na Ávinho 2019 atuará o artista Quim Barreiros.
Além da constante animação com bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na sexta à noite, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

O programa do evento terá início, no dia 12, na Biblioteca Municipal Grandella que abrirá as portas da sua galeria, às 16h30, com a exposição “Art’ e Vinho”, composta por escultura ambiental de Ana Paula Amadeu e vídeo de Beatriz Cachulo. O arranque oficial da Ávinho terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na cerimónia de inauguração será feito, em primeira mão, o anúncio dos vencedores do 37º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Na visita inaugural às ruas da ÁVINHO, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho. O serão começa com o fado amador nas adegas, a partir das 21h00, e prossegue com a atuação do consagrado artista popular Quim Barreiros, no Palco da República à meia-noite. A partir da uma e meia, as madrugadas de sexta-sábado e de sábado-domingo serão preenchidas com a música de vários DJs.

No sábado, a Associação Resgate TT associa-se à festa com um passeio de todo-o-terreno (informações pelo 912 454 822). Às 16h00, as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos grupos folclóricos do concelho de Azambuja. A partir das 18h00, o grupo Cantares de Sempre de Aveiras de Cima e mais três bandinhas continuarão a animar todo o espaço público do evento até à meia-noite, hora em que o popular grupo musical HMB sobe ao Palco da República, certamente, para um grande concerto!

No último dia, domingo, as portas das adegas reabrem-se às três da tarde para novas provas. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação etnográfica sobre o quotidiano de outros tempos intitulada “Dia das Sortes”, com a participação dos ranchos folclóricos das Casas do Povo de Aveiras de Cima e de Alcoentre, dos Camponeses de Vale do Brejo e o Danças e Cantares de Vale do Paraíso. Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima quinta edição da ÁVINHO.

Não faltam, assim, motivos para visitar Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho”, terra de grandes tradições vitivinícolas.
No fim de semana 12, 13 e 14 de Abril de 2019, “ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas”. A não perder!



o cartaz do Cartaxo Tradicional Corrida do Tomate a 1 de Maio


A não perder: Festa do 2º Aniversário do site Tauronews


Abonos de Vila Franca apresentados a 2 de Abril


Toiros a sério dia 26 de Maio na Feira de Maio na Moita


Noite de Fados dos Forcados de Arronches


Chamusca: Centenário da Praça com cartéis fabulosos!



A Praça de Toiros da Chamusca cumpre este ano o seu Centésimo Aniversaário no dia 3 de Agosto. Por esta Praça e por aquela aficionada vila alentejana têm passado as maiores Figuras do Toureio ao longo de 100 anos! O Coração do Ribatejo é sem duvida uma das importantes vilas taurinas do nosso país e a provar estão os cartéis de cinco espectáculos que hoje foram apresentados ao publico e que aqui publicamos não antes sem dar uma palavra de apreço ao Ex.º Sr. Presidente do Municipio da Chamusca Paulo Queimado que percebeu a importância da Tauromaquia para o seu concelho e para a região e tem trazido as mais diversas iniciativas de índole tauromáquica à sua Chamusca dignificando e tornado-a num local desejado por todos os aficionados e não só...

6 de Abril, sábado Festival Taurino de Figuras
Cavaleiros: António Telles e António Telles filho e João Salgueiro e João Salgueiro da Costa
Matadores: Paquirri, Morante de lá Puebla, El Cid e o Novilheiro Vasco Veiga
Forcados: Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca 
Novilhos: Diversas ganadarias
Feira Taurina da Ascensão
30 de Maio - Tradicional Corrida Mista da quinta-feira da Ascensão
Cavaleiros: Luís Rouxinol e Francisco Palha
Matadores: António João Ferreira e Nuno Casquinha
Forcados: Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca 
Toiros: Manuel Veiga
1 de Junho, sábado 22 horas 
Cavaleiros: João Moura Jr.,  Duarte Pinto e Salgueiro da Costa
Forcados : Amadores de Santarém e Aposento da Chamusca
Touros: Passanha
3 de Agosto sábado 22 horas- Corrida do Centenário
Cavaleiros : João Moura, António Telles e Rui Salvador
Forcados: Amadores de Lisboa, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca
Touros: Concurso de Ganadarias
28 de Setembro Tradicional  Corrida da EH TOIRO
Cavaleiros: Rui Fernandes, João Telles e Miguel Moura
Forcados: Amadores da Chamusca em solitário 
Touros: Manuel Assunção Coimbra

Paio Pires com Festival de Figuras a 7 de Abril. Marque na sua agenda


Chamusca: Festival de Luxo! Já comprou ou reservou? Não se atrase....


Alcochete próximo sábado a não perder!!


Faenas TV entrevista a David Antunes




No próximo domingo dia 31 de março, David Antunes despede-se das arenas em Vila Franca de Xira.
Antes disso, o Faenas TV foi falar com o bandarilheiro (e antigo novilheiro) vilafranquense para conhecer melhor a sua carreira.
Uma entrevista a não perder.



Cartaz da Corrida de 11 de maio no Montijo


Convite para Apresentação das Comemorações dos 100 anos da Praça da Chamusca


Exmos(as) Senhores(as)

É com muita honra que convidamos V. Exas para a apresentação do Programa da Comemoração dos 100 Anos da Praça de Toiros da Chamusca, propriedade da Santa Casa da Misericórdia desta Vila, que se realiza no próximo dia 27 (Quarta-Feira), pelas 18 horas, junto ao Miradouro da Senhora do Pranto na Chamusca.
Este momento, contará com a presença do Sr, Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Queimado e será aberto a toda a toda a população.
O Provedor 
Nuno Castelão

Dinastia Hermoso de Mendoza brevemente em Portugal !


Aposento da Chamusca vence Concurso de Cernelhas em Évora

A dupla Frederico Gomes de Abreu e João Saraiva do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca venceu o Concurso de Cernelhas do passado sábado em Évora na Gala do Moço de Forcado, Troféu José Zuzarte e Simão Comenda.
Foto: João Carrilho

A Magia do Toureio com Faenas TV


Diogo Marcelino, conhecido aficionado e grande obreiro da Faenas TV organiza na Praça de Touros de Arruda dos Vinhos no próximo dia 30 de Março mais uma Jornada de promoção e divulgação da Festa aos aficionados e a novos que queiram sentir a Magia do Toureio. Sentir o Capote , a Muleta e estar em Toureiro pelo menos um dia é o objectivo.
Inscreva-se já!


Merida, México: Pablo e Guillermo com uma orelha cada

Mias uma corrida de Praça cheia desta vez em Merida em que a Dinastia Hermoso de Mendozavoltou a triunfar: Pablo com volta e uma orelha e Guillermo com uma orelha. Alternanram na lide de toiros de diversas Ganadarias Gerardo Adame ( orelha e silêncio),e Luis Adame ( ovação e volta) .




Feria San Isidro 2019 os cartéis


Alcochete próximo sábado às 16 Horas a não perder!


Próximo Domingo dia 31 em Vila Franca de Xira


Guillermo Hermoso de Mendoza ontem em ombros

Guillermo Hermoso de Mendoza que tira a Alternativa a 5 de Maio na Feira de Sevilha voltou a triunfar no México desta cez em Calkini cortando duas orelhas e rabo no seu primeiro e uma orelha no seu segundo. Alternou com Ayala ( duas oreelhas e volta) e Andre Lagravere ( silencio e duas orelhas. Mais um bom triunfo do jovem Guillermo que dia a dia se afirma como grande lidador e que pisa os terrenos de verdade, seguindo o conceito de seu Pai mas que tem uma personalidade e carácter próprios.






Pablo triunfa em Toluca!

Pablo Hermoso de Mendoza continua imparável e inigualável na campanha mexicana. Desta vez em Toluca fente a toiros de diversas ganadarias cortou duas orelhas ao seu primeiro e escutou ovação no seu segundo tendo saído em ombros- Alternou com Marcos Bastida ( Divisão) , Joselito Adame ( ovação e duas orelhas), Diego Silveti ( duas orelhas e silêncio). A praça estava cheia e foi mais um dia em cheio para Pablo.


RUI BENTO EM CONFERÊNCIA NO CLUBE TAURINO DE BADAJOZ




O matador de toiros, apoderado e empresário português, Rui Bento Vasques, foi o orador do segundo painel de conferências da Semana Pacense do Clube Taurino de Badajoz, realizada esta terça-feira.
Rui Bento Vasques analisou a sua carreira nas arenas, falou sobre o seu relacionamento com a cidade de Badajoz e o seu projeto no Campo Pequeno.
Rui  teve por companheiros de mesa Mateo Giralt, presidente do Clube e Luis Sánchez.
Abordou também a sua  afinidade com Badajoz e a sua praça de touros, onde recebeu alternativa de matador dia 25 de junho de 1988, das mãos de José María Manzanares com o testemunho de Paco Ojeda. Referiu ainda a ligação da história da tauromaquia portuguesa à cidade de Badajoz.
O tema da gestão das Actividades Tauromáquicas da Praça do Campo Pequeno ocupou grande parte desta sua exposição, sempre com um argumento franco e honesto sobre a realidade e a necessidade do envolvimento de todos os intervenientes da festa para a evolução da tauromaquia.

Arraial Taurino na Ilha Terceira em Abril

Arraial Taurino vai Animar a Ilha Terceira no mês de Abril
Realiza-se, entre os dias 24 e 28 de Abril, o primeiro Arraial Taurino na ilha Terceira.
O evento, organizado pela Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Tertúlia Tauromáquica Praiense, decorrerá na Praça de Toiros da Ilha Terceira e nas suas imediações, em Angra do Heroísmo.
Durante cinco dias, o Arraial Taurino vai dinamizar diversas iniciativas que têm como intuito principal destacar a atual importância da tauromaquia na sociedade, do ponto de vista social, cultural e económico.
Este evento, que pretende dinamizar a ilha com uma festa verdadeiramente popular, conta com o importante apoio do Governo Regional dos Açores, dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e da Sociedade Tauromáquica Progresso Terceirense.
O programa do Arraial Taurino incluirá animação musical, a presença de expositores relacionados com a festa brava, tascas e muitas atividades taurinas, entre elas, espectáculos equestres, colóquios, demonstrações de toureio a cavalo, actuações de forcados, recortadores e capinhas, além da presença de toiros para curiosos, ao final da noite. Integra também o programa, a XIV edição do Ciclo de Tentas Comentadas.
Ao nível da animação musical, a organização adianta a participação de diversos agrupamentos, como os Ti-notas que irão atuar no dia 24, os FadoAlado, que irão lançar um concerto de fados alusivos à tauromaquia no dia 26. No feriado serão as filarmónicas com pasodobles, as responsáveis pela animação, no sábado proveniente do Alentejo, o grupo Sonido Andaluz vem à ilha Terceira, e o evento termina com cantoria regional.
A organização deixa, desde já, um convite a toda a população para assistir e participar nas diversas iniciativas do Arraial Taurino, mobilizando a comunidade e os intervenientes do sector para a Festa Brava.