Conde de la Maza elimina a sua Ganadaria

«Estoy cansado y no me apetece. Podría haberme quedado con algunas reses y lidiar de erales pero esto es imposible. Esto está como está. Los toreros quieren torear lo que quieren torear y los empresarios quieren comprar lo que quieren comprar»
disse Leopoldo de La Maza Ybarra proprietário da famosa Ganadaria de Moron de la Frontera.
A moda dos toiros fáceis que tira a emoção e o risco a muitas e muitas corridas de toiros faz com que muitos Ganaderos comecem a reduzir e a acabar mesmo com os seus efectivos.
Nos ultimos anos esta Ganadaria chegou a ser lidada em Setubal e em 2014, em Madrid, um sobrero desta ganadaria propiciou uma grande faena a  Pepe Moral.
Fonte: Del toro al infinito

Cavalos de Toureio Luso Arabes distinguidos na Golegã

Goya
Joselito
Associação do Cavalo de Raça Luso-Árabe distinguiu no passado dia 10 de Novembro  na Feira Nacional do Cavalo na Golegã, os seguintes cavalos luso-árabes;

O MELHOR CAVALO LUSO-ÁRABE DE 2108;

O cavalo GOYA de João Moura JR. do criador Saúl D`Almeida 

O MELHOR CAVALO REPRODUTOR DA RAÇA LUSO-ÀRABE;

O cavalo JOSELITO do criador Sociedade das Silveiras, do Exmo Senhor Manuel Braga 

Guillermo Hermoso de Mendoza Premio de Melhor Rejoneador

Guillermo Hermoso de Mendoza já pode estrear a sua vitrina de Troféus pois recebeu o seu primeiro Premio da sua ainda curta carreira. Recebeu-o em Herrera de Duero num jantar de gala organizado pelas Associação de Caballistas EL COMESO reconhecendo-o como o Melhor Rejoneador da Feira de Nossa Senhora de São Lourenço de Valladolid em que triunfou tendo alternado com seu Pai Pablo Hermoso de Mendoza e com Lea Vicens toureando toiros da Ganadaria Portuguesa de Herds de Rosa Rodrigues.

Campo Pequeno TV


ANTÓNIO BADAJOZ

António Badajoz uma autêntica lenda, felizmente viva, do nosso toureio, concedeu uma longa e interessante entrevista ao Campo Pequeno TV e já está disponível em duas partes.
Pelo seu passado, valor e sabedoria trata-se de uma entrevista imperdível.
Veja um excerto dessa conversa com muito para aprender e disfrutar, no link abaixo:

Sabe que pode subscrever o Campo Pequeno TV, por um único mês, e ver cerca de 150 programas de tauromaquia?
Campo Pequeno TV, cada vez mais para ver!

João Silva lança Anuário Taurino



O Fotografo Taurino João Silva acaba de lançar o seu primeiro anuário taurino, referente a temporada de 2018

Neste seu primeiro livro o fotografo montijense publica 153 fotos, captadas ao longo de 85 corridas.

Poderá ver as melhores e mais destacadas fotos de lides, pegas, faenas e imagens do campo bravo, numa edição em que tudo foi cuidado com elegância, qualidade e imparcialidade.

Este livro tem a edição de 500 exemplares, com 152 páginas em papel couché mate de 135 grs. cozido a linha com capa dura e sobrecapa plastificada.

Poderá adquirir esta obra através do telefone 91 245 36 49 
ou pelo e-mail: anuariotaurino@gmail.com


Um presente de Natal para aficionados!


Voltámos!

Depois de umas pequenas e merecidas férias em que aproveitámos a Feira da Golegã para conviver, discutir e usufruir do convívio com as gentes da Festa e dos Cavalos voltámos para nos mantermos bem firmes na defesa da Festa.
O Olé regressará às bancas ainda este ano para falarmos dos Troféus Olé 2018 e muito mais com análises da Temporada que quanto a nós foi positiva em termos de publico e em termos de triunfos.
Nesta paragem as discussões me torno do IVA  para a Tauromaquia revelaram-se bastante proficuas para sabermos com o que contamos: António Costa "destapou-se" e deu a sua opinião..Pena é que o nosso Presidente que fala sobre todos os assuntos não se pronuncie sobre este.
O PAN está em maus lençois com a sua ligação a um Grupo denominado IRA que não está legalizado como instituição sendo como tal ilegal mas que faz uns resgates e uns peditóriuos em nome dos animais e onde muitos incautos vão caindo...
Também corre por aí que o Campo Pequeno teria sido vendido e alguns já vaticinam novas administrações e mudanças. Coitados. Muitos nem a casa delez sabem governar...Poderão existir novos donos da Catedral mas não para já... Leva o seu tempo e lógicamente que a temporada de 2019 está assegurada pela actual administração e direcção. Mas, é engraçado que há logo quem afirme isto e aquilo que lance achas mas quando depois forem confrontados saiem a terreiro dizendo que não que foi assim e assado... É a Festa que temos ou melhor as pessoas que vão aparecendo.
A bonita e castiça praça de Toiros da Nazaré não foi a concurso e vai ser explorada pela Confraria Nossa Senhora da Nazaré que chamou Rui Bento para dirigir e orientar os destinos da praça. Uma opção digna e respeitável que com toda a certeza trará frutos à aficion do Oeste.
A Monumental Celestino Graça foi entregue a uma Associação composta por vários scalabitanos que conhecem bem a região, as suas gentes e os anseios dos ribatejanos. Atitude digna da Santa Casa de Misericordia que assim devolve aos aficionados locais a tarefa de voltar a colocar a maior praça de Portugal na moda.
Muita coisa há para contar e dizer. esperem pelos próximos dias em que vamos dando novidades e noticias.
Luis Pombeiro