Logo à noite mais Troféus

Ao final da tarde anunciaremos mais premiados pelos Troféus Olé! 2018 nas categorias em falta .Estejam atentos!

Cerimónias funebres de Emilio hoje e amanhã

Será hoje a partir das 16 horas na Igreja de S. Pedro em Alverca o velório de Emilio de Jesus falecido ontem. Amanhã às 14,45 o corpo do nosso querido amigo seguirá para o Cemitério de Alverca.

Faleceu Emílio de Jesus

Estavamos todos à espera da noticia mas no fundo todos tinhamos uma esperança que o Emilio conseguisse dar a volta ao assunto tal como fez nos ultimos seis anos! Mas a doença não lhe deu descanso e levou-o. É uma Figura da nossa Tauromaquia não só na sua àrea da Fotografia mas também como grande aficionado. Nem sei há quantos anos o conhecia mas sei quando veio ajudar no Olé! e onde sempre colaborou graciosamente. Era um gentleman e sabia guardar amizades. Como ele disse ao seu "irmão" Miguel Alvarenga, foi em paz e tal como em paz viveu.
À Fernanda e a seus filhos os sentidos pesames de toda a equipe do Jornal Olé!.

Definidas as parelhas do Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno

Ao que apurámos as parelhas dos Cavaleiros, Toureio a Duo, no próximo dia 23 de Fevereiro , no Festival Taurino será a seguinte:
António Telles e João Telles
Rui Salavdor e Francisco Palha
Seguem-se os Matadores
António João Ferreira
Nuno Casquinha
Manuel Dias Gomes
Luís Rouxinol e Filipe Gonçalves
Rui Fernandes e João Moura Jr.

Bilhetes à venda para o Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno



 
Ingressos já estão disponíveis com IVA a 6 por cento. Cultura tauromáquica festeja-se no dia 23 de fevereiro no Campo Pequeno
O Dia da Tauromaquia, evento organizado pela PróToiro através da marca Touradas, promete juntar aficionados de todas as idades, de vários pontos dos País, com atividades gratuitas de manhã e de tarde. Será a 23 de fevereiro, na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, onde às 17h00 começa o Festival Taurino. Os bilhetes já estão disponíveis, com IVA a 6 por cento.
O preço dos ingressos varia entre os 7,5 e os 35 euros e podem ser comprados online, na TicketLine, e na ABEP, agência nos Restauradores. Quem já aderiu ao Cartão Aficionado (adira grátis em www.touradas.pt), vai poder aplicar o desconto de 10 por cento, nas compras efetuadas nas bilheteiras da praça de toiros.
Na arena do Campo Pequeno vão estar os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha que lidaram a duo. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Os 7 toiros serão de diversas ganadarias portuguesas, que em breve vão ser anunciadas.
Das 10h00 às 17h00, vão estar disponíveis inúmeras ações e atividades pedagógicas para aficionados e interessados em conhecer este setor da Cultura portuguesa. Além dos insufláveis para os mais novos, estão programados encontros, conferências e demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio. O programa detalhado será divulgado muito em breve.

Todos os artistas participam de forma gratuita, num espírito de união e dedicação à cultura taurina, facto esse que a PróToiro e os aficionados agradecem

Faleceu Jorge Cordeiro irmão de Rui Bento

Faleceu hoje no IPO Jorge  Cordeiro irmão do Matador e Gestor Taurino do Campo Pequeno, Rui Bento. Um conhecido aficionado e que ajudou muito a carreira do Matador tendo um orgulho enorme no seu irmão defendendo e estando sempre a seu lado como era seu apanágio e claro está a contrário também se passava. Tinha 63 anos e ainda há pouco tempo estava bem e sempre com o seu sorriso e a contar as suas variadissimas histórias sobre a Festa e sobre os anos em que acompanhou de perto o seu irmão Rui.
Era um homem bom, daqueles que não dizia mal, que gostava da vida e do convivio, desp+reocupado e amigo do seu amigo. Quantas vezes nos encontrámos no Salsa, no Campera e muitos outros sitios em que depois ficavamos em amena cavaqueira horas a fio. Partiu cedo tal como ultimamente tem acontecido a uma série de amigos. Faz-nos pensar na vida e no que ela vale. Estou triste. Sei que a vida continua mas ultimamente sinto que tem partido um pouco de mim em cada um dos que perco.
Que descanse em paz como em paz viveu.
Ao filho Rui um forte abraço. À suia mulher os sentidos pesames e a seu irmão Rui muita força pois sei o quanto vai sentir a sua falta.
O corpo estará na Igreja do Carregado hoje a partir das 18 horas sendo o funeral amanhã às 14,30 horas no Cemitério dos Cadafais.
Jorge Cordeiro aqui com Nuno Casquinha

Diz-se que...confirma-se que...

Confirma-se que a Monumental Daniel Nascimento na Moita do Ribatejo foi entregue à empresa Colina Fesca Lda de Ricardo Levezinho com um contrato inicial de dois anos. Lembramos que as outras propostas era da Toiros + de Henrique Gil e da Empresa Taurina Nuno Narciso.

Diz-se que a praça de toiros João Branco Núncio em Alcacer do Sal poderá não ir a concurso e a proprietária dar continuidade ao empresário Vasco Durão na gestão da mesma o que seria louvável.

Confirma-se o Apoderamento de David Gomes com Pedro Penedo tal como haviamos avançado aqui. Aos dois, e a Paco Duarte seu Apoderado em Espanha, desejamos sorte para a temporada.

Diz-se que a nova empresa que gere os destinos da Monumental Celestino Graça já tem os toiros para as três Corridas que ali fará. Assim a 17 de Março será um curro imponente de Cunhal Patricio, a 10 de Junho um espectacular Concurso de Ganadarias e a 17 de Junho um fabuloso curro de Veiga Teixeira. Quando a Cavaleiros diz-se que para dia a primeira já estão contratados João Moura, António Ribeiro Telles faltando definir o terceiro. Para 10 de Junho ainda nada consta e a 17 de Junho fala-se de João Moura Jr, João Ribeiro Telles e Francisco Palha. Não é fonte oficial da empresa mas o que se comenta por aí pelo que estará tudo sujeito a confirmação...

Confirma-se que a temporada no Cartaxo inagurará a 1 de Maio, Feriado Nacional, com um imponente curro de toiros e até agora certo está apenas o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo, podendo ser uma corrida de seis cavaleiros.
As outras datas ao que apurámos serão dia 21 de Junho nas Tradicionais Festas da Cidade podendo ainda haver corrida a 6 de Setembro e a 1 de Novembro.
Se assim for a Praça de Toiros do Cartaxo voltará ao panorama taurino nacional.

Diz-se que a Ganadaria Murteira Grave que comemora o 75º Aniversário este ano poderá regressar a Madrid este ano e lidar a maioria dos seus curros em Espanha onde tem um nome confirmado e lendário.
Em Portugal serão lidados curros em Abiul, Évora e Lisboa.

Diz-se que poderão ser transmitidas quatro corridas pela RTP e a TVI manterá a sua do Campo Pequeno. Fala-se também que a CMTV o canal do Correio da Manhã que tem vindo a afirmar-se e a subir as audiências poderá ter a sua corrida televisionada este ano. Boas noticias.





Funeral de Manuel Graciosa amanhã às 16 horas

Segundo fomos informados o corpo de Manuel Graciosa estará hoje na Quinta da Graciosa (Anadia) e o funeral será amanhã as 16 horas.
Manuel Graciosa por Serrão de Faria

Novo recorde de visitas!!!

Ontem dia 8 de Janeiro atingimos um novo recorde de visitas com 8715!!!
Obrigado a todos os que nos seguem aqui e brevemente anunciaremos a data de saída do Jornal impresso. Até lá e mesmo depois continuaremos a dar as noticias e as nossas opiniões através do seu www.semanarioole.blogspot.com

TROFÉU OLÉ 2018! CAVALEIRO PRATICANTE ANTÓNIO PRATES

CAVALEIRO PRATICANTE- ANTÓNIO PRATES

Foi o jovem Cavaleiro Praticante que mais se destacou na temporada 2018. com uma boa quadra, com uma linha de toureio bem definida, alcançou inumeros triunfos em corridas que foram autênticas provas de fogo que ultrapassou com distinção.


Faleceu Manuel Graciosa

A Equitação e a Tauromaquia estão de luto: morreu um grande Equitador, um enorme aficionado e um bom amigo, Manuel Graciosa , para os amigos o Nelinho. A noticia chegou hoje assim de repente e sem que nada o fizesse esperar. Iria ser operado na sexta segundo nos disseram. Estava em casa de uma irmã em Lisboa e ontem sentiu-se mal. No hospital disseram que era uma infecção pulmonar que não tinha a ver com os seus problemas de coração e mandaram-no de ambulância para o Hospital de Santarém que era a àrea da sua residência já esta manhã. No caminho piorou e foram para o Hospital de Vila Franca e veio a falaecer. Não sabemos de mais nada... A noticia chegou e com ela uma tristeza e um mar de recordações de belos tempos na Sociedade Hipica e de S. Martinho.Partiu cedo... Nasceu a 22 de Janeiro de 1961. Ainda não acredito. Há coisas incompreensiveis.
 Aos filhos e demais Família os nossos sentidos pesames.
Sabemos que irá hoje para a Quinta da Graciosa ( Anadia), e que ali será o velório, sendo que o funeral não está confirmado ainda se será amanhã.
Que descanse em paz!

Troféus Olé! 2018 Esta noite mais nomes!!

Os Troféus Olé! estão a ter o impacto merecido dos nossos leitores aqui no blogue mas também através das redes sociais.
Esta noite teremos mais nomes dos galardoados. Não percam!

Próxima Sexta-Feira na Azambuja a Tauromaquia-Uma visão no Feminino

erá na bonita sede da Tertulia Festa Brava que haverá um Colóquio Tauromaquia-uma visão no feminino tendo como Moderadora Ester Tereno e no painel a Cavaleira Ana Batista, Fátima Nalha Presidente do Clube Taurino de Vila Franca e Sandra Batalha, Critica e Cronista Taurina Directora e Colaboradora do Jornal Olé!. O Colóquio será às 19,30 seguido de Jantar no Restaurante O Picadeiro.

Parreirita apresentará a quadra no próximo dia 26

O jovem Cavaleiro Parreirita apresentará à sua quadra às empresas e à imprensa no próximo dia 26 de Janeiro pelas 11 horas na Quinta do Açude no Cartaxo. Parreirita inicia a sua temporada em França a 24 de Fevereiro na Praça de Arzacq.

Nazaré com seis Corridas de Touros

A castiça e bonita Praça de Toiros do Sítio da Nazaré que este ano será explorada pela sua proprietária a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, assessorada pelo conhecido gestor Rui Bento, terá seis corridas de toiros cujas datas e alguns cartéis serão anunciadas em breve.

Parreirita em França a 24 de Fevereiro

O Cavaleiro Parreirita toureia em França na Arenes D´Arzacq no próximo dia 24 de Fevereiro lidando dois novilhos de Antonio San Roman. O Cavaleiro do Cartaxo fará mais quatro corridas em França e poderá fazer temporada em Espanha. O seu novo Apoderado é o conhecido Ludgero Gouveia e fará a apresentação da sua quadra às empresas e à imprensa taurina, dia 26 de Janeiro na Quinta do Cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira.


TROFÉU PRESTIGIO FOTOGRAFIA TAURINA: EMILIO DE JESUS

TROFÉU PRESTIGIO: EMILIO DE JESUS

A Fotografia Taurina é uma das principais formas de divulgação da Tauromaquia. Os momentos captados em imagem correm o mundo em poucas horas mostrando o que se passou em cada praça e com cada um dos intervenientes. Mais do que um Fotografo, Emilio é um amigo e um aficionado com uma capacidade de superação e de luta que são exemplo para todos nós.




TROFÉU PRESTÍGIO IMPRENSA : ANTÓNIO LUCIO

TROFÉU PRESTIGIO A ANTÓNIO LUCIO

Os Troféus Prestigio são atribuídos a quem de alguma forma se tenha destacado na defesa e promoção da Festa sejam eles intervenientes directos ou não como é o caso de António Lucio que tendo sido Forcado se tem distinguido como Critico/Cronista Tauromáquico e que através dos microfones da Radio e da Televisão e no Barreira de Sombra tem prestado um alto serviço à nossa Tauromaquia. Colaborador do Olé! desde o inicio é com imenso orgulho que lhe atribuimos esta singela mas sentida homenagem

TROFÉU OLE! IMPRENSA- NOVO BURLADERO

TROFÉU IMPRENSA REVISTA NOVO BURLADERO

40 Anos ao serviço da Festa é uma data inigualável e impressionante! Mas o prémio que lhes atribuímos mais do que ao número de anos tem a ver com o carácter didático que sempre pautou o seu estatuto editorial, mantendo a linha de defesa do bom e verdadeiro Toureio quer a Cavalo quer a pé. Não vai em modas nem em triunfos superfulos mas sim na senda do que verdadeiramente conta e que marca a diferença.

TROFÉU INTERNACIONAL CAVALEIRA ANA RITA

TROFÉU INTERNACIONAL- Ana Rita Cavaleira Tauromáquia

Há anos que batalha para conseguir um lugar ao sol. Dia a dia afincadamente vai subindo a pulso tendo mais oportunidades em Espanha e França do que em Portugal. Este ano ficou em terceiro lugar do escalafon espanhol lodo depois de Diego Ventura e Lea Vincens sendo a melhor classificada dos portugueses em número de corridas e de troféus conquistados.Alegra, extrovertida, a chegar ao publico e a conquistar o seu lugar. É de inteira justiça atribuir-lhe este Troféu numa altura em que procura encontrar a entrada definitiva para as grandes Feiras agora com novo Apoderado que nela aposta e que poderá mudar definitivamente o rumo dos acontacimentos.

TROFÉU CARREIRA - JORNALISTA: MIGUEL ALVARENGA

TROFÉU CARREIRA AO JORNALISTA MIGUEL ALVARENGA

Como ele próprio diz " sou Jornalista não sou critico tauromáquico" mas quando relata o que vê deixa-se levar pelas emoções e pelos sentimentos sabendo bem quem está bem e quem está mal,o que chega ou não ao publico, diferenciando bem um triunfo e sabendo bem que toureia com verdade e emoção e mesmo quem pode ou não vingar nesta dificil profisão de Toureiro
. Miguel Alvarenga é uma referência na Tauromaquia Nacional e não só: sagaz, inteligente, amigo do seu amigo, há quem dele goste e outros nem tanto mas a verdade é que todos o lêm. São muitos anos de escrita desde que começou no Diabo, no Titulo, no Farpas e era justo que todos nós lhe dessemos esta merecida distinção.

Troféu Prestigio: Triunfador Campo Pequeno

TROFÉU PRESTÍGIO TRIUNFADOR DO CAMPO PEQUENO: DUARTE PINTO

Duarte Pinto foi o Triunfador do Troféu Prestigio Triunfador do Campo Pequeno! A noite de 9 de Agosto marcará para sempre a carreira deste jovem Cavaleiro que já antes tinha pautado a sua conduta na defesa do Toureio à portuguesa com a verdade e a emoção que o caracterizam. Duas voltas à arena com pedido da terceira marcaram uma noite triunfal que marcou a diferença e que fica nos anais da história da Catedral do Toureio a Cavalo. Muitas outras actuações foram destaque mas é desta de quem todos falam.



Troféus Olé! 2018 Os primeiros nomes!

Cavaleiro Profissional: ANTÒNIO RIBEIRO TELLES

António Ribeiro Telles foi, por maioria, o máximo Triunfador na sua categoria! Interprete do verdadeiro Toureio à Portuguesa, onde o risco, a emoção, a classe, a arte estão sempre patentes, António destacou-se na grande maioria das corridas que toureou, com todo o tipo de toiros nunca defraudando. Terminou com uma grande actuação em Lisboa e em Vila Franca fez história.
O nosso bem haja pela verdade e respeito pelo publico que sempre pautaram a sua carreira!





TROFÉUS OLÉ! 2018

Tal como anunciámos iremos atribuir os Troféus Olé! da Temporada 2018 a serem entregues no inicio da Temporada em local a designar. Os Troféus Olé! tiveram a sua primeira edição em 2006 ano da sua fundação numa mágnifica Festa na Herdade da Madalena. Já hoje e durante os próximos dias serão anunciados os respectivos triunfadores.
Os Troféus serão:

Cavaleiro Profissional
Cavaleiro Praticante
Cavaleiro Amador

Matador
Novilheiro
Bezerrista

Ganadaria
Melhor Toiro

Forcados
Grupo de Forcados

Empresa
Empresa Revelação

Cavaleiro Internacional
Matador Internacional

Imprensa

Troféus
Prestigio
Carreira
"In Memoriam"

Toureiros lamentam morte de Joaquim Bastinhas


Joaquim Manuel Carvalho Tenório ‘Bastinhas’1956 - 2018
Passado o momento da despedida e da enorme dor sentida, a Associação Nacional de Toureiros vem expressar o mais profundo pesar pela morte de Joaquim Bastinhas, nascido Joaquim Manuel Carvalho Tenório, a 8 de março de 1956, em Elvas. O seu desaparecimento representa uma enorme perda para a Cultura portuguesa, em particular para a tauromaquia, arte que abraçou desde muito jovem.
Joaquim Bastinhas será sempre recordado como um cavaleiro carismático, um ídolo para muitos portugueses, com quem criou uma relação ímpar de respeito e admiração ao longo da sua vibrante e brilhante carreira. As milhares de pessoas que marcaram presença no último adeus a Joaquim Bastinhas, em Elvas, são exemplo da forma como este "cavaleiro do povo" contagiava a afición.
Como cavaleiro, como colega e como homem, Joaquim Bastinhas deixa um vazio em todos os que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ele. A simpatia e boa disposição, aliadas às enormes conquistas obtidas numa carreira construída a pulso, fazem de Joaquim Bastinhas um exemplo que perdurará no tempo.

Aos amigos e à família enlutada, a Associação Nacional de Toureiros endereça as mais sentidas condolências neste momento de intensa dor.

Faenas TV Homenageia Joaquim Bastinhas

O ano terminou da pior maneira para todos os aficionados, perdemos uma das maiores figuras da nossa tauromaquia, o cavaleiro Joaquim Bastinhas.

Não tenho palavras. Só quero agradecer ao Mestre Joaquim Bastinhas por ter acreditado no projeto Faenas TV desde sempre. 

O vídeo é apenas uma singela homenagem a uma pessoa a quem devo em grande parte a minha aficion á tauromaquia. Obrigado mestre!

Aposento da Chamusca encerra digressão no México em triunfo!

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca encerrou a digressão na Praça de Mérida com uma Pega à primeiro por Francisco Montoya e por Pedro Coelho dos Reis à terceira num toiro dificil que derrotava alto e onde o Cabo deu o exemplo. Fortemente ovacionados no final pegaram os toiros de La Antigua lidados por Diego Ventura que cortou uma orelha no seu primeiro e foi ovacionado no segundo





Gala da Tauromaquia em Alter do Chão a 25 de Janeiro


Cartaz do Festival da Granja

É com enorme expectativa que se espera por este Festival de Luxo com Figuras e onde se anseia por ver o Cavaleiro Amador Duarte Fernandes sobrinho de Rui Fernandes e que em Espanha deixou enorme ambiente!
Aqui fica o cartaz.

III Edição das Distinções do " Sector 1" a 25 de Janeiro


À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, entendeu a direcção do Grupo Tauromáquico "Sector 1" distinguir algumas individualidades/entidades da nossa Tauromaquia que tenham sobressaído em 2018.

Nesse sentido irá decorrer na sexta-feira, dia 25 de Janeiro, um jantar onde serão entregues algumas distinções sob o desígnio “Incentivo & Mérito” – incentivar o bom trabalho e enaltecer a obra feita.

O evento decorrerá no restaurante “Jardim do Mundial” (Hotel Mundial – Martim Moniz), pelas 20h

Terá o custo de 23€, e as inscrições são aceites até ao dia 22 de Janeiro, para o e-mail grupotauromaquicosector1@gmail.com .
Constituem a lista de distinguidos desta 3ª edição:

Mérito
João Moura (40 anos de alternativa)
Revista Novo Burladero (40 anos de existência)
Comissão Taurina de Paio Pires (reinauguração da Praça de Toiros)

Incentivo
João d’Alva (novilheiro)
Filipe Martinho (novilheiro)
Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ (matador)
Cláudio Miguel (bandarilheiro)
António Prates (cavaleiro praticante)
João Prates Ferreira (Forcado GFA Coruche)
Ricardo Levesinho (empresa)
Tertúlia Festa Brava (colectividade)
Tertúlia Tauromáquica Terceirense (colectividade)