TAUROMAQUIA EM GRANDE!!!



40 mil pessoas esperadas em 12 touradas este fim-de-semana
Cinco dias de extrema vitalidade da tauromaquia em Portugal.Margem sul ganha nova Praça, em Paio Pires, no Seixal.

Esta é uma semana de extrema atividade tauromáquica em Portugal, com a realização de 12 corridas em apenas cinco dias. Este frenesim começou ontem, no Campo Pequeno, em Lisboa, e vai prolongar-se até segunda-feira, com a realização de mais 11 touradas. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas se desloquem às praças de toiros, numa clara demonstração de vitalidade da tauromaquia no País.

Só hoje, sexta-feira, dia 3 de agosto, há três corridas, com especial destaque para a que vai marcar a reinauguração da praça em Paio Pires (Seixal). Ao fim de um ano de trabalhos de renovação, surge agora com o nome Paio Pires Arena. É o tão desejado regresso de uma praça inaugurada em 1976 e que esteve desativada mais de duas décadas. As outras duas realizam-se em Albufeira e no Redondo.

Com cinco touradas num só dia, amanhã, dia 4, promete ser de grande festa. De norte para sul, há touradas na Figueira da FozAbiul (Pombal),NazaréNisa e Terrugem (Elvas). No domingo, dia 5, o encontro está marcado para Abiul (Pombal) e Nave de Haver (Almeida).
Estes cinco dias de festa brava terminam segunda-feira, dia 6, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores.
####

3 de agosto – Albufeira - 21h45 -            Cavaleiros: Verónica Cabaço, Mara Pimenta e Ricardo Cravidão; Forcados: Tertúlia Tauromáquica do Montijo
3 de agosto - Paio Pires (Seixal) - 21h30 - Cavaleiros: Luís Rouxinol, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles; Forcados: Lisboa e das Caldas da Rainha
3 de agosto – Redondo - 21h45 - Cavaleiros: Rui Salvador, Tito Semedo, Francisco Cortes, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Jr.; Forcados: Amadores de Cascais e Redondo
4 de agosto - Figueira da Foz - 22h00 - Cavaleiros: Rui Fernandes, João Telles e Francisco Palha; Forcados: Vila Franca e Ribatejo
4 de agosto – Nazaré - 22h00 - Cavaleiros: João Moura, Luís Rouxinol e Sónia Matias; Forcados: Chamusca, Tertúlia do Montijo e Arronches.
4 de agosto – Nisa - 22h00 - Cavaleiros: Tito Semedo, Francisco Cortes, Paulo Jorge Santos e Tiago Carreiras; Forcados: Coruche e Monforte
4 de agosto - Terrugem (Elvas) - 22h00 - Cavaleiros: João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto; Forcados: São Manços, Portalegre e Académicos de Elvas
4 de agosto - Abiul (Pombal) - 18h00 - Cavaleiros: Vítor Ribeiro, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura; Forcados: Alter do Chão e Coimbra
5 de agosto - Abiul (Pombal) - 18h00 - Cavaleiros: Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas; Matador: Jesús Enrique Colombo; Forcados: Évora
5 de agosto - Nave de Haver (Almeida) - 17h30 - Cavaleiros: Tito Semedo e Miguel Moura; Espadas: Manuel Dias Gomes; Forcados: Portalegre e Monsaraz
6 de agosto - Angra do Heroísmo (Terceira) - 18h30 - Cavaleiros: João Moura (no âmbito das Comemorações do 40.º Aniversário da sua Alternativa), Tiago Pamplona, João Ribeiro Telles e Manuel Sousa; Forcados: Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Ramo Grande e Beja

Mostra de Puro Sangue Lusitano em Penha Garcia (Idanha a Nova)

Decorre nos dias 10, 11 e 12 de Agosto em Penha Garcia, Idanha a nova mais uma Mostra de Puro Sangue Lusitano que tem vindo a ser um êxito todos os anos e que é um evento com cada vez mais futuro. Work shos, exposições, Concursos e Aprovações de Éguas ( futuras mães) e muito mais.
Uma iniciativa a não perder!

Próxima edição do Olé! em papel

-Tudo sobre o Campo Pequeno e o que de interessante se passou na arena com destaque para o Matador António João Ferreira e ainda Nuno Casquinha e Joaquim Alves Andrade.
-Social Olé! Campo Pequeno, Redondo, Paio Pires e Terrugem
-Reportagens e crónicas do Campo Pequeno, Redondo Paio Pires, Terrugem e muito mais.
Mais uma edição para verdadeiros aficionados!
António João Ferreira superou-se perante um oponente de nível de S. Torcato
Leia tudo na próxima edição do Olé! nas bancas a 9 de Agosto

Campo Pequeno: A Casta Portuguesa dos toiros Vale do Sorraia para dia 9

No próximo dia 9 quinta feira no Campo Pequeno será lidado um mágnifico curro de toiros de Vale do Sorraia de casta portuguesa e que são por si só um motivo de atracção pela sua imprevisibilidade , pelas suas reacções distintas de todos os outros. São toiros de verdade e sérios que dão sempre àgua pela barba a quem os lida.

 QUEM IRÁ PERDER UM CURRO DESTES???





Feira de Huelva: Juanito triunfa e sai em ombros!

O Novilheiro português João Silva El Juantito obteve um assinalável êxito na Novilhada da Feira Taurina realizada em Huelva com o corte de três orelhas. O jovem vem demonstrando todo o seu potencial e afirmado-se dia a dia no dificil caminho que escolheu.Mesmo sofrendo uma voltareta perigosa não desarmou e triunfou com muita arte. Alternou com Emilio Silvera (orelha e volta) e Alfonso Cadaval ( Ovação e silêncio) na lide de novilhos de Villamarta.

HOJE Redondo e Paio Pires

Realizam-se hoje duas corridas importantes do calendário taurino nacional. No Coliseu do Redondo a Tradicional Corrida de Agosto com uma Gala à Antiga Portuguesa e um cartel de 6 Cavaleiros. Uma terra de aficion com uma gestão taurina adequada e que tem trazido grandes êxitos àquela bonita praça que também foi reinaugurada com o apoio do Municipio.

Em Paio Pires, Seixal, a reinauguração de uma Praça de Toiros com Tradição e num concelho de muitos aficionados que é sem duvida nenhuma um dos acontecemntos mais marcantes da temporada e que mais devemos enaltecer. Há autarcas que sabem ouvir o povo e sabem apoiar as suas iniciativas sem quaisquer complexos. Pena é que nem todos pautem as suas condutas da mesma forma. Neste caso, a CDU dá o exemplo ao resto do país como tem sido seu apanágio pese embora no caso da Póvoa de Varzim tenha claudicado.
Hoje é dia grande em duas zonas distintas mas ambas ligadas por uma enorme aficion à Tauromaquia. É um dia de vitória da Festa que todos esperamos que seja de grande triunfo dentro das arenas.

Jornal Olé já nas bancas e já na Papelaria do Campo Pequeno

Já está parcialmente resolvida a distribuição do Jornal Olé! de hoje e para quem está no Campo Pequeno o mesmo já se encontra à venda na Papelaria do Centro Comercial
Obrigado a todos quantos nos ligaram a informar

Paio Pires:Mais dois imponentes toiros para sexta-feira

 Fernandes Castro
Passanha

Corrida das Famílias Taurinas também na Moita acrescentando Francisco Palha

Depois do enorme êxito no passado sábado nas Caldas da Rainha, com praça cheia e uma corrida de triunfal, o Empresário Rafael Vilhais acaba de anunciar que repetirá os Cavaleiros de Dinastia que tourearam nas Caldas mas desta vez para a importante Feira da Moita. Dia 13 de Setembro, quinta-feira estarão em praça João MouraAntónio Ribeiro TellesLuis RouxinolFrancisco Palha ( A revelação de 2018) Miguel MouraLuis Rouxinol Jr. e António Telles (Filho) enfrentando sete poderosos Passanhas.
Repetição de triunfadores é apanágio dos grandes Empresário. Olé!

Campo Pequeno Toiros S. Torcato para hoje à noite



Mágnifico e precioso curro de S. Torcato para hoje à noite com trapio e apresentação e que se espera que venham a proporcionar uma grande noite de Toureio a Cavalo e a Pé.

Ganadaria
Nome
Pelagem
Data Nasc.
Nº de Costado
Algarismo
Peso Kg.
São Torcato
Estrela
Listão Bragado Meano
jan-13
252
3
564
São Torcato
Carteiro
Preto
fev-14
278
4
510
São Torcato
Julio
Castanho
dez-13
284
4
457
São Torcato
Alcobaça
Preto
nov-13
285
4
530
São Torcato
Pipoca
Castanho
jan-14
305
4
496
São Torcato
Laroulo
Castanho
nov-13
282
4
552
São Torcato
Pero
Preto Mulato
nov-13
286
4
458
São Torcato
Sevilhano
Castanho
nov-13
297
4
457
São Torcato
Maçaneta
Castanho
jun-14
312
4
495
São Torcato
Mexicano
Preto
abr-14
314
4
458


JORNAL OLÉ 435!

Informamos todos os leitores que, devido a um lapso por parte da nossa distribuidora, o Jornal Olé não chegou hoje a todas as bancas, como seria suposto, facto que desde já lamentamos.
Está garantido porém que amanhã, será distribuído nos locais em falta.

É já na Sexta feira MAIS UMA VITÓRIA DA TAUROMAQUIA

Já lá vão uns anos quando se deu a última corrida na Praça de Toiros de Paio Pires e na qual estivemos presentes até na organização. A Aldeia de Paio Pires pertence ao concelho do Seixal que como todos sabem é povoado por muitos e bons alentejanos e ribatejanos e seus descendentes e não só. Houve sempre aficion naquela região e sempre ali se realizaram Corridas de Toiros. Ainda nos lembramos de Praças esgotadas nas Festas de Corroios ali mesmo ao lado. A Comissão Taurina de Paio Pires levou mão à obra e sexta-feira é o corolário de todo um trabalho comunitário de conseguirem reconstruírem a sua praça. Deveremos estar presentes e dizer OBRIGADO, à Comissão, à Junta e ao Municipio do Seixal que dá o exemplo no apoio à cultura e tradição das suas gentes!

O QUE VER EM AGOSTO NO CAMPO PEQUENO TV



PROGRAMAS
CONCURSO DE PEGAS | CORRIDA O MIRANTE (19 Julho 2018)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha; Forcados: Ribatejo, Ama. Chamusca e Cascais; Ganadaria: Pinto Barreiros. 
Estreia a 2 de Agosto
MIGUEL ANGEL PERERA EM LISBOA (20 Maio 2010)
CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: Luís Rouxinol e Rui Fernandes; Forcados: Chamusca; Matadores: Luís Procuna e Miguel Angel Perera; Ganadaria: Ortigão Costa e Varela Crujo.
Estreia a 2 de Agosto

GANADARIA GRAVE – TOIROS 2018Entrevista com o Dr. Joaquim Grave sobre a camada de saca de 2018.
Estreia a 9 de Agosto

SEIS CAVALEIROS EM COMPETIÇÃO (19 Setembro 1990)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: E. Pinto, J. Telles, V. Taborda, R. Salvador, L. Rouxinol e P. Franco; Forcados: Santarém; Ganadaria: José M. Andrade
Estreia a 9 de Agosto

SENSACIONAL CORRIDA MISTA (2 Agosto 2018)CAMPO PEQUENO | Cavaleiras: Sónia Matias e Ana Batista.; Forcados: Caldas da Rainha; Matadores: A. J. Ferreira e Nuno Casquinha. Ganadaria: S. Torcato.
Estreia a 16 de Agosto

MOURA, PABLO E FERNANDES (6 Agosto 1998)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: João Moura, Pablo H. Mendoza e Rui Fernandes; Forcados: Montemor e Santarém; Ganadaria: Passanha
Estreia a 16 de Agosto

CORRIDA DO EMIGRANTE (9 Agosto 2018)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: R. Salvador, B. Paes, M. Telles Bastos, D. Pinto, A. Romero e D. Gomes; Forcados: Moura, Montijo e Turlock; Ganadaria: Vale Sorraia.
Estreia a 23 de Agosto

JUVENTUDE PROMISSORA (1 Junho 2006)CAMPO PEQUENO | Novilhada.  A cavalo: Manuel Lupi, M. Telles Bastos e Marcos Bastinhas; Forcados: Ap. Chamusca; A Pé: Mário Miguel, António J. Ferreira e Nuno Casquinha; Ganadaria: Cunha Patrício.
Estreia a 23 de Agosto

CORUCHE (17 Agosto 2018)CORUCHE | Corrida de toiros inserida nas Festas da Cidade.
Estreia a 30 de Agosto

CORRIDA À PORTUGUESA – TOIROS CASTRO (27 Setembro 2007)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: Rui Salvador, João Salgueiro e J. Moura Caetano; Forcados: Ap. Moita e Ap. Chamusca; Ganadaria: Fernandes Castro.
Estreia a 30 de Agosto

Corrida na Terugem ( Elvas) já este sábado!!


Sábado em Niza a Tradicional Corrida


7435 visitas num dia!

O nosso recém criado blogue do Semanário Olé recebeu no passado sábado a bonita soma de 7435 visitas só num dia! Para nós é um orgulho pois em todas as vertentes profissionais em que andemos é sempre com o intuito de ajudar a melhorar e a divulgar a Tauromaquia. Embora o nosso objectivo principal seja o Jornal impresso e que está nas bancas todas as quintas-feiras o blogue como complemento e para as noticias da hora é já um dos mais visitados.
Obrigado a todos os aficionados pela preferência!

Olé! 435 Amanhã nas bancas!

AMANHÃ NAS BANCAS MAIS UMA EDIÇÃO A NÃO PERDER! PARA VERDADEIROS AFICIONADOS...

Académicos de Coimbra voltam a Espanha

O Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra são um grupo de amigos , gente de bem, estudantes, licenciados, trabalhadores, das mais diversas origens mas todos unidos na nobre causa de pegar toiros e deixando bem alto o nome da Jaqueta dos Forcados portugueses.
Desta vez e depois de grandes actuações noutras praças estão contratados para a Feira Taurina de  Almodovar del Campo no dia 14 de Setembro em que pegarão dois toiros de Couto Fornilhos que serão lidados pelo Rejoneador Roberto Armendariz actuando ainda os Matadores Juan Batista e Joaquin Galdos . Parabéns a este Grupo e que representem bem, mais uma vez , o nome de Portugal!

Ana Batista: O Campo Pequeno traz-me as melhores recordações



Pelas mãos de Mestre David Ribeiro Telles, absorveu Ana Batista os primeiros ensinamentos, as bases fundamentais do toureio a cavalo. A 18 de Junho de 1988, com apenas 10 anos de idade, actuou pela primeira vez em público, numa Festa da Sardinha Assada em Salvaterra de Magos.
A Alternativa aconteceu, no dia 8 de Julho do ano de 2000 na praça de toiros de Coruche, tendo como padrinho Joaquim Bastinhas e madrinha de honra D.ª Conchita Cintrón, testemunhando o acto António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol e José Manuel Duarte. Nessa noite, Ana Batista estreou uma casaca azul-escuro bordada a ouro, e lidou um precioso toiro “burraco” de nome “Cigarreiro”, n.º 15, com 510 Kg, da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra.

De então para cá, segue-se uma carreira pautada por um estilo muito pessoal, baseado nas regras clássicas do toureio a cavalo sendo, de há anos a esta parte, figura de referência para as várias mulheres que, entretanto, seguiram o caminho que ela vem desbravando.

Numa curta entrevista, Ana Batista fala-nos da sua temporada de 2018 e das expectativas quanto à corrida de amanhã, em que toureará no Campo Pequeno, ao lado de Sónia Matias, outro valor do toureio a cavalo no feminino.

1. Que balanço faz da temporada actual?

Ana Batista (AB)- O início da temporada serviu para “rodar” alguns cavalos mais novos e preparar-me para os compromissos de maior responsabilidade que, antecipadamente, sabia que iam surgir em Julho, Agosto e Setembro. Apesar de já ter 18 anos de Alternativa e de já ter toureado várias corridas na minha terra (Salvaterra de Magos), a corrida da passada Sexta-feira teve um significado especial, pois a casa estava esgotada, senti um enorme carinho por parte dos meus conterrâneos, e toureei ao lado de uma das grandes Figuras do Toureio, o Diego Ventura. Acho que correspondi às expectativas dos aficionados e o resultado nessa noite deu-me uma grande moral e deixou-me muito feliz. No dia seguinte toureei na Nazaré, e voltei a sentir-me muito a gosto. Acho que tenho na quadra três cavalos fundamentais e que me transmitem muita segurança, o Chinelito, o Conquistador e o Roncal, para além de outros… Assim sendo, os próximos compromissos vão ser todos muito importantes.

2. Como encara a sua vinda ao Campo Pequeno e, em especial, nesta fase da temporada?

AB- Sabe que do Campo Pequeno tenho as melhores recordações. Em 1994, quando aí toureei com 16 anos, venci o Prémio Incentivo, atribuído pela Associação Portuguesa de Tauromaquia; depois em 2006, a noite da minha confirmação de alternativa foi uma das mais bonitas da minha carreira; e em 2016, a actuação na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa deixou-me a pessoa mais feliz do mundo, pelo retorno e pelo impacto que teve junto dos aficionados mais exigentes. Por isso, encaro a minha ida ao Campo Pequeno, na próxima quinta-feira, com uma acrescida responsabilidade, mas com um enorme desejo de conseguir superar-me a mim própria e de agradar aos aficionados.

3. Que espera dos toiros São Torcato?

AB - É uma ganadaria com muita qualidade e que tem por hábito transmitir. Não podemos esquecer que o toureio precisa de emoção. Espero que invistam, que nos proporcionem a todos uma noite inesquecível.

O Cartel completo desta corrida é formado pelas cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista, pelo matador de toiros António João Ferreira e Nuno Casquinha e pelo Grupo de Forcados matadores das Caldas da Rainha, capitaneado por Francisco Mascarenhas. Serão lidos 7 toiros de São Torcato (três a cavalo e quatro a pé)

Guillermo Hermoso de Mendoza triunfa em Tudela



Guillermo Hermoso de Mendoza  triunfou forte com actuações de grande nível que culminaram com o corte de duas orelhas no seu primeiro e uma no segundo da Ganadaria portuguesa de Rosa Rodrigues. Curro Díaz  
cortou uma orelha a cada de toiro que para pe´foram de Aldeanueva e Gonzalo Caballero cortou uma orelha e silêncio no segundo.

Nuno Casquinha: "Ilusão imensa de regressar ao Campo Pequeno"

O Matador de Toiros português Nuno Casquinha apresenta-se esta quinta-feira, no Campo Pequeno, depois do importante triunfo de Vila Franca, na corrida do Colete Encarnado e também após uma série de triunfos entretanto alcançados no Peru, país que tem sido para ele como que uma "segunda pátria" e onde leva esta temporada 15 corridas toureadas, a esmagadora maioria delas com assinaláveis êxitos.
Na última quinzena, actuou a 16 de Julho em Lachaqui, onde indultou um toiro, recebendo como troféus as orelhas e o rabo simbólicos e saindo a ombros. Na passada quinta-feira, em Santiago de Chuco, nova saída em ombros, com o corte de duas orelhas e, este domingo actuou em Torokuma (Lima), onde, depois de uma grande faena, que malogrou com a espada, foi fortemente ovacionado.

Através de três questões, casquinha falou do seu momento actua, perspectivas e o significado da sua vinda ao Campo Pequeno.

1 – Que importância tem tido o Peru na sua carreira?

O Peru tem sido um país importantíssimo na minha carreira. Fui para lá quando aqui em Portugal tinha poucas oportunidades e posso dizer que foi uma decisão totalmente acertada. Os primeiros tempos não foram fáceis, mas pouco a pouco consegui conquistar o meu lugar, até terminar por dois anos (2013 e 2017) em primeiro lugar do "escalafon". Em relação à praça de Acho e da feira del Señor de los Milagros, alguns aficionados manifestaram nas redes sociais que eu deveria estar nos cartéis, não é fácil porque os cartéis são sempre feitos na base das figuras espanholas, mas acredito que num futuro próximo possa debutar nessa praça.

2 – Que repercussões teve na sua carreira o êxito do Colete Encarnado?

O êxito na corrida do Colete Encarnado foi fundamental para confirmar o que já tinha mostrado na feira de Outubro do ano passado. Desta vez, as lides alcançaram outra importância pela casta e exigência dos toiros da ganadaria Palha. Creio que houve uma entrega e uma disposição muito sinceras da minha parte e isso o público captou desde o início. Fiquei feliz por este triunfo, ainda para mais sendo na minha terra, mas há muito para corrigir e o que me preocupa é continuar a evoluir como pessoa e como toureiro. Por outro lado, notei uma repercussão fantástica tanto na imprensa como nos aficionados em geral e até em contratos, porque graças a este triunfo, já fui contratado para tourear na importante feira da Moita, bem como na corrida do 117º aniversário da Praça "Palha Banco" (Vila Franca de Xira) a 30 de Setembro.

3 – E o Campo Pequeno?

Tenho uma ilusão imensa em regressar ao Campo Pequeno. Uma praça importantíssima e com a qual me sinto em dívida, porque nunca tive um triunfo forte, espero que seja desta vez e assim continuar a dar razões aos aficionados para acreditarem em mim. Todos os dias treino a pensar em fazer essa faena especial dia 2 de Agosto em Lisboa, não me sai da cabeça essa corrida!

O cartel completo desta corrida é formado pelas cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista, pelos matadores de toiros António João Ferreira e Nuno Casquinha, pelos Forcados Amadores das Caldas da Rainha, capitaneados por Francisco Mascarenhas, sendo lidados sete toiros de São Torcato, três para cavalo e quatro para pé