APRESENTADOS OS CARTÉIS DA FEIRA TAURINA 2018 DA MOITA POR OCASIÃO DAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM



A empresa Rafael Vilhais Unipessoal Lda apresentou os cartéis que compõem a Feira Taurina 2018 a ter lugar na Praça de Toiros “Daniel do Nascimento” na Moita entre os dias 11 a 14 de Setembro próximo: 
Uma corrida mista, uma novilhada, duas corridas de toiros á portuguesa, uma delas concurso de ganadarias e com uma alternativa – Verónica Cabaço – compõem o certame onde o toiro-toiro, com idade, peso e trapio, são uma garantia.
Dia 11, terça-feira, 18h30 – Corrida do Município da Moita - Corrida Mista
Cavaleiro: Vítor Ribeiro
Forcados: Amadores da Moita
Matadores: Manuel Escribano, Nuno Casquinha
Dia 12, quarta-feira, 22h -Novilhada integrada no Ciclo de Novilhadas das Escolas de Toureio
Cavaleiros: Francisco Correia Lopes, Ricardo Cravidão
Forcados: Aposento da Moita
Novilheiros: João D’Alva, Rui Jardim, Filipe Martinho, Manuel Muñoz
6 novilhos APCTL
Dia 13, quinta-feira -22 horas – Corrida à Portuguesa
Cavaleiros: João Moura, António Telles, Luís Rouxinol, Francisco Palha, Miguel Moura, Luís Rouxinol jr, António Telles filho
Forcados: Amadores do Aposento da Moita
6 toiros e 1 novilho de Passanha
Dia 14, sexta-feira, 22 – Corrida Concurso de Ganadarias
Homenagem Póstuma a Fernando Quintella e alternativa de Verónica Cabaço
Toiros de Prudêncio, Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Dr. António Silva, Engº Jorge Carvalho, Canas Vigoroux
Cavaleiros: Ana Batista, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Emiliano Gamero, Andrés Romero, Verónica Cabaço (alternativa)
Forcados: Amadores de Évora e Amadores de Alcochete

Aposento da Moita sexta-feira no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita atua esta sexta-feira no Campo Pequeno, na Corrida 25º Aniversário TVI, em competição direta com os seus congéneres de Vila Franca.

Nascido de uma divergência com o grupo dos Amadores da Moita, teve a sua estreia na tarde de 25 de Maio de 1975, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, na Moita do Ribatejo, sob o comando de José Manuel Pires da Costa. Na atualidade é comandado por José Maria Bettencourt.
Ao longo de 43 anos de atividade, o grupo teve também como cabos Manuel Duque, João Simões, Hélder Queiroz, Tiago Ribeiro e João Pedro Pires da Costa.
A partir da data da sua fundação o grupo passou a atuar em várias praças, atingido rapidamente os primeiros lugares da forcadagem, competindo, de igual para igual, com os melhores grupos da época. Logo nos primeiros dez anos de atividade, o grupo apresentou-se nos principais “santuários” da tauromaquia mundial.
Em Portugal todas as feiras foram percurso obrigatório do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita: Santarém, Évora, Moita, Alcochete, Montijo, Salvaterra, Abiul, Sanjoaninas - Terceira (Açores), Almeirim, Cartaxo, Viana do Castelo, Nazaré, Montemor, Setúbal, Vila Franca, etc., terras por onde foram distribuindo amizade e altruísmo.
Mas o grupo tem, igualmente, um vasto palmarés internacional, tendo pegado no México (duas digressões), Macau, Grécia, Venezuela, Califórnia, Espanha e França.

Na corrida de 24 de Agosto, irão protagonizar acesa competição com o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneado por Ricardo Castelo, perante seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave. Em praça estarão os consagrados cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e João Moura Jr.

Nazaré: Duarte Pinto outra vez...."in Farpas Blogue "


Com a devida vénia aqui reproduzimos a crónica do Farpas. Próxima edição do Olé a ser feita neste momento para estar nas bancas quinta-feira. 


terça-feira, 21 de agosto de 2018

Duarte Pinto reafirmou na Nazaré o grande momento que está a viver


Excelente curro de Nuno Casquinha na corrida que sábado passado se celebrou na praça de toiros da Nazaré, com cerca de metade das bancadas preenchidas.
Manuel Telles Bastos esteve muito bem no seu estilo clássico e semore actual lidando bem e cravando com verdade e emoção.
Marcos Bastinhas levou as bancadas ao delírio com um toureio sério, verdadeiro e de risco e depois com a componente espectáculo e empatia total com o público - que foi ao delírio.
Duarte Pinto (foto) reafirmou o grande momento que atravessa e com que começa seriamente a distanciar-se do pelotão, destacando-se com cinco ferros curtos de verdade, lidando bem, colocando o toiro e entrando por ele a dentro com rectidão. Em alta! Público em pé em volta triunfal. Ressalva para o facto de ter actuado em cavalos que não utilizara no seu recente e apoteótico triunfo em Lisboa, todos de ferro Ortigão Costa, em especial com o "Visconde" nos curtos.
Miguel Moura arriscou uma sorte de gaiola cuja colocação do ferro não correu vem. Nos curtos foi em crescendo com excelentes ferros a quiebro muito aplaudidos, alcançando também um êxito notável.
Parreirita Cigano bem nos compridos e nos curtos irregular com o primeiro cavalo, para depois no Rio Frio estar imponente com ferros a quiebro que levantaram público das bancadas.
David Gomes brilhou com o cavalo "Campo Pequeno" numa lide dominadora com bons ferros e depois fechou com violinos de que o público tanto gosta.
Boas pegas dos grupos de forcados de LisboaRibatejo e Cascais. Dirigiu bem Francisco Calado assessorado pelo médico veterinário Dr. José Manuel Lourenço.
Excelente curro de Nuno Casquinha - toiros que andaram sempre e deram luta. O ganadeiro deu merecida volta no sexto.

Foto Pedro Batalha

JOÃO D'ALVA SAIU A OMBROS EM GUIJUELO (Salamanca) e CORTOU ORELHA NA FEIRA FRANCESA DE ROQUEFORT

João D'Alva, aluno da Escola de Toureio José Falcão de Vila Franca de Xira,  cortou, na passada quinta-feira 16 de Agosto, as duas orelhas ao novilho de Lopez Chávez no CERTAME DESTINO LA GLORIETA, saiu a ombros. 

Também ontem, domingo 19 de Agosto, em Roquefort (França) substituiu o novilheiro Alejandro Cano (colhido na feira de Dax), cortando uma orelha no primeiro novilho da ganadaria francesa de Astarc e palmas no segundo que matou, depois de dois pinchazos da ganadaria de Turquay. 

Duas excelentes actuações do João D'Alva.

Na próxima quinta-feira 23 de Agosto, toureia em Villanueva del Fresno no VI Certame de Novilhadas da Diputacion de Badajoz.

Foto: Arquivo Associação Escola de Toureio José Falcão

Elvas 22 de Setembro, sábado, 22 Horas Noite Histórica

O Coliseu Rondão de Almeida abrirá as suas portas para uma Fabulosa Corrida de Toiros em que se comemoram os 10 Anos de Alternativa de Marcos Bastinhas, numa noite que se pretende que marque a temporada 2018. Paulo Caetano regressa para abrilhantar e apadrinhar  a data alternando com Joaquim Bastinhas e seu filho João Moura Caetano na noite de Marcos Bastinhas.
Sabemos que está a ser programada uma Festa-Beberete antes da Corrida com inúmeras Figuras publicas que se associarão a este evento de uma jovem Figura que já provou que é um dos Cavaleiros que manterá bem viva a Arte do Toureio a Cavalo.
FIXEM A DATA DE 22 DE SETEMBRO 22 HORAS EM ELVAS
UMA NOITE PARA A HISTÓRIA DO TOUREIO A CAVALO

Campo Pequeno sexta-feira Corrida da TVI

É já na próxima sexta-feira a sensacional Corrida TVI com um fabuloso curro de Murteira Grave e com três Figuras do Toureio! A TVI pode vir a transmitir mais Corridas de Toiros durante as temporadas o que muito se aplaude num trabalho de bastidores da empresa do Campo Pequeno. Compete-nos a nós aficionados estar presentes no Campo Pequeno para encher a praça. 
NÃO BASTA FALAR É PRECISO AGIR E ESTAR PRESENTE!
ALGUÉM VAI FALTAR?????
E NÃO SE ESQUEÇAM QUE É NA SEXTA-FEIRA!!!

Depois da TVI teremos Pablo Hermoso de Mendoza


Corrida em Tomar


Ventura em Moura


Paulo Jorge Santos segue de triunfo em triunfo

Paulo Jorge Santos tem optado por tourear mais em Espanha que em Portugal onde é respeitado e onde contam com ele como Figura que é. Em Portugal, as empresas continuam a não lhe dar as oportunidades que merece e as condições oferecidas levam-no a fazer outras opcções não entrando em esquemas e onde não lhe pagam o justo valor.   Esta semana,  obteve importantes triunfos: dia 15 em Navabillar de Pela, com toiros de Jandilla, cortou duas orelhas; dia 16 cortou uma orelha em Monzoncillo a um toiro de Pedro Caminero; e no dia 17, em Peñafiel, frente a toiros de Sánchez Herrero, sagrou-se triunfador com o corte de três orelhas. Terá um mês de Setembro bem preenchido tal como merece. E em Portugal? Para quando as verdadeiras oportunidades?

Morreu António José Martins um Toureiro à antiga



Morreu ontem no Hospital do Barreiro, com 73 anos de idade, o antigo bandarilheiro e director de corrida António José Martins.
Natural do Montijo, onde nasceu a 3 de Fevereiro de 1945, António José da Silva Martinsapresentou-se pela primeira vez em público na praça da sua cidade em 1956. Prestou prova para bandarilheiro praticante no ano de 1966 em Almeirim, depois de ter ficado reprovado na primeira, no Montijo. A alternativa de bandarilheiro recebeu-a na Monumental do Montijo a 1 de Setembro de 1970, apadrinhado por Guilherme Pereira numa corrida em que se lidaram toiros da Herdade de Camarate e em que actuaram os cavaleiros Manuel Conde, Mestre Batista e José Lupi.
Apresentou-se em Espanha na praça de Jerez de la Frontera no ano de 1970 numa corrida de rejoneio em que saíu na quadrilha de Alfredo Conde.
Ao longo da sua digna carreira integrou as quadrilhas de diversos cavaleiros, entre os quais D. Francisco de Azarujinha, Fernando de Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl, Alfredo Conde, José Luis Sommer de Andrade, José Núncio, Afonso Correria Lopes, Joaquim Veríssimo, Jorge de Ourique, Carlos Miguel e José Prates.
Integrou também, nas suas vindas a Portugal, as quadrilhas de famosos matadores de toiros, como Paco Camino, "Litri" (pai), Ruiz Miguel, Dámaso González e outros, bem como as dos portugueses Armando Soares, José Júlio e José Simões.
Dirigiu o Clube Taurino "Os 10", do Montijo e esteve ligado à Associação de Toureio de Palmela.
Entre muitas outras distinções, em 1983 ganhou o troféu em disputa para o melhor par de bandarilhas na Feira de Campanário (Badajoz).
Depois de retirado das arenas, exerceu durante alguns anos as funções de director de corrida, cargo que desempenhou com grande rigor, paixão, aficion e dignidade.

Sentidos pesames a toda a Família.