HOJE sábado 22 de Setembro A GRANDE NOITE DO ALENTEJO EM ELVAS

Hoje pelas 22 horas realizar-se-à a Corrida do Jornal Olé! no Coliseu de Elvas com um cartel de postim. Será uma Corrida de Praça Cheia e que se pretende que seja de triunfo do Toureio a Cavalo com estilos distintos mas com a mesma vontade de todos agradarem ao publico toureando com seriedade, risco e emoção.
Ainda há bilhetes e a bilheteira estará aberta a partir das 9 horas da manhã. Não perca esta grandiosa Corrida que marcará a temporada!

Próxima edição do Olé!

Tudo sobre a Corrida do Olé em Elvas dia 22 sábado às 22 horas com Social Olé! em grande plano
Campo Pequeno e a despedida de Padilla com critica e reportagem de uma noite diferente de despedida de um Toureiro que tem a perfeita noção que chegou a hora tal como tem a perfeita noção do espectáculo e de como chegar ao publico com uma facilidade assombrosa. Assim foi Padilla no Campo Pequeno. Vale a pena ler a próxima edição do Olé!

Paulo Jorge Santos 8 orelhas e um rabo em duas corridas

O cavaleiro Paulo Jorge Santos triunfou em Espanha com o corte de 8 orelhas e um rabo em duas corridas que toureou no fim de semana frente a toiros do Matador Julio Aparicio.
Paulo Jorge Santos tem uma quadra renovada e são lhe reconhecidos os méritos sendo que no país vizinho é bastante requisitado. Por cá, no Portugal de hoje já são raras as ocasiões em que se contrat pelo mérito e pela excelência da conduta em praça.

Leia no Farpas Blogue

http://farpasblogue.blogspot.com/2018/09/luis-m-pombeiro-corrida-de-sabado-em.html

Declarações do Director do Olé Luis Miguel Pombeiro sobre a Corrida de sábado em Elvas

Juan Jose Padilla em entrevista


                                         Juan José Padilla – Desdedida da Aficion Portuguesa

O Matador de Toiros espanhol Juan José Padilla decidiu retirar-se das arenas no final da temporada e incluiu o Campo Pequeno na lista de praças de cujo público gostaria de se despedir.
A data da despedida é esta quinta-feira, numa corrida mista em que Padilla repartirá cartel com os cavaleiros João Moura Caetano e Duarte Pinto e os grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Montemor, lidando-se toiros de Herdeiros de Mário e Manuel Vinhas (quatro para cavalo) e Herdeiros de Varela Crujo (dois para pé).
A este propósito, colocámos algumas questões a Juan José Padilla que satisfez a nossa curiosidade com a disponibilidade e a entrega com que enfrenta o toiro.
1-               Quando tomou a decisão de se retirar no final desta temporada?
No ano passado, após a feira de Pilar, disse à minha família e aos meus pais, que em 2018 faria 25 temporadas em activo e pareceu apropriado que no final da temporada me despediria das arenas, depois de ter recebido do toureio mais do que alguma vez sonhara.

2-               Que balanço faz desta temporada de despedida?
Mais do que um balanço, ficam as recordações de grandes e sentidas emoções. Não houve uma única praça onde não tivesse havido um detalhe que guarde na memória. O público mostrou ter memória e tem sido muito grato comigo. Grato e respeitoso. Tudo isto tem sido também possível por muitas das empresas terem querido contar com a minha presença nos cartéis desta temporada. 

3-               Porque incluiu Lisboa nesta gíria de despedida?
Criei uns laços muito profundo com Lisboa, depois dos triunfos que obtive no Campo Pequeno. A forma como o público e a empresa me têm tratado tem sido espectacular. Aproveito para recordar e agradecer a entrega do prémio de triunfador na temporada de 2016 e o facto de, no dia da entrega, num jantar no final desse ano, no Campo Pequeno, ter sido levado em ombros pelos aficionados presentes, encontrando-me vestido de “paisano”.

4-               Como sente o público do Campo Pequeno?
Antes de mais, quero agradecer a Rui Bento Vasques a oportunidade que me deu para me apresentar no Campo Pequeno. Tinha um desejo especial de tourear em Lisboa, pela categoria da sua praça e da sua afición, uma afición tão exigente quanto sensível, que me emociona e apaixona pela sua entrega.

5-               Que mais aprecia no Campo Pequeno?
A tudo o que já referi, acrescentaria ainda as suas fantásticas instalações e a sua inigualável arquitectura...

6-               Qual o momento mais importante da sua trajectória profissional e o mais dramático?
Durante as minhas 25 temporadas de matador de toiros tive de todos os momentos que se podem viver numa carreira larga e de muito risco, mas igualmente recheada de grandes emoções. Tive muitas bênçãos de Deus e, quando digo isto, é porque estou convencido de que o sofrimento é parte da glória. Se é verdade que paguei com graves cornadas esse tributo à glória, como aconteceu em Huesca, Pamplona, Valencia e Zaragoza (a mais grave de todas) também tive imensas bênçãos divinas como foram as saídas em ombros pela Porta do Príncipe (Sevilha), o indulto de um toiro na Praça México, ser triunfador nos “Sanfermines” em vários anos, ter liderado o “Escalafón” em três temporadas, são ocasiões que significam para mim a recompensa pelo meu esforço

7-               Quantas cornadas sofreu ao longo da sua carreira?
39 cornadas contando as de alguns tentaderos.

8-               Que balanço faz da sua trajectória profissional?
Sinto-me feliz e orgulhoso de tudo quanto vivi na minha profissão. Nunca imaginei que poderia merecer tanto respeito e admiração da parte dos meus companheiros e, em geral de toda a sociedade e essa é a maior satisfação que podemos levar no momento da retirada.

9-               Como gostaria que os aficionados o recordassem?
A essa pergunta, não deveria ser eu a responder…

10-             Que conselho daria a um jovem que queira ser toureiro?
Que com disciplina, constância e tenacidade tudo se consegue...

11-             E despois do adeus às arenas…?
Estarei sempre nas mãos de Deus. Agora estou concentrado naquilo que me compete que é deixar a melhor das recordações em cada uma das arenas que piso.

12-             Gostaria de deixar uma mensagem de despedida aos aficionados portugueses?
Admiro e respeito os aficionados portugueses. Agradeço-vos de todo o coração todas as mostras de carinho e respeito que de vós recebi. Se Deus quiser, continuaremos a ver-nos, pois embora o traje de luces fique guardado, a minha pessoa continuará a apoiar e a disfrutar da festa de toiros, da nossa cultura e estarei sempre pronto para visitar Lisboa

Semanario Jornal Olé! a ser editado

Esta semana teremos mais uma interessante edição que estará nas bancas na próxima quinta-feira. A Feira da Moita, a Corrida de Portalegre e a Novilhada do Sobral e o desejado Social Olé!
Vários artigos e colunas habituais com muito interesse e actualidade.
Continuaremos a chegar aos nosso leitores e desenvolveremos este blogue dentro das nossas possibilidades sempre mantendo como prioridade o Jornal.
Agradecemos a todos a Vossa preferência.

Ana Rita continua de triunfo em triunfo

A Cavaleira Ana Rita continua a dar cartas em Espanha triunfando em todas as praças onde toureia cortando orelhas e rabos o que a torna na mais triunfadora de todos os portugueses que andam por terras de Espanha. Por cá as oportunidades são escassas e esta temporada apenas toureou na sua terra, Azambuja. Espera-se que na próxima temporada possa entrar nas grandes Feiras onde até hoje não conseguiu exactamente porque há quem tenha medo de tourear com ela...

Nesta ultima semana ,6 corridas das quais 5 portas grandes, com um total 15 orelhas e 2 rabos.
Trillo, Tordesillas, Alcañiz, Paredes de Nava, Peraleda de la Mata, Talavera la Real.

Troféus Olé! 2018 . Brevemente anunciaremos os Triunfadores!

Resolvemos voltar a atribuir os Troféus Olé! referentes à Temporada 2018 à semelhança de anos anteriores. Procuramos ser justos  destacar quem realmente mereceu e merece. Não damos prémios de consolação ou a quem não tenha futuro. A Festa é demasiado séria para se poder sequer ousar brincar com ela. Os Troféus Olé! visam dignificar a Tauromaquia e premiar quem siga o caminho da excelência. Teremos Troféus para diversas categorias e também para aficionados e pessoas que se tenham destacado na defesa da nossa causa. Teremos também os Galardões Prestígio e os Troféus Carreira. Será a Gala da Tauromaquia em local a designar mas que promete agitar as ostes da Festa Nacional.
Presidente do Municipio de Alenquer com Joaquim Bastinhas e Luis Miguel Veiga Pombeiro na ultima Gala da Tauromaquia que se realizou em Alenquer. Este ano onde será?

Social Olé! em Portalegre. Em Elvas no sábado vai ser completo e em grande!





Venha a Elvas sábado dia 22 às 22 Horas Corrida Ole! e apareça no Jornal! Contamos consigo!





Em Portalegre foi assim...

Em Portalegre Moura Caetano e Marcos Bastinhas estiveram em plano triunfal! Em Elvas no próximo sábado a expectativa é enorme para os ver actuar e disputar com garra , risco e emoção!

João Moura-Galardão Prestigio 2018

João Moura - Galardão Prestígio 2018

A empresa do Campo Pequeno atribuiu o “Galardão Prestígio 2018” ao cavaleiro João Moura, premiando assim uma carreira excepcional que influenciou a evolução do toureio a cavalo em todos os cantos do universo tauromáquico.
A entrega do “Galardão Prestígio 2018” terá lugar na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, a 11 de Outubro, com a qual encerrará a temporada do Campo Pequeno.
João Moura comemorou este ano 40 anos de alternativa, que se traduzem numa carreira excepcional, tanto em Portugal como no estrangeiro.
A atribuição do “Galardão Prestigio” é da exclusiva competência da Administração da empresa do Campo Pequeno e destina-se a distinguir pessoas individuais ou colectivas cuja acção tenha sido marcante na projecção da festa de toiros

Campo Pequeno: Corrida de Gala


Corrida de Gala 

O encerramento do Abono com uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa já ganhou raízes na programação da temporada tauromáquica do Campo Pequeno, pelo repositório de tradição e história que contém.

São dois espectáculos num só pois, para além da corrida de toiros propriamente dita, assiste-se a um cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Com a praça devidamente engalanada, desfilarão pela arena o Neto, os Pajens do Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbaleiro, os Porta-Estandartes e Alabardeiros, os coches com a respectiva tripulação (Cocheiros, Sotas e Moços de Tábua), que transportarão os cavaleiros actuantes e a mula das farpas, conduzida pelos Moços de Forcado.
No cartel desta corrida figuram os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Rui Fernandes, Francisco Palha, Marcelo Mendes e Miguel Moura e dois dos mais prestigiados grupos de forcados: Lisboa e Aposento do Barrete Verde de Alcochete. Serão lidados seis toiros da ganadaria Passanha.

Os toiros para Elvas


Campo Pequeno é já quinta feira! Grande Noite!

Você vai ficar em casa????

Na próxima quinta-feira em Lisboa realiza-se uma das Corridas mais importantes da temporada. Despede-se um Matador que é enorme que deu o exemplo do que é verdadeiramente o espírito de sacrífcio, do valor, do querer, da raça. Padilla é um hino à superação e é a prova de que quando se quer alcança-se o sonho! Homenageá-lo em Lisboa, uma das praças que sempre deu importância é um dever de todos nós. Será uma noite de glória, uma noite diferente que só o Campo Pequeno nos sabe dar. Alterna com dois triunfadores da temporada. João Moura Caetano tem tido actuações recheadas de êxitos e triunfos. Este ano em Lisboa num cartel com Pablo Hermoso de Mendoza marcou a diferença e conquistou o publico de Lisboa.
Duarte Pinto é também um caso de querer e de vontade. Soube trilhar o seu caminho degrau a degrau , sem pressas e sem atropelos consolidando o seu Toureio verdadeiramente à portuguesa. Tem classe e a 9 de Agosto marcou a diferença com uma das melhores actuações de sempre no Campo Pequeno. Com uma empresa que sabe o que faz é repetido agora com dois toiros tendo oportunidade de voltar a brilhar e a iluminar em definitivo a sua jovem carreira em que comemorará 10 Anos de Alternativa em 2019. Depende dele e claro dos toiros que lhe saiam. Os toiros de Vinhas são garantia de êxito. Que tenham o "picante" necessário e teremos uma grande noite para o Toureio a Cavalo. Os de Varela Crujo para Padilla que invistam e voltaremos recordar-nos do bom Toureio do Maestro que se retira. 
Os dois Grupos de Forcados são Santarém e Montemor...Alguém tem duvidas de que será uma grande Corrida!? Os dois Grupos com mais tradições e que com estilos diferentes têm escrito as mais belas páginas da Tauromaquia. São verdadeiros colossos na Arte de Pegar Toiros. São só rivais de sempre e passeiam categoria onde quer que peguem. São os Grupos exemplares. 
Esta é uma Corrida que deveria esgotar. Tem aliciantes para todos os gostos. Toureio moderno, Toureio à Portuguesa, Toureio a Pé, Forcados de eleição e toiros de grande nível.
Você vai ficar em casa????


O Matador Parreirita Cigano reaparece em Festival na Azambuja

Segundo nos informaram  o Matador de Toiros Parreirita Cigano reaparece por uma tarde num Festival a realizar na Praça de Touros de Azambuja no próximo dia 20 de Outubro. Segundo o próprio, "regressa para triunfar e mostrar o que vale tal como sempre fiz".
Aguardamos o cartel definitivo deste Festival.