O cartaz do Festival de Paio Pires a 7 de Abril


Dinastia Hermoso de Mendoza volta a triunfar no México!!

Desta vez foi em Ciudad Juarez que a Dinastia Hermoso de Mendoza voltou a triunfar com força numa praça quase cheia e a que a chuva deu tréguas apenas uma hora antes da corrida. Pai e filho que foram acometidos por fortes gripes não quiseram deixar de estar presentes e em boa hora o fizeram pois deixaram o publico em delírio. Pablo cortou uma orelha no seu primeiro e duas orelhas e rabo no segundo e Guillermo que no ano passado tinha cortado um rabo cortou duas orelhas no seu primeiro e uma no segundo saindo os navarros em ombros com Sebastián Torres que escutou ovação no seu primeiro e cortou duas orelhas no segundo. Lidaram-se toiros desiguais de comprtamento de San Pablo.






Depois do descanso...

Este fim de semana foi de descanso. Nada de blogue nem televisão. Fui a um bom Colóquio no Centro Cultural do Cartaxo sob o tema Toureio a Cavalo, passado, presente e futuro que foi superiormente moderado por Mauricio do Vale e participaram Manuel Jorge de Oliveira, João Ribeiro Telles , Parreirita Cigano e Manuel de Oliveira. Com bastante publico este foi o primeiro de três colóquios do mês de março no âmbito das Comemorações dos 145 anos da Praça de Toiros do Cartaxo. Foi bom recordar tempos idos que nos voltam num turbilhão de memórias simpáticas. Não sou saudosistas mas a verdade é que faz falta recordar o passado. Faz falta e é até imprescindivel para se poder falar e saber alguma coisa de Tauromaquia. Hoje esta gente sabe pouco ou nada. Mesmo os que escrevem não se preocupam em ter um minimo de cultura taurina. Os jovens toureiros deveriam ver videos ou cds do passado. Ver os toiros essencialmente e perceber que tourear não é andar no fácil e no comodismo. O toiro destapa tudo e cada vez mais o publico não topa esse faz de conta. Podem até ter gente nalgumas corridas mas é daquele social sem efeito. Do social que não vai atrás que não sai de Lisboa nem sequer para o Montijo. E isso reflecte-se nas afluências. O passado ensina-nos a projectar o futuro. E a consistência de uma carreira vem com o tempo com os toiros que vão toureando e com os triunfo com base. Muita coisa foi falada neste colóquio e muitas recordações vividas. Foi muito didático e interessante e com o publico a participar. Gentes do Cartaxo maioritáriamente.
Foi fim de semana de Olivença mas já há uns anitos que não vou lá. Não apenas porque não há Matadores portugueses nos cartéis. Não há mas podia haver. Não querem... Não vou porque para mim ainda não é tempo de toiros e as Feiras começam com Sevilha. Só nessa altura é que ponho o chip em modo Tauromaquia e deixo fluir em velocidade cruzeiro e seja o que Deus quiser. Sei que houve chuva de orelhas para todos e que correu bem. Sei que El Juanito cortou duas orelhas e esteve bem. Isso é o importante pois está a caminho de um importante passo e como tal cada triunfo é mais uma ajuda. O resto cada um diz a sua versão e de acordo com o seu sentir e como tla não tem discussão possível. Vou vendo uns videos no facebook e esta moda dos telemóveis destapa muita coisa. Ai se destapa. É bom para algum tipo de critica pois obriga a contar tudo.
E depois do descanso vem o trabalho e assim sendo logo mais já teremos o blogue actualizado.
Luis Pombeiro