Granja com bom ambiente

Está a decorrer o Festival Taurino na Granla com cerca de 3/4 de casa. Boas lides e boas pegas. Amanhã daremos conta de tudo.

E as nocturnas do Campo Pequeno estão quase aí...





O tempo passa a correr a já se aproximam com rapidez as Fabulosas Nocturnas do Campo Pequeno as grandes noites que são ponto de encontro de toda a aficion portuguesa. Contam-se os dias com ansiedade para estarmos todos presentes na inauguração da temporada com três enormes Toureiros um imponente curro de toiros e dois fabulosos grupo de Forcados. Um dia histórico na temporada 2019! Marque já na sua agenda.

Diz-se que... Confirma-se que...

-Diz-se muito e fala-se pouco...Não interessa que cartéis as empresas estão a fazer nem somos advinhos. Sabemos de alguns e não nos preocupamos em dizer se vai fulano ou beltrano a esta ou aquela praça. A titulo de exemplo sabemos que há um jovem Cavaleiro que se irá encerrar com seis toiros no princípio de Junho. A empresa ainda não nos confirmou. Vamos anunciar apenas para dizer " tal como anunciámos"??

-Confirma-se um fabuloso Festival Taurino na Chamusca que inicia as comemorações do Centenário da praça. Vai ser um ano de grandes corridas para comemorar condignamente um aniversário importante de uma praça importante e por onde têm passado as maiores Figuras do Toureio durante toda a sua história. Estão previstas quatro corridas de toiros e várias iniciativas comemorativas.

-Confirma-se também que a os 145 Anos da Praça de Toiros do Cartaxo serão comemorados com várias iniciativas sendo três  corridas de toiros e um festival e várias iniciativas de porta aberta como treino de cavaleiros e forcados, concertos de Bandas Filarmonicas , exposições, concursos de pintura e muito mais. Cada mês do ano terá uma ou mais iniciativas.

-Confirma-se que no Domingo de Páscoa dia 21 de Abril haverá corrida em S. Manços um Concursode Ganadarias em que actuarão os Cavaleiros Francisco Palha, Luis Rouxinol Jr e o Praticante António Prates que poderá tirar a Alternativa já no mês de Junho...Pegam os Amaodres de S. Manços, Real de Moura e Beja. Um cartel de juventude e competição.

-Confirma-se que o Festival da Rádio Campanário será a 16 de Março no Coliseu do Redondo e tem como actuantes António Telles, Ana Batista, o rejoneador Leonardo Hernandez e o regresso de João Maria Branco. Na lide apeada dois Matadores espenhóis Finito de Cordoba e Ginés Marin ficando de fora os Matadores portugueses... Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Redondo lidando-se novilhos de diversas ganadarias.

-Diz-se que este será o ano de renovação da Festa, que será o ano dos jovens se afirmarem definitivamente. Será? Há uma série deles com valor, com capacidade e com arte suficientes. Mas o caminho não é fácil e nunca se podem deixar ir pela moda. As modas são efemeras e dão no que dão. Há quem já tenha percebido e que tenha alinhado por modificar o caminho traçado e na temporada passada já tenha demonstrado que "venha o que vier cá estaremos prontos" mas ainda pode haver quem se deixe acomodar. Esperemos que não!

-Confirma-se que no dia 4 de Maio, sábado, na Praça de Touros de Montemor haverá uma Corrida de Touros em que se iniciam as comemorações dos 80 anos dos Forcados Amadores de Montemor. Toureiam os Cavaleiros João Moura, António Telles e Luis Rouxinol frente a toiros Palha. Será disputada a barra de ouro pelos Amaodores de Santarém e pelos de Montemor.

-Diz-se que devido à corrida anterior a Tradicional data de Estremoz passará para Domingo dia 5 pelas 16 Horas. A empresa já confirmou ao Farpas Blogue que terá preços de 10 e 15 euros pois a intenção é voltar a ter o povo na praça. Esperemos pelo cartel e cá estaremos para divulgar as iniciativas de recuperação da Praça de Estremoz numa zona onde há muita aficion.

-Diz-se que a o concurso lançado pela Junta de Freguesia de Sousel para a data tradicional de 2ª Feira de Pascoa na Praça de Touros daquela localidade terá ficado deserto... Procuram agora por negociação directa alguém que queira da r a corrida. É engraçado que os tais ditos empresários de primeira tão defendidos por alguns não concorram e não arrisquem.Porquê? Porque sabem o que custa a vida. Sabem que com tantas despesas de legalizações de quotas para aqui quotas para ali e contribuições e demais alcavalas, o preço dos toiros e tudo o resto está cada vez mais dificil montar corridas de toiros. Apoios? Cada vez menos! Chegará a altura em que serão os Toureiros e os Ganaderos que, se quiserem tourear e lidar, terão que se tornar empresários. A malta gosta de criticar os empresários e de dizer mal. Que não servem, que repetem, que isto e aquilo. Dizem dos empresários que não "entram à bilheteira"porque os "entram" não têm defeitos mas apenas virtudes. É o que temos. Ainda não se aperceberam que sem empresários não há toiros... Quando esta "leva" se for embora veremos o que se irá passar. Nada de bom , pensa-se...

- Confirma-se que aqui não damos noticias sem interesse algum e que de alguma forma possam prejudicar a imagem da Festa. Se quiséssemos por os pontos nos iiis ninguém melhor do que nós. Pode haver igual mas melhor não. Sabemos de tudo e mais do que imaginam. De há muitos anos a esta parte. Mas acima de tudo somos aficionados. Desde há muitos anos também. Não caímos aqui de paraquedas. Defendemos e damos a cara por quem a defenda. E a melhor forma de a defender é não dar noticias futeis e sem interesse...


Diz-se que logo há mais... e bom

Amanhã Festival da Granja com Forcados de Riachos e Académicos de Coimbra




Em virtude da ANGf Associação de Forcados ter aconselhados os seus associados a não pegar para a empresa organizadora do Festival de amanhã na Praça de Toiros da Granja, e estes terem seguido o conselho, cujos motivos dizem respeito a estatutos da referida associação, actuarão os Grupos não associados de Riachos e Académicos de Coimbra. Um festival de luxo com as Figuras e que se espera ter praça cheia.

Chamusca com fabuloso Festival Taurino


Parreirita apresenta a quadra dia 10 de Março na Praça de Toiros do Cartaxo

O Cavaleiro Parreirita Cigano apresenta a sua quadra ( fotos abaixo) no próximo dia 10 de Março às 15 horas num treino publico em conjunto com o jovem Cavaleiro Praticante Manuel Oliveira e com o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo, a realizar na Praça de Touros do Cartaxo. Uma iniciativa aberta ao publico e integrada nas Comemorações dos 145 anos da praça.
Aqui ficam os cavalos para esta temporada e que poderemos ver em acção na data acima mencionada
 Conde, Pedro Artilheiro
 Banquete, Rio Frio
 Fidalgo, Emidio Pinto
 Inventor Soc. Agricola Oliveira Martins

 Faquir Soc. Agricola Oliveira Martins
 Jet Set Soc. Agricola Oliveira Martins
Jivago, Mato o Demo e Jet Set Oliveira Martins
Parreirita Cigano e o seu Apoderado Ludgero Gouveia

Social Olé! Clube Taurino da Chamusca

 Ana Meira e Marco Gomes
 Duarte Pinto
 Fernando Clemente
 Francisco Palha e Ricardo Chibanga
 Ricardo Cravidão e João Moura
 João Queiroz e Catarina Bexiga
 Luís Capucha e Fátima Nalha
 Mauricio Vale
 Manuel Jorge de Oliveira e Emidio Pinto
 Dr. Nuno Castelão
 D. João Vicente, Marquês de Rio Maior e Carlos Teixeira
 Rui Bento e Nuno Castelão

 Pipas Salgueiro
 Paulo Queimado
Paulo Pessoa de Carvalho e Carlos Calado

Social Olé! Mourão

Joaquim Tapada e um amigo
Família Tereno
Mestre Simão Comenda
Miguel Félix, Vanda Ferreira e Mauricio do Vale
José Luis Cochicho e Albino Fernandes
Catarina Bexiga e João Queiroz
António Lucio e seu Pai, Fernando Clemente e Hugo Ferro
Luis Carvalho e Manuel Calejo Pires
Eng Luis Rocha

Já abriu a Temporada 2019!!!

No passado dia 1 na castiça e aficionada Praça de Touros de Mourão iniciou-se mais uma temporada de toiros que se espera seja de grande afluência de publico. Numa tarde de muito frio e chuva grande parte das pessoas preferiu abrigar-se nas galerias enquanto os mais preparados com guarda chuvas e impermiáveis se mantiveram nos seus lugares. Muito publico mesmo com as enormes condicionantes atmosféricas.
Na lide a pé Pepe Luis Vazquez teve o senão de ter muito vento a prejudicar-lhe a lide frente a um bom novilho. Mesmo assim deu um ar da sua graça, planta, arte e toreria.
Octacio Chacon que subiu uns degraus na temporada passada em Espanha mostou-se em grande nível e que já se tinha apresentado em Portugal , no Montijo, foi um dos triunfadores da tarde. Um toureiro a rever.
Nuno Casquinha esteve em bom plano, a mandar , com um bom tercio de bandarilhas e a deixar no ar que está presente para os grandes cartéis.
Roman tem maneiras, arte e vai longe. Bom Toureiro com arte que sobra.
Manolo Vasquez tem planta mas ainda tem muito para se placear mas deixou no ar sentimentos positivos.
Na parte a cavalo Ana Rita foi a heroína num piso impraticavel para os cavalos, a escorregar em demasia. O segundo comprido é bom e depois já nos curtos o cavalo escorregou e foi ao chão mas sem consequências para a cavaleira que de imediato mostrou a sua raça e se montou esquecendo o piso e arriscando tendo sido bastante aplaudida e ovacionada. Boa prestação!
Mauro Carrilho pelos Amadores de Monsaraz pegou à primeira.
Pepe Luis Vasquez
Octavio Chacon
Nuno Casquinha
Roman
Manolo Vasquez
Momento de apuro com o piso a escorregar
Ana Rita
Mauro Carrilho dos Amadores de Monsaraz

Uma Toureira alemã?

Chama-se Clara Sofie e tem geito para montar a cavalo e mesmo tourear. Faz estágio de Equitação na Quinta do Açude no Cartaxo e tem dado nas vistas por gostar de Tauromaquia. Quem sabe não será a primeira alemã a tourear a cavalo?

Badajoz e Golegã protocolam iniciativas de promoção do Cavalo

Francisco Javier Fragoso Alcaide de Badajoz e José Veiga Maltez Presidente do Municipio de Golegã assinaram um protocolo de cooperação entre a Ecuextre, Feria del Caballo y del Toro e a Feira Nacional do Cavalo em que irão desenvolver diversas iniciativas conjuntas para a promoção do cavalo e de tudo o que a ele se refere.

Corrida em Montemor dia 4 de Maio

Depois de anunciada a Corrida de Estremoz a 4 de Maio anuncia-se agora uma corrida com toiros Palha em Montemor o Novo no mesmo dia. Esta corrida fará parte das Comemorações dos 80 Anos do Grupo de Forcados Amadores de Montemor que também abrem a temporada no Campo Pequeno.
O cartel será composto por três cavaleiros, sendo ao que apurámos, e ainda não sendo posição oficial da empresa organizadora, João Moura , António Telles e Luís Rouxinol.
            

João Moura Caetano começa a 28 de Fevereiro em Aracena com Ana Rita

O Cavaleiro João Moura Caetano um dos triunfadores da passada temporada inicia a sua temporada em Aracena numa corrida em que alterna com Andres Romero e a Cavaleira portuguesa Ana Rita frentes a toiros também portugueses da Ganadaria de Dias Coutinho.


Campo Pequeno apresenta cartel da Inauguração da Temporada 2019