De 05 a 13 de maio há Festa na Chamuscao - Ascensão’18



Há Festa na Chamusca durante os dias 05 a 13 de maio. A Feira da Ascensão é um certame que tem vindo a ganhar expressão, ano após ano, não só como montra do que se produz no Concelho, mas também, do ponto de vista da festividade, da animação. Virgul, Ricardo Reis, Tatanka, David Antunes, João Pedro Pais, a Banda S.F.I.R.C. Victória, Luísa Sobral, Carolina Deslandes e Ana Laíns são cabeças de cartaz do Palco Ascensão. A Festa faz-se também, além do palco principal nomeadamente, no Palco da Juventude, no Palco do Páteo Ascensão e ainda no Palco Nylons & Popelinas, onde atuarão respetivamente, bandas de Pop/Rock e Dj’s, ranchos e grupos folclóricos, outros grupos de dança e, várias animações de rua. Um cartaz feito à medida do tamanho da Feira, este ano, com canais próprios dedicados à Festa nomeadamente, microsite, e páginas nas redes sociais de Facebook, Instagram e Youtube.
A Feira da Ascensão na Chamusca, o Coração do Ribatejo tem início no dia 5 e termo a 13 deste mês de maio, marcando no calendário do Concelho, a maior semana do ano, a Semana da Ascensão, com 9 dias de Festa. Envolta num misto de sentimentos, vaidade nas raízes e afetos lembrados, ano após ano, a Feira da Ascensão mostra alegremente o que se faz no Concelho da Chamusca, descrevendo desta forma, o carácter de uma população e da sua terra, sob várias perspetivas nomeadamente, da cultura, da produção, do empreendedorismo, da educação, entre outras.
A arte de bem receber das gentes da Chamusca que com orgulho acolhem calorosamente, os inúmeros visitantes, pode ser especialmente entendida durante esta semana, onde todos se tornam generosos anfitriões, ansiosos por mostrar a sua terra e património, os seus saberes, cultura e, produtos.
No espaço onde decorre o certame há 4 palcos onde se realizam concertos de vários tipos, representações de dança, animações e outras atividades, sendo que os eventos taurinos têm grande expressão quer diariamente, na Manga das Largadas e no Páteo Ascensão, quer em 5.ª Feita de Ascensão, dia 10, na Praça de Toiros onde se realiza a Tradicional Corrida de Toiros e, na Estrada Nacional, no troço da Rua Direita de S. Pedro, onde acontece a Tradicional Entrada de Toiros que costuma reunir milhares de pessoas, num ímpar acontecimento anual. Ainda no dia do feriado municipal, a tradição é cumprida com a Apanha da Espiga que terá como ponto de partida, este ano, o Moinho da Estrada do Campo - Estrada 16 de Setembro - cuja recuperação, será motivo de celebração e, homenagem ao trabalhador agrícola.
 O habitual dia dedicado à juventude está agendado para 9 de maio e desenhado especialmente para o público infantojuvenil, com uma vasta proposta de atividades lúdico-pedagógicas que variam entre animações, demonstrações, experimentações, etc., realizadas em parque de diversões com insufláveis e áreas de jogo, no Stand da Educação e no Cineteatro.
O Município da Chamusca, na pessoa do Presidente da Câmara, Paulo Queimado, estende convite a todas as regiões do país, para que visitem o Concelho da Chamusca em tempo de festa e tenham oportunidade de desfrutar desta verdejante e prazerosa terra, que é afinal, O Coração do Ribatejo.

Próximas Corridas






10 de Maio - Corrida Mista na 5ª feira da Ascensão na Chamusca


Corrida Mista para a Quinta-feira de Ascensão na Chamusca, dia 10 de Maio pelas 16h30m.
Irão atuar os cavaleiros Luís Rouxinol e Duarte Pinto e o matador de toiros Manuel Dias Gomes.
Para as pegas, estarão em praça Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca. Serão lidados toiros de Prudêncio da Silva para as lides a cavalo e de Falé Filipe nas atuações a pé.


17 de Maio - 12º Aniversário da reinauguração do Campo Pequeno

Na comemoração do 12º aniversário da reinauguração do Campo Pequeno, apresentamos um cartel de exceção, um cartel de triunfadores. Em praça estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, um dos triunfadores da temporada de 2017, o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, máxima figura mundial, e João Moura Caetano, que repete em Lisboa depois do notável triunfo na corrida de encerramento da temporada passada no Campo Pequeno. Pegam os grupos de forcados de Lisboa e Coruche e serão lidados seis toiros da divisa Ribeiro Telles.
Cartel de máxima categoria para comemorar uma efeméride que projetou o Campo Pequeno para as exigências de um espaço de cultura e lazer do século XXI.

Primeira Feira de Tertúlias Tauromáquicas dá a conhecer a riqueza do património material e imaterial ligado à Festa Brava

A Feira de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira realiza a sua primeira edição no fim-de-semana de 05 e 06 de maio, na Praça de Toiros Palha Blanco (espaço do antigo restaurante “Redondel”) e também na zona envolvente, junto ao Monumento ao Forcado e no Largo 5 de Outubro. Para além de dar a conhecer a diversidade e valor patrimonial do espólio existente nas tertúlias, a iniciativa inclui a realização de novilhada e largada de toiros, colóquio e momentos musicais, e também a Corrida de Toiros das Tertúlias, a realizar a 5 de maio.
Esta iniciativa, promovida pela Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e tem como principal objetivo dar a conhecer o papel fundamental das tertúlias tauromáquicas na promoção da Festa Brava e na afirmação das tradições tauromáquicas, indissociáveis da identidade deste Concelho.
Com uma programação diversificada, onde as vertentes gastronómica, musical e lúdica não foram esquecidas, espera-se que a I Feira das Tertúlias Tauromáquicas suscite um interesse alargado das populações pela atividade destas tertúlias, enquanto elementos únicos e identificativos da Cultura Tauromáquica. Atualmente, existem mais de 50 tertúlias tauromáquicas no Concelho de Vila Franca de Xira, particularmente na cidade-sede do Concelho, mas também em Alhandra, Cachoeiras, Castanheira e Póvoa de Santa Iria.

Rui Jardim em grande plano no Cartaxo

O novilheiro-praticante Rui Jardim, da Academia de Toureio do Campo Pequeno exibiu-se em grande plano no festejo de quarta-feira no Cartaxo, o segundo do “IV ciclo de novilhadas de promoção de novos valores”.
Bem com o capote, e variado nos quites, Rui Jardim esteve solvente com as bandarilhas, destacando-se num par a quiebro e, com a muleta, sobressaiu pela profundidade e temple das séries por ambos pitóns.
Os novilhos para a lide a pé, da ganadaria S. Torcato, que investiram com classe e bravura, proporcionaram também boas actuações a João D’Alva (Escola de Toureio José Falcão), que confirmou o seu bom momento e Filipe Martinho (Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita), uma agradável surpresa.
A cavalo exibiram-se Francisco Correia Lopes, Ricardo Cravidão e Manuel Oliveira, que registaram actuações agradáveis, frente a novilhos colaborantes, do Dr. António Silva e Silva Herculano (dois)
Pegaram com galhardia os Forcados Amadores do Cartaxo.

Fotos de Rui Jardim da autoria de: João Silva

As datas oficiais do Grupo de Forcados Amadores de Coruche

José Tomás, Cabo do GFA de Coruche, anunciou as datas que estão até ao momento oficialmente acordadas em que o grupo irá estar presente nesta temporada.
Destaque para o mês de Maio em que irão ter 4 Corridas de grande responsabilidade. 

  • 6 de Maio: Vila Franca de Xira
  • 13 de Maio: Salvaterra de Magos
  • 17 de Maio: Campo Pequeno
  • 27 de Maio: Coruche
  • 7 de Julho: Coruche
  • 28 de Julho: Foz do Sizandro
  • 12 de Agosto: Aldeia da Ponte
  • 17 de Agosto: Coruche
  • 23 de Agosto: Baião
  • 9 de Setembro: Sobral de Monte Agraço