Pedro Penedo volta à cordialidade com Gonçalves e Ventura

O Apoderado Pedro Penedo andava há alguns anos de relações cortadas com o Cavaleiro Filipe Gonçalves e com António Ventura pai do Rejoneador Diego Ventura. Felizmente para todos a cordialidade eamizade voltou a quando do funeral do seu irmão Francisco e foram calorosos e verdadeiros os cumprimentos entre eles deixando explicito que se houve algo que os separou está ultrapassado.
Assim é que deve ser pois a Festa precisa é de união entre as pessoas de bem.
 Pedro Penedo e Filipe Gonçalves uma dupla que fez sucesso
Pedro Penedo e António Ventura aqui com o Filipe e a Mara o seu pai e Chalana Marques

Mensagem de Pedro Penedo

Aqui fica a mensagem de Pedro Penedo agradecendo a todos os que estiveram presentes no Velório, Missa e Funeral do seu irmão gemeo Francisco ou que de alguma forma fizeram chegar as condolências.


Meu irmão partiu, eu fiquei. Metade de mim partiu com ele, deixou-me, éramos dois em um, nada fazíamos sem falar com o outro, mas agora já não o tenho para partilhar as nossas conversas, as nossas confidências.
Estou a escrever estas palavras sentado na secretaria dele, as lágrimas não sou capaz de as segurar, mas tenho de as escrever, não podia passar sem fazer este texto de agradecimento aos amigos dele.
A Igreja estava cheia com gente de todo o ponto do país, de norte a sul.
Agradecer a todos os amigos que aqui se deslocaram para o último adeus, empresários, políticos, cavaleiros, ganaderos, forcados, amigos de longa data - a todos os presentes, muito obrigado.
Não podia deixar de agradecer a uma família em especial, a família Rouxinol, era com o Luís um irmão, com o Luis André com um pai, pelos anos que passaram juntos, tantos e tantos momentos de triunfos e alegria. Agora o destino separou-os, eles ficaram para continuar os triunfos, o meu irmão partiu.
O meu muito obrigado a todos os que estiveram presentes, aos que me contactaram pelo telefone, mensagem, mail, etc.
Enterrei o meu machado de guerra com uma pessoa que tantas vezes o meu irmão me pediu - até que chegou a hora de o fazer.
O meu muito obrigado a todos.
Ele partiu, eu fiquei -  para vos agradecer.
O meu Muito Obrigado.

Pedro Penedo

Missa e Funeral de Francisco Penedo amanha no Sobral

As cerimónias funebres de Francisco Penedo falecida ontem serão amanhã a partir das 10 horas na Igreja do Sobral de Monte Agraço com missa às 15 Horas e seguidamente será sepultado no cemitério de S. Quintino.

Pedro Brito de Sousa apela ao respeito pela Moita


Pedro Brito de Sousa, Presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, proprietária da Monumental Daniel Nascimento na Moita do Ribatejo discursou durante a Tradicional entrega de prémios daquela empresa aos denominados Triunfadores da Temporada naquela praça. O discurso que a seguir se publica na integra foi retirado, com a devida vénia, do site Touro e Ouro. 
Pedro Brito de Sousa dá o mote do apoio que deve ser dado àquela importante Praça não dizendo ainda se a mesma irá a concurso ou possa ger gerida directamente pela SMT com acompanhamento de alguém, sendo que se comenta que poderá ser o Gestor do Campo Pequeno Rui Bento o homem que poderá vir colocar esta praça outra vez no mapa... 

"É importante e gratificante, ver esta sala cheia e de gente bem disposta. Geralmente, nestes jantares dou uma nota de boas-vindas, muito rápida, cito os triunfadores, mas hoje, hoje tenho que dizer mais qualquer coisa. Porque… parece-me que a Moita ultimamente tem sido mal tratada, talvez até, algumas vezes desrespeitada e somos nós, os moitenses em geral, os aficionados em particular, que temos de tomar providências e tomar atitudes para que isto não se volte a repetir. A Moita, taurinamente falando, não é uma terra qualquer. A Moita dá toiros desde 1937. A Moita tem uma praça com categoria, com todas as condições, de excelência… A Moita tem uma escola de toureio, que é em Portugal a que tem mais alunos inscritos e mais novilheiros a tourear, a Moita tem dois grupos de forcados, tem cinco matadores de toiros, tem diversos bandarilheiros em actividade e tem uma afición que não pode ser desprezada e somos nós, volto a referir, moitenses, de forma individual e colectivamente e até instituições da terra, que temos de a defender, à nossa terra, à nossa praça, à nossa gente. Temos de reflectir, reflictamos todos, e nesta reflexão, não reflictamos sobre o que a Moita nos pode dar, mas pensemos, naquilo que possamos todos dar mais um bocadinho à nossa terra, à nossa praça, à nossa gente, à nossa feira… porque a Moita não pode voltar a ser desrespeitada!

Moita sem empresário

Da Sociedade Moitense de Tauromaquia recebemos o comunicado que a seguir publicamos. Acrescentamos ainda que um segundo comunicado dá conta que o Empresário cessante, Rafael Vilhais cumpriu na integra o seu contrato.                                                        

 COMUNICADO

                A Sociedade Moitense de Tauromaquia, SA e a empresa
Rafael Vilhais, unipessoal, informam que cessaram, por mutuo acordo, a
relação contratual, que mantinham, para a exploração tauromáquica da
Praça de Toiros Daniel do Nascimento.

A Administração da S.M.T.

Montemor-o-Velho contra Ministra da Cultura

Montemor-o-Velho reforça críticas à ministra da Cultura
Moção de Protesto contra declarações de Graça Fonseca aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal
Não pára de aumentar o número de vozes contra as declarações da ainda ministra da Cultura, Graça Fonseca. Aos 44 municípios com atividade taurina, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, junta-se agora Montemor-o-Velho que considera discriminatória a exclusão da Tauromaquia da proposta de redução do IVA de 13 para 6 por cento nas atividades culturais.
“É mais um sinal para o Governo perceber que este assunto não está esquecido. Os portugueses não esquecem as declarações de Graça Fonseca e somos cada vez mais a considerar que não está preparada para o cargo”, considera Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia. 
Em reunião do executivo municipal, no passado dia 19 de novembro, foi aprovada por unanimidade a Moção de Protesto que lamenta e repudia as afirmações de Graça Fonseca durante a discussão do Orçamento do Estado para 2019. A ainda ministra, recorde-se, insultou todos os portugueses e em especial os que apoiam a Festa Brava, ao afirmar que a “tauromaquia não é uma questão de gosto, mas de civilização”.
No documento apresentado pelo vereador Aurélio Soveral Rocha (PPD/PSD-CDS-PP), justifica-se a tomada de posição com a existência de espetáculos tauromáquicos “desde o início do século passado” no concelho, embora Montemor-o-Velho não pertença à secção de Municípios com Atividade Taurina da ANMP.
Sobre as declarações de Graça Fonseca, a Moção de Protesto repudia a posição da ministra: “Ainda por cima vindo de quem vem, de alguém que tutela ao mais alto nível do Estado uma pasta tão importante como é a da Cultura, que tem o dever de defender e proteger as diversas sensibilidades de arte”.
O município de Montemor-o-Velho é mais um, com gestão PS, que se junta ao coro de protestos contra a discriminação da tauromaquia em sede do Orçamento do Estado. No total, são já 26 os municípios socialistas que contestam as afirmações da ministra e também de António Costa.

Francisco Penedo partiu cedo demais...

Faleceu ontem o aficionado e apoderado Francisco Penedo vitima de ataque cardiaco fulminante. Era acima de tudo um bom aficionado e um grande empresário e comercial de tractores que veio para a Festa de Toiros por paixão e aficion tendo-se destacado no apoderamento de Luís Rouxinol e também do seu filho Luís Rouxinol Jr. .
À Família apresentamos os nossos sentimentos