Rui Jardim na Aula Prática do Cabo da Lezíria



Rui Jardim, aluno da Academia e Toureio do Campo Pequeno, participou sábado numa Aula Prática, no tentadeiro do Cabo da Lezíria, organizado pela Escola de Toureio José Falcão.
Perante quatro novilhos de Falé Filipe, com boas condições de lide, e que proporcionaram boas faenas, Rui Jardim alternou com os espanhóis Caetano Lopez (Málaga) e Alejandro Rivero (Badajoz) e Duarte Silva (Escola de Toureio José Falcão).
Estava em disputa um troféu para a melhor faena, que foi conquistado por Alejandro Rivero.

Francisco Moita Flores, consagrado escritor e aficionado, faz a seguinte síntese da tauromaquia de João Moura:

“João Moura é um marco histórico da tauromaquia portuguesa. A maneira de abordar a lide
foi, na época, de tal modo inovadora que embasbacou multidões em delírio. Nunca se vira tal
arte nas praças portuguesas e, rapidamente, entrou para a galeria dos grandes protagonistas,
ao lado de João Branco Núncio, Simão da Veiga, Mestre Baptista. Ver tourear este cavaleiro, e
a escola que criou, é entrar numa outra dimensão da Festa Brava. Que a vida lhe sorria
durante muitos anos para prazer de uma multidão de aficionados que o associa ao que de
melhor se fez em Portugal no domínio do toureio equestre”.

PRÓTOIRO EM ESPANHA PARA EXPLICAR MODELO PORTUGUÊS

‘Como gerir a imagem da tauromaquia no século XXI’



A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia participa este sábado (dia 2) no congresso internacional ‘CITA Encuentros por la Tauromaquia’ em Antequera (Málaga).



Além da Prótoiro, por Portugal, e da anfitriã Espanha, vão estar também presentes representantes de países com tradição tauromáquica como são os casos de México e França.



Como gerir a imagem da tauromaquia no século XXI’ é o tema central da intervenção da Prótoiro, que se fará representar por Hélder Milheiro.



A partilha de ideias e conhecimento entre realidades tão diferentes promete abrir novos caminhos e estratégias para a promoção e dinamização de ações na área da tauromaquia em Portugal.

PRÓTOIRO E MISERICÓDIAS UNIDAS PELA TAUROMAQUIA

Protocolo de cooperação assinado este sábado em Estremoz



A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia e a União das Misericórdias Portuguesas assinam este sábado, dia 2 de junho, em Estremoz, um protocolo de cooperação, que tem como principal objetivo a dinamização e promoção de ações na área da tauromaquia enquanto património cultural de Portugal.



Esta é uma etapa que há muito se justificava, até porque as misericórdias são proprietárias da maioria das praças de toiros em Portugal. Assim, a UMP passa a integrar a direção da Prótoiro, consolidando desta forma a centenária ligação das misericórdias à tauromaquia.



A assinatura deste protocolo vem reforçar a já de si forte relação da tauromaquia às grandes causas sociais, sendo para isso a UMP um parceiro fundamental.



Para Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Prótoiro, “este é um passo muito importante para a atuação da Prótoiro” e explica: “Permite ter à mesma mesa o representante da maioria dos proprietários de praças de toiros em Portugal, junto com todos os restantes stakeholders da tauromaquia portuguesa, podendo dessa forma pensar de modo mais abrangente e profundo o setor da cultura tauromáquica portuguesa, a estratégia de desenvolvimento do mesmo e o seu impacto social".



Já Manuel Lemos, presidente da UMP, considera que “o protocolo é uma mais-valia, pois permite que todos estejam mais próximos na promoção dos valores e desenvolvimento da tauromaquia enquanto atividade cultural”. “Antes da criação do Estado Social, as receitas das Praças de Toiros eram a principal fonte de rendimento para as misericórdias poderem fazer o seu trabalho”, conclui.



A cerimónia de assinatura do protocolo será realizada na arena da Praça de Toiros de Estremoz, momentos antes do início da corrida promovida pela UMP.



A tradicional corrida das misericórdias vai contar com os cavaleiros Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Francisco Palha, Luís Rouxinol Jr. e a praticante Verónica Cabaço. Os forcados são de Santarém e de Évora.


PRÓXIMA SEXTA NAS BANCAS!!!! Jornal Olé -Edição 426 | 01.jun.2018

EDITORIAL  “Á mulher de César, não lhe basta ser séria...” assinado por António Lúcio
COLUNAS SEMANAIS
NAZARÉ TAURINA – “Praças de toiros no século XIX” assinada por Joaquim Faustino Ângelo
EM TOUREIRO – “Júlio Pomar deu a cara” assinada por Maurício do Vale
ATRÁS DO BURLADERO – “Gente diferente, Dr. Luís Miguel Pombeiro” assinada por João Cortesão
DEL ALMA – “Se faz sentir... faz sentido” assinada por Sandra Batalha
MEMÓRIAS DA FESTA - assinada por Luís M. Barroso
TOIROS CÉLEBRES - assinada por Luís M. Barroso
REPORTAGENS DE CORRIDAS DE TOIROS
Moita do Ribatejo 26.mai.2018
Azambuja 27.mai.2018
Coruche 27.mai.2018
GALERIAS DE “SOCIAL”
Azambuja 27.mai.2018
Moita do Ribatejo 26.mai.2018
FESTAS POPULARES
Azambuja | Centenária Feira de Maio de 24 a 28.mai.2018
RÚBRICAS RECENTEMENTE INAUGURADAS
“O OLÉ DOS GAIATOS” - Espaço dedicado aos aficionados mais jovens, para que a pequenada (até aos 12 anos) possa expressar através de desenhos ou textos os seus sentimentos ou opiniões sobre a Tauromaquia. Os participantes devem enviar os seus trabalhos para o nosso email da redação: ole.jornaldetauromaquia@gmail.com
Juntamente deverão ainda enviar uma foto tipo passe do autor e respetivo nome para identificação. Iremos selecionar um desenho por semana!
“O OLÉ ACONSELHA” – Espaço onde divulgamos livros, livros, DVDs e outros artigos que consideremos ser do interesse dos leitores
AGENDA TAURINA
Próximas corridas de toiros no Continente e Açores

II Feira do Vinho e do Cavalo em Aldeia Gavinha | De 8 a 10.jun.2018


Jantar Comemorativo dos 50 anos de alternativa de JOSÉ FALCÃO

No próximo dia 23 de junho, Sábado, assinalam-se os 50 anos da Alternativa de José Falcão. Para comemorar o evento o Clube Taurino Vilafranquense organiza, com o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, um jantar que contará com a presença confirmada de José Júlio, Ricardo Chibanga, Victor Mendes e Rui Bento Vasques.
INSCRIÇÕES ABERTAS

Elísio Summavielle - Sobre os 40 anos de Alternativa de João Moura

Elísio Summavielle, presidente do Centro Cultural de Belém, antigo Secretário de Estado da Cultura e aficionado assumido, expressa a sua opinião sobre a evolução que João Moura trouxe ao toureio a cavalo:

"Mestre João Moura fez História no toureio a cavalo, quando a todos deslumbrou desde meados dos anos 70, com o seu célebre cavalo "Ferrolho". A revolução aconteceu no momento em que as regras clássicas do toureio deram com essa virtuosa novidade de uma brega contagiante, emotiva como nunca, feita da proximidade obsessiva, colada, oferecida, da garupa à cara do touro, com o máximo temple e emoção até ao momento do ferro. A lide de João Moura marcou e formou as gerações que lhe sucederam ao longo destes 40 anos de alternativa, que em boa hora se celebram na nossa Monumental de Lisboa." 

João Moura comemora 40 anos de alternativa na corrida a realizar a 7 de Junho no Campo Pequeno, em que alternará com os seus filhos, os cavaleiros João Moura Jr. e Miguel Moura, completando o cartaz o novilheiro João Augusto Moura, seu sobrinho. Pegam os grupos de Forcados de Portalegre, Arronches e Monforte. Lidam-se 6 toiros para cavalo, sendo 3 de Manuel Coimbra e 3 de Romão Tenório e 1 novilho para lide a pé da ganadaria Torre d’Onofre.

A MAIS ESPERADA NOTÍCIA: Maestro Joaquim Bastinhas regressa às arenas

Figura impar e inconfundível do toureio a cavalo, Maestro Joaquim Bastinhas anunciou hoje ao final da manhã o seu reaparecimento nas arenas esta temporada, em que irá tourear 8 corridas.

Cavaleiro que possui uma alegria e energia contagiante quando em praça, será garantidamente dos toureiros portugueses que mais gente leva às nossas praças.

Neste seu regresso, o Maestro Joaquim Bastinhas, terá a seu lado como apoderado Rogério Amaro.

Enhorabuena Maestro!

Gonçalo Nuno Lagem - Sobre os 40 anos de alternativa de João Moura

Gonçalo Nuno Lagem
(Presidente da C.M. Monforte)

Quando falamos de João Moura, falamos obviamente de Monforte. Foi assim que João Moura sempre quis que fosse.
É inquestionável que houve um toureio a cavalo antes de João Moura e há um toureio a cavalo depois de João Moura. Ele introduziu há 40 anos, quase tudo, o que de inovador há, ainda hoje, na arte de Marialva. As bregas bem ligadas, as sortes apertadas, a batida ao pitón contrário, o ladear, os remates dos ferros, as vantagens ao toiro, a emoção, o risco e toreria. O menino de oiro de Monforte, filho de um grande cavaleiro, sobrinho de um ganadeiro de excelência, João Moura pai e António Benito Moura, respetivamente, legaram-lhe metade dos ensinamentos necessários para ser a referência que é hoje João Moura no Mundo do toureio a cavalo. A outra metade, foi inequivocamente dele. A vocação, a genialidade, a paixão e o trabalho árduo em cima das montadas, foram os restantes fatores que justificam o sucesso da carreira do João António.
Pelo seu amor à terra, foi sempre a Monforte, que o João António regressou, e onde tem o seu Porto de Abrigo. Toda a Sociedade lhe tem um enorme respeito, sobretudo pela humildade, que lhe é reconhecida, mesmo quando o mundo estava a seus pés e a sua carreira no auge. Ele foi sempre o mesmo. O nosso grande embaixador. O nosso querido menino João António.
Bem haja João, pelos seus 40 anos de alternativa e por ser o Monfortense de grande orgulho que é.