Toiros na Póvoa de Varzim só em 2020

TOURADA NA PÓVOA DE VARZIM REAGENDADA PARA 2020
O Clube Taurino da Póvoa e a promotora Aplaudir decidiram reagendar a tourada deste domingo para julho de 2020, em virtude da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto e da instabilidade das condições meteorológicas que podiam ameaçar a realização da corrida até ao final desta temporada (1 de novembro).
Todos aqueles que já tinham comprado bilhete, podem solicitar a devolução do valor no local onde o ingresso foi adquirido. 
A nossa preocupação sempre foi a valorização da cultura taurina e proporcionar um bom espetáculo tauromáquico a quem se deslocasse à praça amovível. Não seria uma questão burocrática, como a invocada pelo TAF, que nos iria impedir de realizar a corrida ainda em 2019. Para nós, seria sempre uma questão de tempo. 
O TAF analisou o pedido de instalação da praça de touros e deu razão em toda a linha à organização, embora tivesse considerado ser necessária a entrega de um documento do proprietário indicando expressamente a não oposição para a montagem da praça de toiros.
Assim, para que todos os aficionados e defensores da liberdade possam usufruir em pleno de um espetáculo cultural do mais alto nível, a decisão foi tomada.
Em julho de 2020 as touradas voltarão à Póvoa de Varzim

Chamusca Capital da Aficion 2019



Festival de Beneficiência em Beja


Hoje em Lisboa a grande noite de exaltação ao Toureio a Cavalo


Depois dos triunfos de Redondo e Montoro João Moura Caetano hoje no Campo Pequeno



Em 2018 João Moura Caetano foi um dos triunfadores do Campo Pequeno. Na Corrida em que alternou com Pablo Hermoso de Mendoza , João afimou-se e confirmou-se definitivamente na Catedral Mundial do Toureio a Cavalo e logo frente a uma das maiores figuras de sempre e um dos mais adorados pela aficion lisboeta. Todos se lembrarão das duas actuações que teve e que foram um hino e ficaram escritas nas páginas da nossa história.
Este ano alcançou triunfos em Portugal e Espanha. Com uma quadra renovada onde pontuam o Baco e o Campo Pequeno tem demonstrado o seu verdadeiro valor. Quando ao longo dos anos e em relação a este Cavaleiro falo "da dificil facilidade" sei do que falo e ao que me refiro. João Moura Caetano não é mais um interprete do Toureio a Cavalo. João tem uma concepção muito própria e procura atingir a perfeição através da sua arte em que alia as regras com o temple. Devagar, marcando bem os tempos, com o cite, a viagem, o quarteio, a reunião, a cravagem aos estribo e o remate. Se somarmos a tudo isto o temple com mando temos tudo o que pretendemos o que é mais dificuil mas que com ele até parece mais fácil e daí chamarmos a " dificil facilidade". Há que saber ver e saber entender. O seu Toureio não é para todos e exige conhecimentos. É para verdadeiros aficionados e que saibam de Toureio a Cavalo. Logo à noite pela RTP muitos dos que estão a ler estas palavras poderão perceber o que digo. Se tiver a sorte de que o toiro sirva pois sendo uma corrida de seis cavaleiros todos eles dependem muito do toiro que lhes toque.
Recentemente no Redondo, com um lote de toiros que não facilitaram demonstrou a sua maturidade ao dar aos seus adversários a lide ideal. Triunfa-se não apenas com os toiros que nos servem ao nosso tipo de toureio mas também e com mais valor ainda aos que não servem e que teremos de adaptar ao nosso conceito. No Redondo isso aconteceu. Assim como Francisco Palha teve o melhor da tarde e com ele triunfou. Mas, no computo das duas lides e para quem entende e não anda atrás das canas dos foguetes, Caetano afirmou-se e montou catedra. Tal como em Montoro na segunda lide que foi de excepção. Uma das melhores.
Hoje à noite o Campo Pequeno estará cheio se não esgotado para uma corrida de seis cavaleiros que irão ter como mote a competição. Que os toiros invistam e que Deus reparta a sorte entre todos!

Eleições e tauromaquia

O povo votou e o povo é quem mais ordena! Pese embora os níveis de abstenção serem cada vez maiores e muito preocupantes pois demonstram a falta de interesse da maioria da população, as eleições decorrerem em ambiente calmo e o povo deu o seu veredicto. Ganhou o PS embora sem maioria absoluta o que não impede de formar governo e governar com ou sem acordos com a extrema esquerda e com o PCP. Os votos dos aficionados dispersaram-se por diversos partidos e também muitos pela abstenção. Falei com vários amigos e conhecidos e aqueles que quiseram dizer onde votaram mostraram bem as opções diversas onde colocaram os votos. Só não conheço quem tenha votado no BE e no PAN. E a propósito disto e do PAN ter eleito 4 deputados acho que fomos nós próprios que divulgámos m demasia este partido chamando a atenção para que eles existiam. Sempre contra demos-lhe tanta publicidade que a maioria dos amantes dos gatos e dos cães em apartamentos foram atrás deles. Como dizia o director do Expresso o PAN arrasta para as suas hostes as pessoas que se sentem sós e que vivem sós tendo como companhia os animais de estimação. Elegeram 4 deputados com votações pequenas e em Setubal até elegeram uma senhora que não conhecia o programa do Partido... Não faz diferença nenhuma que o PAN tenha elegido 4 deputados. Nós da Tauromaquia estamos dentro da legalidade e a força da nossa razão não pode ser tocada porque esse partido tem 4 representantes na AR. Que somados aos do BE fazem alguns antis. Mas, O BE perdeu votos. Como irá continuar a perder. E os votos do PAN são de protesto não são votos fixos e de crença. Daí que a malta da tauromaquia deve deixar de dar importância a essa gente e se eles continuarem a fazer petições, se eles intervierem na AR a dizer mal das Touradas não devemos reproduzir essas situações para não lhes dar ainda mais visibilidade. Não há drama nenhum na eleição dessa gente. Há deputados em todos os outros partidos que degendem a Tauromaquia e que conhecem bem a realidade portuguesa. Na CDU, no PS , no PSD e no CDS há uma maioria que defende a tradição e a cultura portuguesa . Nenhum destes partidos vai atrás de modas, modas essas que apenas enganam os mais incautos nas grandes cidades como Lisboa, Porto, Setubal e Braga. Apenas nestes distritos essa gente pode eleger algum deputado se a abstenção continuar nos niveis que tem estado. Basta que a abstenção baixe para os 30% para que o PAN fique deputados... Quanto ao BE a tendência será a de manter os seus apaniguados da extremas esquerda que vieram da UDP e outros mas os mais flexíveis voltarão ao PS e à CDU de onde vieram.
Parem de andar a promover esta gente. Assim como parem de andar dentro da própria tauromaquia com guerrinhas e invejas. Cada um pode ser de que partido seja desde que defenda a tauromaquia. E pode explanar as suas ideias. Vivemos em liberdade e assim continuaremos. Há que acabar com esse dogmas ainda existentes da esquerda e da direita que só neste país ainda continuam. Há que ser livre mas afirmar essa liberdade admitindo numa democracia há várias opções e que todas elas são válidas. Criticas superficiais e sem nexo a nada levam. Por todo o país foram eleitos deputados que defendem a causa dos toiros. De norte a sul do país há deputados que conhecem bem a realidade da tauromaquia e que lutarão por ela. Por isso não me preocupo com as acometidas dos antis. Têm a importância que têm mas sem alarmes e principalmente sem sermos nós a divulgá-las. Pensem nisso.