Depois dos triunfos de Redondo e Montoro João Moura Caetano hoje no Campo Pequeno



Em 2018 João Moura Caetano foi um dos triunfadores do Campo Pequeno. Na Corrida em que alternou com Pablo Hermoso de Mendoza , João afimou-se e confirmou-se definitivamente na Catedral Mundial do Toureio a Cavalo e logo frente a uma das maiores figuras de sempre e um dos mais adorados pela aficion lisboeta. Todos se lembrarão das duas actuações que teve e que foram um hino e ficaram escritas nas páginas da nossa história.
Este ano alcançou triunfos em Portugal e Espanha. Com uma quadra renovada onde pontuam o Baco e o Campo Pequeno tem demonstrado o seu verdadeiro valor. Quando ao longo dos anos e em relação a este Cavaleiro falo "da dificil facilidade" sei do que falo e ao que me refiro. João Moura Caetano não é mais um interprete do Toureio a Cavalo. João tem uma concepção muito própria e procura atingir a perfeição através da sua arte em que alia as regras com o temple. Devagar, marcando bem os tempos, com o cite, a viagem, o quarteio, a reunião, a cravagem aos estribo e o remate. Se somarmos a tudo isto o temple com mando temos tudo o que pretendemos o que é mais dificuil mas que com ele até parece mais fácil e daí chamarmos a " dificil facilidade". Há que saber ver e saber entender. O seu Toureio não é para todos e exige conhecimentos. É para verdadeiros aficionados e que saibam de Toureio a Cavalo. Logo à noite pela RTP muitos dos que estão a ler estas palavras poderão perceber o que digo. Se tiver a sorte de que o toiro sirva pois sendo uma corrida de seis cavaleiros todos eles dependem muito do toiro que lhes toque.
Recentemente no Redondo, com um lote de toiros que não facilitaram demonstrou a sua maturidade ao dar aos seus adversários a lide ideal. Triunfa-se não apenas com os toiros que nos servem ao nosso tipo de toureio mas também e com mais valor ainda aos que não servem e que teremos de adaptar ao nosso conceito. No Redondo isso aconteceu. Assim como Francisco Palha teve o melhor da tarde e com ele triunfou. Mas, no computo das duas lides e para quem entende e não anda atrás das canas dos foguetes, Caetano afirmou-se e montou catedra. Tal como em Montoro na segunda lide que foi de excepção. Uma das melhores.
Hoje à noite o Campo Pequeno estará cheio se não esgotado para uma corrida de seis cavaleiros que irão ter como mote a competição. Que os toiros invistam e que Deus reparta a sorte entre todos!