Campo Pequeno TV os momentos de 2018

Os Momentos 2018

Em 2019 o Campo Pequeno TV vai continuar a promover a tauromaquia nacional abordando uma multiplicidade de temas que compõem esta arte.
Recordando o ano passado, está disponível em grelha, um programa com as imagens que marcaram o Campo Pequeno TV em 2018.
Clique em
e assista a um excerto deste programa retrospectivo.

Campo Pequeno TV - Disponível na posição 164 do MEO ou no videoclube da NOS e disfrute de mais de 150 programas!

Touradas com mais espectadores!!!




Touradas aumentam espectadores
pelo segundo ano consecutivo
Mais de 440 mil espectadores nas praças de toiros em Portugal em 2018
mostram que crescimento da Tauromaquia é uma realidade incontornável.
Região norte lidera taxa de ocupação; Albufeira é a cidade com mais espetáculos.
O número de espectadores em corridas de toiros em Portugal aumentou pelo segundo ano consecutivo, numa demonstração inequívoca e incontornável da força desta atividade cultural no País. Ao longo de 2018, mais de 440 mil pessoas assistiram a corridas de toiros, ou seja, mais 5 mil do que os 435 mil registados em 2017. Este crescimento reflete-se também na média de pessoas por corrida: em 2014 era de 2240, quando em 2018 foi de 2654. O Campo Pequeno, em Lisboa, foi a praça com mais público (77 mil) em 2018, mais 15 mil do que em 2017.
Albufeira, tal como em anos anteriores, é a cidade com mais espetáculos (25), seguida de Lisboa (14) e Vila Franca de Xira (12). No que diz respeito à taxa de ocupação em corridas de toiros, a região Norte do País lidera destacada com 91 por cento, contrariando a ideia falsa de que não há afición acima do Mondego. A região dos Açores regista uma taxa de 71 por cento, seguindo-se Centro e Alentejo, ambas com 69 por cento.
De norte a sul do Continente e também nas Ilhas houve espetáculos tauromáquicos em todos os distritos, com exceção para Aveiro, Braga e Vila Real. A confirmar a fortíssima adesão da afición nortenha, as corridas de toiros realizadas nos distritos de Viseu e Viana do Castelo registaram 100 por cento de ocupação e no Porto 98 por cento. O distrito do Porto tem o maior crescimento nacional na taxa de ocupação em corridas de toiros passando de 44% (2017) para 98% em 2018.
A vitalidade da Tauromaquia em Portugal fica também espelhada nos resultados obtidos na transmissão televisiva de quatro corridas (3 na RTP e 1 na TVI). A média acumulada de telespectadores passou de 1.8 milhões em 2017 para 2 milhões em 2018.
A Corrida da TVI obteve uma média de 600 mil telespectadores e chegou a ser vista por 1.8 milhões de telespectadores. Já a Corrida de Gala, transmitida a 11 de outubro na RTP, foi a corrida com maior audiência média desde 2013, com 530 mil telespectadores.
Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e João Moura Caetano, respetivamente com 35, 31 e 27 atuações, foram os cavaleiros que mais vezes entraram nas arenas em 2018. Manuel Dias Gomes liderou o ranking dos matadores com 6 presenças e os forcados de Évora, Coruche, Cascais e Ribatejo todos com 16. 
"Com a retoma da economia, os portugueses começam já a sentir alguma folga no orçamento familiar e regressaram às touradas. São dois anos de crescimento, o que nos mostra que a tendência para o setor é favorável e positiva. Num ano de ataques falidos de alguns partidos contra a tauromaquia, a resposta dos portugueses foi dada indo às praças de norte a sul. Uma resposta clara de afirmação da liberdade e respeito dada pelos portugueses, em defesa da nossa cultura", considera Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro.
Esta informação estatística foi reunida pela PróToiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia, com base no cruzamento dos dados da Associação Nacional de Toureiros e da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide. Esta análise permite um retrato mais fidedigno da tauromaquia em Portugal, uma vez que os dados da Inspeção-Geral das Atividades Culturais apenas refletem a atividade administrativa deste organismo em Portugal Continental. A Região Autónoma dos Açores, por reger-se por legislação própria, não está incluída, tal como espetáculos que não são abrangidos pelo regulamento taurino, como Barrancos ou os recortadores. 
Mesmo assim, o relatório de 2018 da IGAC confirma os dados da PróToiro:
- O número médio de espectadores por espetáculo foi, aproximadamente, de 2.190, representando um aumento próximo dos 10% em relação a 2017 e aproximando-se do segundo valor mais alto da década (em 2011, com 2.200)
- Novos concelhos com espetáculos taurinos: 5 (Alenquer, Alvaiázere, Golegã, Mora e Seia)
- Em 2018 registou-se um aumento no número de espectadores pelo segundo ano consecutivo. Em 2018 foram 379 000; em 2017 foram 377 952; em 2016 foram 362 057.
- A praça de toiros do Campo Pequeno foi a que registou maior número de espectadores, com um total de, aproximadamente, 77.000, representando uma subida de 25% relativamente ao ano anterior.

Recordar António Luís Lopes Campo Pequeno TV


Recordar António Luís Lopes

Passados 50 anos da sua despedida em Lisboa, o Campo Pequeno TV recorda o cavaleiro tauromáquico António Luís Lopes.
Dotado de uma personalidade invulgar, foi um toureiro marcante, fez escola e um artista multifacetado, desde actor (no filme A Severa) a produtor cinematográfico.

O documentário já está disponível no Campo Pequeno TV, na posição 164 do MEO, no videoclube da NOS e no VIMEO ON DEMAND.

Pode ver uma promo a este programa: https://vimeo.com/313351924

Campo Pequeno TV – Cada vez mais para ver!

Vila Franca de Xira:Nova Identidade Visual já é conhecida


Vila Franca de Xira | Concelho de Ligações Fortes

Já é pública a Nova Identidade Visual do Concelho de Vila Franca de Xira – Ligações Fortes. A Ponte de Vila Franca de Xira é o elemento visual que está na base desta nova imagem, que simboliza um território construído e desenvolvido através das ligações e diálogo permanente entre o norte e o sul, o campo e a cidade, a terra e o rio – um Concelho de Ligações Fortes. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lança hoje, 15 de janeiro, a campanha de divulgação e de afirmação da nova logomarcana mesma data em que foi colocado, em 1950, o primeiro dos quatro grandes pilares da Ponte de Vila Franca de Xira (ver nota do Diário de Notícias).
Com a criação desta nova identidade visual, a Câmara Municipal pretende diferenciar e valorizar o Concelho de Vila Franca de Xira, facilitando a comunicação e a promoção de todo o território. Uma nova imagem para o comunicar melhor e torná-lo ainda mais atrativo para particulares, famílias e empresas. Uma escolha para viver, visitar, trabalhar e investir.
A conceção da logomarca foi desenvolvida exclusivamente através dos recursos internos da Autarquia, e baseou-se nas caracte­rísticas e simbologias próprias território vila-franquense. Descubraneste vídeo o conceito e os significados associados às formas, cores e slogan da nova identidade visual de Vila Franca de Xira.  

Inauguração do Busto Escultórico de Homenagem ao Maestro José Júlio

Inauguração do Busto Escultórico de Homenagem ao Maestro José Júlio

No próximo dia 2 de fevereiro (sábado), pelas 16h00, terá lugar a Inauguração do Busto Escultórico de Homenagem ao Maestro José Júlio.
Esta inauguração acontece na semana em que o Maestro celebra 84 anos de idade (a 31 de janeiro), e decorre do trabalho desenvolvido nos últimos meses pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela Comissão Promotora para a construção de um Busto Escultórico de homenagem ao Maestro José Júlio, que foi o primeiro matador de toiros de Vila Franca de Xira. O Busto do Maestro José Júlio ficará colocado junto à entrada do Mercado Municipal de Vila Franca de Xira, na Rua Dr. António José de Almeida.
A cerimónia inaugural terá início no Largo da Câmara Municipal, sendo este o local de concentração dos convidados.

Praça de Touros do Cartaxo comemora 145 Anos a 23 de Agosto

A Praça de Touros do Cartaxo comemora este ano o seu 145ª Aniversário inaugurada que foi a 23 de Agosto de 1874 tendo como modelo a antiga Praça de Toiros de Badajoz, a terceira mais antiga do país. Estão  a ser agendadas várias iniciativas desde Corridas de Toiros, Concertos , Colóquios e Exposições.
A primeira Corrida de Toiros será na data Tradicional de 1 de Maio, Feriado Nacional, sendo que depois será a 21 de Junho, sexta-feira à noite, dia 6 ou 7 de Setembro também nocturna e dia 1 de Novembro Feriado Nacional.
A nova gestão orientada pelo Cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira quer devolver à praça a importância que ela já teve e ao longo de 145 anos por ali passaram as maiores Figuras do Toureio.


RTV transmite Sol e Toiros TV e Equitação TV

Sol e Toiros TV está disponível na RTV um canal que tem vindo a crescer e a ganhar audiência e que aposta no segmento da Tauromaquia e Equitação, tendo além do programa Sol e Toiros à sexta e sábado às 21,30 também a Equitação TV está no ar.
Para ver a RTV aqui ficam os canais:
 19 na NOWO/Cabovisão, o 198 na NOS ou Meokanal 301012

Helder Milheiro hoje no " De Caras" da Rádio Campanário

Helder Milheiro será o entrevistado de hoje entre as 21 e as 22 horas no programa "De Caras" emitido pela Rádio Campanário e da responsabilidade de Moguel Ortega Claudio. 
O programa pode ser ouvido na frequência 90.6 fm ou aqui na internet em www.radiocampanario.com

A NÃO PERDER!!


Treino dos Amadores da Chamusca


O Grupo de Forcados Amadores da Chamusca faz 45 Anos e a Praça da Chamusca faz 100 Anos. Duas datas a comemorar esta temporada e que se inicia já no próximo sábado com um treino do grupo na Praça de toiros .

Troféus Olé! 2018 Ganaderia


TROFÉUS OLÉ!- MELHOR GANADERIA-JOAQUIM ALVES ANDRADE
Pinto Barreiros e S.Torcato


O Troféu Melhor Ganaderia ou Melhor Criador de Toiros de Lide vai esta temporada merecidamente para Joaquim Alves Andrade proprietário das divisas Pinto Barreiros e S. Torcato. As duas Ganaderias tiveram êxitos muito bons em Portugal e m França estando a atravessar um momento de eleição. O trabalho de Joaquim Alves Andrade é de reconhecido mérito e como aqui fica o nosso agradecimento como aficionados ao Toiro Bravo

Dia 1 de Fevereiro em Mourão inauguração da Temporada