HOJE EM LISBOA.... NINGUÉM PODE FALTAR!!!!


O Campo Pequeno vai homenagear o cavaleiro João Moura

O Campo Pequeno vai homenagear o cavaleiro João Moura, esta noite com o
descerramento de uma placa alusiva ao quadragésimo aniversário da sua alternativa, no átrio
principal da Praça de Toiros.
A cerimónia está marcada para as 21h45, antecedendo a corrida de toiros e, para além do
descerramento da placa, serão proferidas palavras alusivas à carreira de João Moura,
encerrando o acto com a exibição do fadista Manuel da Câmara, que cantará um fado
dedicado ao homenageado.
A corrida de toiros terá o seu início após a conclusão da cerimónia, coincidindo com o final do
jogo de futebol Portugal-Argélia.
As portas da praça abrirão uma hora antes, devendo os espectadores com bilhete para os
sectores 1 e 2 entrar pela porta principal, os destinados ao sector 7 pela Porta E1 (Entrada que
serve o acesso aos escritórios) e os que adquiriram bilhete para os sectores 3 e 4 deverão
aceder à praça pela entrada situada entre os restaurantes “O Mariscador” e “Arigato”. O
acesso aos sectores 5 e 6 mantém-se pela porta C1.
O acesso ao local da cerimonia far-se-á pelo corredor interior.

É já hoje em Lisboa!!!!


Carlos Manuel - Sobre os 40 Anos de Alternativa de João Moura

Carlos Manuel, internacional de futebol pela Selecção A, o “homem golo” que derrotou a Alemanha em Estugarda e colocou Portugal no campeonato do mundo México 86, é também um admirador de João Moura e aficionado desde sempre. É deste modo que recorda a carreira de João Moura e a importância deste cavaleiro para o toureio.

“Como Admirador e Amigo de vários Toureiros...
Como aficionado tenho um carinho especial por TODOS aqueles que fazem parte da arte tauromáquica.
Conheço o João Moura desde os anos 80...talvez ele não saiba mas eu por João Moura deixo-me sempre convocar. Mesmo que me deixe no banco, mesmo que nem sequer me convoque. Nas praças de toiros onde de vez em quando nos encontramos e cuja magia partilhamos, um caminho que continuou e cresceu. Por isso, tenho ido assim por aí fora, com o mesmo grau que ousaria dizer, afinidade, e onde o passar do tempo sobre a vida, deixou memória. 
Por isso quando há dias tocou o telefone e era por causa de falar sobre João Moura, entrei em praça disposto a dar o meu melhor. E embora esta corrida constitua um desafio não de somenos animei-me com o facto de se tratar de uma convocação para testemunhar em escrita a festa do amigo João Moura.
Estou a falar de um cavaleiro reconhecido internacionalmente como uma das maiores figuras da tauromaquia, João Moura é um génio, uma primeiríssima figura nacional e mundial do toureio equestre. Criou um estilo novo de tourear a cavalo e, tendo até trazido às regras clássicas do toureio a cavalo uma brega própria - uma brega que oferecia ao toiro a garupa ou a espádua do cavalo, a ladear e galopar sem nunca lhe perder a cara, a templar ao máximo as investidas até ganhar terreno, depois a carregar a sorte e reunir em terrenos menos propícios – e como tal  trouxe a sua interpretação pessoal para esta forma de expressão da arte tauromáquica.

A tauromaquia e Portugal devem muito a João Moura, ficará para sempre na História dos grandes artistas, inovadores e profissionais da Arte de Bem Tourear.
Esta é apenas uma singela Homenagem a João Moura.“

Os toiros de Romão Tenório para hoje no Campo Pequeno





Esta noite em Lisboa!!!
4 toiros da ganadaria Francisco Romão Tenório para a corrida de hoje no Campo Pequeno.
Três destes toiros sairão para as lides a cavalo, que vão estar a cargo de João Moura (que comemora 40 anos de alternativa) e dos seus filhos João Moura Jr. e Miguel Moura, sendo pegados pelos forcados dos grupos de Portalegre, Arronches e Monforte.
No final da corrida actuará o novilheiro João Augusto Moura, que lidará um novilho de Torre de Onofre.


João Augusto Moura: Sobre os 40 Anos de Alternativa de João Moura

O novilheiro João Augusto Moura analisa desta forma o percurso ímpar do cavaleiro João Moura, ao longo de mais de 40 anos de toureio:
"Constitui para mim uma enorme satisfação participar na corrida de comemoração dos 40 anos de Alternativa do meu tio João. Ele é uma figura incontornável e inigualável do toureio a cavalo. Para além de ter revolucionado o toureio a cavalo, ele conseguiu igualmente transmitir à sua família, filhos e sobrinhos, o gosto pelo toureio, gosto esse que hoje em dia o público pode testemunhar no João Júnior, no Miguel, no "Bini" e em mim próprio e, não me admiraria muito se o Tomás fosse o próximo pois, sendo ainda uma criança, já demonstra um nível de afición desmedido, segundo dizem comparável ao de seu pai, com a mesma idade.
João Moura marca uma até então jamais imaginada revolução no toureio a cavalo e uma revolução protagonizada praticamente por uma criança: Com apenas 10 anos de idade apresenta-se no Campo Pequeno (24 de Setembro de 1970) num cartel integrado pelas maiores figuras de então: João Núncio, Manuel Conde, Mestre Batista e Luís Miguel da Veiga). Eu até gostaria aqui de recordar um diálogo que uma vez ouvi entre aficionados sevilhanos a propósito da forma de tourear do meu tio: diziam eles: «Sempre gostámos de rejoneo. Dantes a Real Maestranza parecia que não tinha fim, sempre que actuava um rejoneador…nunca havia espaço que chegasse para se parar um toiro. Até que chegou João Moura e com a inspiração da sua brega conseguia para os toiros na "boca de riego" (ponto de distribuição de água) que fica no centro da arena. Não precisava mais do que esse espaço! Incrível!» Era o tempo do "Niño Moura que deixou de boca aberta de espanto todo o mundo taurino, aquele "Niño" que começara por deslumbrar Madrid, a 27 de Maio de 1976.
Estar mais de quarenta anos no activo e com a intensidade com que João Moura o tem feito, só está ao alcance dos génios! E ele, após quatro décadas continua a merecer o estatuto da genialidade.
Na próxima quinta-feira quero, no mínimo, estar à altura da corrida de comemoração dos 30 anos de Alternativa, em que saímos os quatro em ombros do Campo Pequeno. Para isso me preparo com afinco e seleccionei para esta corrida um novilho da minha ganadaria (Torre d'Onofre), o número 70, que tem uma ascendência das mais pontuadas do historial da ganadaria."
No cartel desta corrida figuram os cavaleiros João Moura, e os seus filhos João Moura Júnior e Miguel Moura, bem como o novilheiro João Augusto Moura, sobrinho do homenageado. Lidam-se seis toiros para cavalo (três de Manuel Coimbra e três de Romão Tenório) e um novilho para pé da Torre d'Onofre. Pegam os grupos de forcados amadores de Portalegre, Arronches e Monforte, respectivamente capitaneados por Francisco Paralta, Manuel Cardoso e Ricardo Carrilho.

Os novilhos de Torre d'Onofre para hoje no Campo Pequeno


É já hoje em Lisboa!!!!!
2 novilhos da ganadaria Torre d’Onofre para a corrida desta noite, no Campo Pequeno.
Um destes novilhos será lidado pelo novilheiro , Depois da actuação dos cavaleiros João Moura, João Moura Jr. e Miguel Moura, o novilheiro João Augusto Moura irá lidar um novilho de 

IMPORTANTE TENTA DE FREI ELIAS

Esta manha, realizou-se uma tenta de novilhas da ganaderia de Frei Elias, perto da Granja (Alentejo). Simao Neves foi o picador, em excelente estilo. Vacas com muita cara e bem rematadas, exigiram o maximo dos matadores Francisco Jose Palazon (espanhol) e Antonio Joao Ferreira e do novilheiro Diogo Miguel Peseiro. Este deve actuar em Madrid no proximo mes de Julho.