Amanhã Campo Pequeno: Vale a pena ir! Leia e medite

Amanhã é dia de Campo Pequeno. Dia de Festa, de glamour, de toiletes, de caras bonitas e mulheres bem vestidas. Noite de toiros é noite de êxito. Seja na arena ou fora dela! O tempo melhorou e já se vê o sol depois de uns dias da tão desejada chuva mas que nos quebra a vontade de sair de casa. A chuva vai dar-nos tréguas até à próxima segunda-feira. Amanhã não chove já podemos vestir as nossas toiletes sem que tenhamos de nos tapar com capas de chuva. E na Catedral não chove. E tem sempre uma temperatura ambiente fantástica que permit a elas evidenciarem os decotes e a eles mostrarem " os cabelos do pêsto"... Alguns não porque a moda agora é raparem-se... Modernices...
O cartel desta grande noite é atrctivo: três gerações em competição. Sim três gerações leram bem! o Mestre dos Mestres António Ribeiro Telles que anda na luta há anos, não escolhendo toiros, não pondo obstáculos a colegas e dando sempre a cara. Um Cavaleiro fora de série e que se tem imposto sempre. De outra geração, ou da seguinte, vem Rui Fernandes. Tem optado mais por Espanha onde se destaca nas principais Feiras e onde marca a diferença. Mas em Portugal tem sempre mostrado o seu toureio de risco e também ele não volta a cara à luta. Depois temos ainda de uma geração mais nova o Duarte Pinto. Foi o triunfador do Campo Pequeno em 2018. Com muita raça, com humildade quanto baste tem vindo a afirmar-se também sem escolha de toiros e com um toureiro de verdade e emoção.
São três Cavaleiros com caminhso distintos mas que todos gostam de ver. São profissionais. São lutadores. São artistas! Enfrentam um curro lindo de Silva. Toiros com trapio e que esperemos que invistam e que dificultem os toureiros para que possamos ter o risco na arena. Não são toiros fáceis e não é para facilidades que há corridas de toiros. É uma corrida a não perder. Não é apenas um slogan. É mesmo para não perder. Todos querem triunfar. Todos querem conquistar um lugar noutra corrida do Campo Pequeno. Por isso irão dar tudo por tudo. Com respeito e amizade uns pelos outros. Tal como os Forcados! Dois Grupos de eleição! Dois Grupos com História e com escola. Montemor e Vila Franca. Que competição podemos exigir mais do que esta?! Frente aos Silvas quem ganhará?
Ganha a Festa! Ganha a Tauromaquia! Ganham os aficionados!
É por isso que peço a todos que compareçam. Venham de onde vierem de norte a sul do país. A abertura do Campo Pequeno é das corridas mais importantes do panorama taurino nacional.  É obrigação de todos nós estarmos presentes. De descontrair depois de uma semana de trabalho. E apoiar a Festa Nacional!
Todos a Lisboa! Todos ao Campo Pequeno!

Chamusca: Festival de êxitos!

Demorou alguns dias até ter tempo para poder colocar as fotos aqui no Semanário Olé! e ir escrevendo as legendas e os textos. As fotos estão as possíveis pois estava nas Galaerias de onde se Vê bem mas para fotografar não será o melhor... Contudo acaba-se por se conseguir uns bonecos engraçados. Foi um Festival de êxitos sendo o principal a praça quase cheia. E os bilhetes para as Galerias custavam 15 euros pelo que também nesse aspecto deve ter sido êxito para a Misericórdia que bem precisa e merece. Uma praça cheia é sempre um ambiente de festa e foi assim que decorreu todo o festival  mesmo sem todos terem brilhado a verdade é que todos saímos satisfeitos.
Chegando cedo à praça vê-se a preocupação com o piso. Ao retirarem a cobertura da arena ficou alguma àgura e fazendo lama estava perigoso para os cavalos. De pronto se iniciaram os trabalhos como se vê nas fotos e conseguiram arranjar o piso.


 Paulo Pessoa de Carvalho, Pedro Ribeiro com Manuel Ribeiro Telles vendo o piso
 As bancadas iam começando a encher e aqui se vê o Guilherme Telles, João Queiroz , Catarina Bexiga e atrás Ludgero Gouveia com Jorge D´Almeida.
 Ernesto Manuel e o incansável Curro meteram mãos à obra sob o olhar atento de António Pai e Filho e o Dr. Ferreira Paulo.
 Nas bancadas o publico ía entrando e a expectativa era grande. Aqui Henrique e Lucia Gil com Ana Meira e Marco Gomes
 A estreia do Director de Corrida antigo Cabo do Grupo do Redondo Domingos Jeremias
 António Lucio e Silvia Del Quema criticos e grandes aficionados
 Manuel e Carlos Veiga dois grandes aficionados que mantêm a tradição familiar
 Pedro Torres e José Infante da Câmara
 Henrique de Carvalho Dias um artista da Fotografia
 José Maltez com Claudia Morreira e Paulo Queimado

 A praça a ficar cheia de gente conhecida e aficionada. Mais um gole nos antitaurinos
 António Telles filho num bom momento
 António Telles pai estrenado um cavalo novo e com um novilho de Ribeiro Telles que não facilitava
 E António Telles filho no caminho da verdade, com a sua personalidade mas mostrando escola
 Amadores da Chamusca à prmeira sendo Francisco Borges o cara
 Paulo Pessoa de Carvalho e Pedro Ribeiro e em cima Miguel Alvarenga sempre ao quite com Fátima Pinto Bessa
 O brinde dos Salgueiros a Cachapim
 Um bonito recorte de Salgueiro da Costa
 Quem sabe nunca esquece e João Salgueiro nem parecia que está parado há quatro ou cinco anos...
 Salgueiro da Costa a quiebro entusiasmou as bancadas frente a um bom Novilho de Rosa Rodrigues
 E o Aposento da Chamusca também à primeira sendo cara Vasco Reis
 O popular Equitador e criador de Cavalos Martins do Matafome
 Houve quem não gostasse do novilho de Coimbra lidado por Paquirri, mas eu, que disto vou percebendo pouco, gostei dele. Humilhava , tinha raça e pedia toureiros. Com o capote Paquirri esteve bem e com a muleta , digo eu, que não se entendeu com o novilho não tendo acertado nas distâncias e muitas vezes "afogando-o" não o ensinado por onde devia ir...
 Bosn momentos com o Capote
 Os Ganaderos Cunha e Silva e Manuel João Carreira
 O Cavaleiro Parreirita Cigano, El Duende Gitano, como o anunciam em Espanha com uma salerosa amiga
 Paquirri na muleta
 Rui Rosa e seu filho
 Trincheira atenta
 Morante deu um ar da sua graça com o Capote e com a muleta frente a um novilho de Veiga que não serviu
 Já todos sabemos que a Morante tem de sair o toiro que invista e que dê para por em pratica o seu toureio...
 E assim ninguém saiu insatisfeito pois não servindo o novilho ficaram alguns pormenores do perfume de Morante
 E se de perfume falávamos e de arte pura eis que entra El Cid que nada tem a ver com a Família Cid da Chamusca ( como alguem dizia nas bancadas...) mas que foi o verdadeiro triunfador da lide a pé na Chamusca. Um novilho de Calejo Pires ao qual Cid ensinou o caminho pois ele tinha qualidade de investida e a raça quante baste apara voltar a cada passe.
 Com o capote esteve enorme
 Nas bandarilhas os subalternos estiveram desastrosos pondo mesmo em causa que o toiro não viesse a servir
 Mas El Cid estava inspiradisimos e parece que a rir ía pensando: vinham ver o Morante e a sua inquestionável arte mas hoje a tarde é minha e vejam lá se gostam...
 Grande faena de El Cid a todos os titulos





 Praça rendida a El Cid
 Jorge Alves e amigos
 Cid anuncia que se retira mas um Toureiro destes faz muita falta!
 Vasco Veiga já na temporada passada na Praça de Azambuja tinha dito que tinha maneiras e capacidade. Com o capote esteve artista e fácil com as Bandarilhas

 Brindou a seu irmão Carlos e o novilho para a Muleta não foi tão bom quanto necessitava Vasco
 Ainda assim viram-se alguns pormenores na faena e a atitude que teve conta mais do que um triunfo perfeito
Foi um Festival de categoria, de arte, de classe e com senhorio. Quem não foi perdeu uma trade inesquecivel. Parabéns à Santa Casa de Misericórdia da Chamusca na pessoa do seu Provedor Nuno Castelão e ao Municipio da Chamusca que este ano terá a sua terra como Capital da Aficion 2019 tal como aqui anunciámos e ainda bem que se aproveitou esse slogan. Atenção ao excelente programa deste ano na Chamusca com quatro corridas de eleição e muito mais para comemorar o Centenário da praça!
Texto e Fotos Luis Miguel Pombeiro Olé!