Campo Pequeno 12 de Abril sexta-feira a Grande Noite!

Na próxima sexta-feira dia 12 de Abril inaugura-se mais uma temporada de eleição na Catedral do Toureio a Cavalo Mundial. Um cartel de Figuras, de gerações diferentes mas todos eles com a sua personalidade, com o seu toureio de elevado nível. Seis toiros da Ganadaria Silva que cumpre 75 anos de existência e sempre na vangaurda com toiros a pedir toureiros e sempre desconcertantes e nada previsiveis. Os Grupos de Montemor e Vila Franca dispensam comenários pois não há palavras que expressem o valor e a garra de dois grupos históricos.
Será a grande noite pois o glamour do Campo Pequeno é sempre diferente. É o ponto de encontro de todos os que gostam da Festa Brava e onde se marca a diferença.
Estar na inauguração da temporada do Campo Pequeno é já um dever de qualquer aficionado que se preze. É sempre diferente e desta corrida espera-se tudo.
Reserve já a sua entrada. Esta é das corridas que não se podem perder!

Apresentada a corrida do dia 2 de Junho em Coruche; João Ribeiro Telles com seis toiros!!

Foi há momentos apresentada oficialmente, no Museu Municipal de Coruche, a Corrida do dia 2 de Junho na Praça de Touros de Coruche em que o Cavaleiro João Ribeiro Telles se encerrará com seis toiros das seguintes ganadarias:Palha, Murteira Grave,David Ribeiro Telles, Vale Sorraia, Passanha e Maria Guiomar Cortes Moura e pegam os Forcados de Montemor e de Coruche.


Pablo Hermoso de Mendoza despede-se do Mexico com passeio a cavalo

Terminada a temporada mexicana e antes de rumar a Espanha Pablo Hermos de Mendoza resolveu dar um passeio a cavalo pelas ruas de San Miguel de Allende onde já há vinte anos passa os seus invernos. Reconhecido por todos e idolatrado , montado no Albino, Pablo passeou calmamente pelas ruas da sua segunda casa com muitos a cumprimentá-lo e a tirarem fotos ao ginete espanhol. Aqui ficam as mágnificas fotos de uma terra com uma cor especial e uma beleza infinda.





Ricardo Chibanga regista melhoras

O Matador de Toiros Ricardo Chibanga tem registado melhoras tendo feito tratamentos para obstar à doença e poderá ter alta brevemente. Ricardo tem tido a companhia de sua filha que tem sido incansável no apoio total e nas preocupações constantes não só para a saúde de seu Pai mas também para manter os negócios até que haja uma recuperação de Ricardo
Daqui de toda a equipe do Olé! o nosso abraço de apoio,

Morante já está na Chamusca!!

O Matador de Toiros Morante de La Puebla já está na Chamusca e com uma vontade enorme de tourear. Todos sabemos que o génio Morante quando está a gosto tudo pode acontecer e amanhão poderá ser uma tarde para a história da Tauromaquia!
Morante com Nuno Castelão Provedor da Santa Casa da Chamusca

Festival de Barrancos suspenso e o de Paio Pires a 14 de Abril

Devido às previsões de chuva os Festivais Taurinos previstos para amanhã em Barrancos e domingo em Paio Pires foram adiados. De Paio Pires já sabemos que será a 14 de Abril, domingo, com o mesmo elenco sendo que o de Barrancos até agora não tem nova data.

Com sol ou com chuva Festival da Chamusca vai prá frente! Olé!

As previsões dão alguma chuva ou aguaceiros...Nada de especial para quem é aficionado. Uma gabardine,, um chpéu, um boné ou mesmo um guarda chuva podem fazer falta ou não. Para quem é verdadeiramente aficionado não é o tempo que conta. O Festival está muito bem montado e ver as duas Dinastias de Cavaleiros mais antigas do mundo a tourearem juntas vai ser inesquecivel! Salgueiros e Telles juntos é sempre um motivo especial. Depois na lide apeada Paquirri, Morante de La Puebla, El Cid e Vasco Veiga. Arte pura! Alguém está preocupado com uma chuvinha??
TODOS À CHAMUSCA!!!

Campo Pequeno na próxima sexta-feira: Grande Noite de Competição!!!

Campo Pequeno inaugura a temporada na próxima sexta-feira 12 de Abril

É já de hoje a uma semana – sexta-feira 12 de Abril, às 21h45 - que se realiza a corrida inaugural do Abono da Temporada de 2019 no Campo Pequeno.
Com preços a partir de 9,5 Euros e no ambiente confortável de uma praça de toiros coberta, a empresa do Campo Pequeno propõe ao público e aficionados, um cartel de triunfadores e uma ganadaria do maior prestígio.
Em praça vão estar três cavaleiros triunfadores da temporada de 2018: o clássico António Ribeiro Telles, o sempre irreverente Rui Fernandes e Duarte Pinto, definitivamente na “alta roda” do toureio a cavalo.
Pegam dois grupos de forcados de maior prestígio no panorama tauromáquico português: Os Amadores de Montemor e os Amadores de Vila Franca, capitaneados respetivamente por António Vacas de Carvalho e Vasco Pereira.
Remata este cartel a mesma ganadaria que lidou a corrida de abertura da temporada anterior, a ganadaria do Dr. António Silva. São seis toiros de apresentação imponente de encaste Pinto Barreiros e Parladé.

Vila Franca: A honra e a garra de Marcos Bastinhas na despedida de um Grande Toureiro

A Praça de toiros Palha Blanco é uma das praças mais importantes e mais dificeis para um Toureiro seja a Cavalo ou a Pé. A aficion que ali se vive é diferente de todos as outras praças. Ali aplaude-se o que se gosta, exalta-se o bom toureio, ali respira-se a verdade, a frontalidade, a entrega, o respeito, a raça e a garra, o risco e a emoção. Ali não há meiro termo: o seu gosta ou não se gosta. Se gostam manifestam-se energicamente com ovações e aplausos. Se não gostam silenciam. Se alguém sai fora das regras, se alguém não respaita o toiro , se alguém pensa que pode enganar o publico da Palha Blanco aí, então, assobia-se e manifestam-se de uma forma diferente de todas as outras praças. Como se costuma dizer na gíria " ali não se papam grupos". Na Palha Blanco a responsabilidade é muito maior. Ali não há hipóteses de hesitações, de falhanços, de enganos. Daí que nem todos os Toureiros gostam de lá ir actuar...Mas, também há outros que só se sentem bem numa temporada se conquistarem o publico da Palha Blanco.
No passado domingo despedia-se um grande Toureiro: David Antunes. Um homem bom que sempre soube andar na Festa dentro e fora das arenas. E isso marca a diferença. Ser bom nas arenas mas cá fora não estar à altura dos trajes que envergam é dificl. David soube honrar e dignificar a sua classe. Foi um exemplo para todos. Humildade quanto baste, um respeito enorme pela sua profissão. Despede-se um Toureiro que fica na história. Bem haja David Antunes!
Além das emoções e dos sentimentos da Despedida de David Antunes a praça respeitou e honrou a memória de Joaquim Bastinhas. Nas Cotesias quando entrou Marcos Bastinhas a praça veio abiaxo de eomoção. Palmas, ovações de pé. Marcos chorava copiosamente. Era a sua primeira entrada na arena da Palha Blanco e também a primeira corrida sem a presença de seu Pai. Emoção na arena e na bancada onde muita gente aplaudia mas com as lágrimas a correrem pela cara...Sentimentos à flor da pele. O filho representará sempre o seu Pai. Mas já lá iremos...
Luís Rouxino brindou a David Antunes e a Marcos Bastinhas. Mais ovações, mais sentimentos.
Lidou um novilho de Luís Rocha que cumpriu e permitiu que o cavaleiro de Pegões brilhasse nos curos montado no seu fiel Douro em que optou plos ladeares dominadores em que o cavalo é perfeito e com ferros curtos de grande mérito e valor. Pegou à primeira Diogo Conde pelos Amadores de Vila Franca com decisão e brilho.
Marcos Bastinhas estreava-se na Palha Blanco. Superando a emoção emocionou Vila Franca: recebeu o toiro de Prudêncio à saída dos curros e lidou de forma eficaz nos compridos. Nos curtos montado no Capa Negra lidou primorosamente com ladeios eficazes, recortes extraordinários e bons ferros curtos que deixaram o publico em polvorosa. Terminou com um Par de Bandarilhas eficaz e apeou-se da montada ao melhor estilo de seu Pai. Ver Marcos Bastinhas é ver Joaquim Bastinhas. Personalidades idênticas com Marcos a ter um cunho especial. Triunfou de forma convicente e a Vila Franca mostrou que quando um Toureiro é verdadeiro tem o total apoio das gentes da terra. Não me lembro de uma estreia tãi auspiciosa como a de Marcos. Se calhar até existiram. Mas não me lembro. à memória vem-me apenas Joaquim Bastinhas que lá de cima e depois de assistir à actuação de seu filho deve ter dito: bem, belo!Este tem raça! Este pode cá andar.
Pegou à terceira tentativa Guilherme Dotti.
Luís Rouxinol Jr também veio com a raça e disposição e numa porta gaiola emocionante de frente. O novilho de Canas Vigouroux que tinha uma excelente e desejada apresentação para os pergaminhos da Palha Blanco, saiu "tocado" e foi mandado recolher. Rouxinol lidaria o sobrero no final da terna de Matadores mas a chuva não o permitiu. Mas ficou patente a vontade e a entrega com que vinha.
O MAestro Vitor Mendes está em grande forma fiscia e com o temple que a experiência lhe foi dando. Muito bem no capote frente a Um Falé Filipe que humilhava e tinha som , depois das Bandarilhas do eficaz e brilante João Ferreira, Vitor Mendes montou catedra com a muleta. Com chuva e vento o Maestro mostrou que poderia perfeitamente estar no activo. Grande actuação.
A chuva acabou com esta bela tarde de toiros. Praça com três quartos de publico ansioso por ver bom toureio. Pena a intemperie. Haveria mais a ver de Escribano e de Dias Gomes. Ficará para outra ocasião.
Parabéns ao Clube Taurino pela organização.


Nas Cortesias e quase durante toda a tarde Marcos Bastinhas emocionado lembrando-se de seu Pai...


 Luís Rouxinol e Douro uma dupla histórica

 Diogo Conde pelos Amadores de Vila Franca
 Nas Cortesias a emoção era enorme em Marcos: primeira vez sem o seu Pai Joaquim Bastinhas e a sua estreia na Palha Blanco
 Terminou a sua enorme Lide com a marca da casa o Par de Bandarilhas
Guilherme Dotti por Vila Franca à terceira tentativa
 João Ferreira num belíssimo Par frente ao Falé Filipe
 O Maestro Vitor Mendes em grande forma artística!!
 Arte com mando e temple

 Marcos Bastinhas conquistou Vila Franca!

Os Fabulosos toiros Silva para dia 12, sexta-feira no Campo Pequeno

Os Toiros para a corrida inaugural do Abono do Campo Pequeno
(Sexta-feira, 12 de Abril, às 21h45)







São estes os seis magníficos exemplares da ganadaria do Dr. António Silva, apartados como “titulares” para a corrida de 12 de Abril (sexta-feira, às 21h45) com a qual se inaugura o Abono de 2019 no Campo Pequeno, a “Catedral Mundial do Toureio a Cavalo”.
Estas verdadeiras estampas de toiro de lide são o “Groselha” (nº47), o “Bicudo” (nº48), o “Birmado” (nº53), o “Esmeraldo” (nº 59) o “Conciso” (nº 74) e o “Furioso” (nº75).
A ganadaria foi fundada pelo Dr. António Silva, no final da década de 1930, com vacas e sementais de Pinto Barreiros e fixou a sua antiguidade na praça de toiros do Campo Pequeno, a 25 de Junho de 1944.
Após o falecimento do seu fundador, em 1994, o efectivo da ganadaria foi aumentado com vacas e sementais espanhóis de La Cardenilla, provenientes de Juan Pedro Domecq e Conde de la Corte, procedências que, junto com Pinto Barreiros, constituem o encaste actual da ganadaria.
A exploração solar do efectivo localiza-se na Herdade da Torre do Ferrador, na freguesia do Biscaínho, concelho de Coruche.
Para lidar este curro, estarão em praça três cavaleiros triunfadores na temporada de 2018: António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, estando as pegas a cargo dos valorosos grupos de forcados amadores de Montemor e de Vila Franca, capitaneados respectivamente por António Vacas de Carvalho e Vasco Pereira, igualmente triunfadores nesta praça.

Samora Correia: Exposição Comemorativa dos 35 Anos de Alternativa de Rui Salvador


O Génio Morante de la Puebla prefere a Chamusca!!!

Corrida em Cehegín (Morante, Manzanares e Roca Rey), do passado fim de semana, foi adiada. Matadores e Empresa manifestaram o interesse na repetição do cartel, no dia 6 de Abril. no entanto, impôs-se Morante, suportando os custos do adiamento, obrigando a que assumisse a data de 13 de Abril, com um único fito, vir actuar na Praça de Toiros da Chamusca.
O seu empenho em estar presente é total.
Mesmo havendo quem fala em chuva, o interesse é concretizar este sonho e trazer este cartel surpreendente.
Amanhã chegarão os matadores à Golegã.
No Sábado,  o início ao Programa da Comemoração do Centenário da Praça de Toiros, com as seguintes actividades:
- 9,30 horas - Concurso "Vem Tourear";
- 14,30 horas - Inauguração da exposição de Cartazes Taurinos "100 Anos em Cartaz", na Galeria do Município; 
- 15,00 horas - Recepção dos toureiros na Câmara Municipal da Chamusca, com posterior saída até à Praça de Toiros, fazendo-se transportar em Carros Clássicos.
- 16 horas - Festival Taurino

Chamusca Capital da Afcion 

Sábado um dia para a História na Chamusca


As Pegas do Aposento da Chamusca no México

O Grupo de Forcados  Amadores do Aposento da Chamusca foram mais uma vez elevar bem alto a honra dos Forcados portugueses ao realizarem duas brilhantes Pegas por intermedio de João Rui Salgueiro e Alexandre Mira numa corrida no Estado do Mexico na cidade de Atizapan de Zaragoza onde actuaram com a Dinastia Hermoso de Mendoza frente a toiros de La Guadalupana.

Alcochete: Fernando Quintela com homenagem triunfal

Justa , bonita e triunfal a Homenagem que os Amadores de Alcochete prestaram a um dos seus que perdeu a vida na Arena. Emocionante ver  uma praça cheia , com um cartel de nível de Toureiros que quiseram associar-se a uma tarde de sentimentos. Um exemplo!
No Toureio a Cavalo estiveram todos bem , com estilos diferentes ou aproximados mas todos com motivos de interesse e todos com triunfos doseados conforme a aceitação do publico.
Rui Fernandes continua em forma e sempre com a noção de risco que o cartacteriza. Diego Ventura tem em Alcochete uma das muitas praças que em Portugal o elegem como o numero um. FIlipe Gonçalves deixou patente que devem contar com ele e que nas suas duas versões está sempre para o que der e vier. João Telles Jr no seu estilo esteve bem. Francisco Palha frente a um manso mostrou atitude e raça pondo na arena o que o toiro não dava e não tinha. Mara Pimenta foi de menos a mais mostrando arte e querer e chegando ao publico.
Os Amadores de Alcochete demonstraram mais uma vez a união e a força que faz deles um dos melhores Grupos de sempre na história da Arte de Bem Pegar Toiros.
De salientar ainda a excelente Primeira Ajuda de João Pedro Bolota que mostrou a todos que a idade não passa por ele.