Campo Pequeno: Abonos até 29 de Março. Não se esqueça!

Até dia 29 de Março pode adquirir o seu abono que lhe dá uma série de benesses como estacionamento, descontos nos bilhetes e nas lojas aderentes, reservas mais fáceis e muito mais!
Atenção que há lugares que têm desconto de 50%. 

Tradicional Noite de Fados dos Amadores de Alcochete


Alcochete: Festival de Homenagem a Fernando Quintela


Evora: Gala do Moço de Forcado a 23 de Março


Vila Franca dia 31 de Março os preços na Despedida de David Antunes



Santarém a primeira da temporada


Almeirim apresentou cartaz de 1 de Maio

Foi ontem apresentado o cartel da reinauguração da Praça de Touros de almeirim a realizar dia 1 de Maio pelas 17 horas. A empresa será a proprietária da praça a Santa casa de Misericórdia de Almeirim tendo como Assessor Taurino Rui Bento.
Aqui fica a imagem do cartel

Joaquim Bastinhas faria ou faz hoje anos...

Foi a 8 de Março de 1956 que nasceu Joaquim Manuel Carvalho Tenório Bastinhas numa Família de aficionados em que seu Pai Sebastião foi Cavaleiro Amador. O mais carismático de todos apenas equiparado por José Mestre Batista faria hoje, Dia da Mulher , 63 anos. De uma vida de luta, de trabalho, de família , de gosto, de arte, de cultura, de amizade, de raça, de querer e de alegria.
Lembrá-lo nunca é demais. Mas custa muito não o ter entre nós de corpo e alma. Está no coração, está na memória, está em muitas coisas do meu dia a dia. Está representado pela sua mulher Lena e pelos seus filhos Ivan e Marcos. É neles que o revejo. É neles que busco a essência e as lembranças de um amigo que me faz muita falta. Ao estar com eles tenho a impressão da sua permanência entre nós. Daí que para mim hoje seja na mesma dia de Parabéns. O Joaquim Manel continua a estar no nosso quotidiano...
Parabéns e forte abraço
"Belo" como ele diria...
Foto: Frederico Henriques

Cartaxo: Treino Publico do próximo domingo adiado para dia 16 sábado

Recebemos uma nota de imprensa dando conta de que o Treino Publico de Cavaleiros e Forcados Amadores do Cartaxo que estava anunciado para o próximo domingo dia 10 na Praça de Toiros do Cartaxo foi adiado para dia 16 sábado pelas 11 horas da manhã com intervalo para almoço e continuará pelas 15 horas. Este adiamento deve-se ao piso da Praça que assim será arranjado em condições para a realização deste evento publico de entradas livres.
Mais informam que amanhã sábado pelas 21,30 horas no Centro Cultural do Cartaxo se realiza o primeiro Colóquio dos agendados para o mês de Março tendo como Moderador Mauricio do Vale e os Cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, João Palha Ribeiro Telles, Parreirita Cigano e Manuel de Oliveira com o tema Toureio a Cavalo, Passado, Presente e Futuro.

Coruche: João Telles com 6 toiros em solitário de 6 Ganadarias diferentes

Por ocasião da FICOR, em Coruche, a empresa De Caras Tauromaquia apresenta um cartél diferente: o Cavaleiro João Ribeiro Telles encerra-se com 6 toiros de diferentes Ganadarias no dia 2 de Junho às 17,30 H aguardando-se com expectativa quais as Ganadarias escolhidas.

Funeral de César Marinho amanhã às 14 horas

Realizar-se-ão as Cerimónias Funebres do Toureiro César Marinho amanhã quinta-feira pelas 14 horas na Capela do Cemitério dos Capuchos onde será rezada Missa.
César Marinho que foi um promossor Novilheiro, um enorme Bandarilheiro e um fabuloso aficionado faleceu hoje de manhã depois de um internamento no Hospital de Santarém . Tinha 84 anos.
Ainda em Novilheiro inaugurou  Praça de Toiros de Coruche  a 14 de agosto de 1966, durante as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, ano em que se comemorou os 800 anos da conquista cristã de Coruche.
Após a bênção da nova capela, construída no interior da Praça, e o descerramento de uma lápide evocativa da data pelo Presidente da República, almirante Américo Tomás, decorreu a corrida de toiros inaugural, sob a direção do Sr. Júlio Procópio, em que se lidaram toiros de D. Maria Manuela Andrade Salgueiro e do Dr. Fernando Salgueiro, para os cavaleiros Manuel Conde e Joaquim José Correia e os espadas Óscar RosmanoJosé Falcão, Jorge Marques, César Marinho e António Sacramento. As pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Montemor.

Novilheiro Leonardo Passareira triunfa em Ciudad Rodrigo e ganha Campo Pequeno

O novilheiro Leonardo Passareira triunfou domingo em Ciudad Rodrigo (Salamanca), ao cortar duas orelhas, saindo em ombros no final,ganhando merecidamente o dificil e competitivo bolsín. Já tivemos oportunidade de o ver na temporada passada e noutras ocasiões já falámos disso aqui e no Jornal porque nos pareceu alguém com grande potencial para vingar no dificil mundo dos toiros. 
Natural de Nave de Haver, tem um ambiente fantástico entre as gentes da RaiaLeonardo é aluno da Escola de Toureio de Salamanca e filho do conhecido taurino e grande aficionado Mateus Passeireira que sempre acreditou que o seu filho poderia vingar . Para já a empresa do Campo Pequeno dá-lhe uma oportunidade no dia 18 de Maio mas outras virão pois quem espera sempre alcança.





Mais uma má noticia: Faleceu Cesar Marinho

São as noticias que ninguém gosta de dar... Morreu  hoje no Hospital de Santarém onde estava internado o Toureiro Cesar Marinho antigo Novilheiro e Bandarilheiro tendo estado ao serviço de inumeros Cavaleiros e não só. Era um homem bom , um extraordinário aficionado, um poeta, um intelectual com uma capacidade brilhante em todas as àreas de sicussão. Tinha 84 anos e era um dos grandiosos romanticos da Festa.
A toda a Família os nossos profundos sentimentos.

Corrida do Tomate na Festa do Vinho do Cartaxo a 1 de Maio

A Festa do Vinho e do Pão terá este ano mais um atractivo que será a Corrida de Toiros do Tomate na data Tradicional do Cartaxo a 1 de Maio pelas 16 horas. São várias as organizações ligadas à cultura do tomate que se associaram a este evento que depois de Salvaterra de Magos e de Vila Franca de XIra passa agora para a Praça de Toiros do Cartaxo.
O cartel é diversificado, alternando Figuras do Toureio a Cavalo com jovens à procura de oportunidades o que dará uma mais valia à corrida fugindo à rotina e com um curro de toiros apelidados de terroríficos pelo seu grau de dificuldade para Cavaleiros e Forcados. Actuam assim a Cavaleira Ana Batista , de Salvaterra de Magos e com uma carreira cosolidada e confirmada como Figura. Manuel Ribeiro Telles Bastos um nome que dispensa apresentações e que é um dos jovens que com o seu Toureio Clássico tem marcado a diferença estando também a alcançar o estatuto de Figura. Paulo Jorge Santos de Vila Franca de Xira tem toureado mais em Espanha do que em Portugal sendo um dos portugueses com cartel no país vizinho. David Gomes, da Malveira e que tem triunfado em Portugal e Espanha afirmando-se como uma promessa firme. Parreirita Cigano , Cavaleiro do Cartaxo que tem triunfado e vem subindo dia a dia com muito trabalho e que recentemente triunfou na sua estreia em França. Verónica Cabaço a Cavaleira de Samora Correia que tirou a sua Alternativa no ano passado na Feira da Moita e que tem provado estar preparada andar para diante. Um cartel diferente com seis cavaleiros de estilos distintos mas todos com a mesma garra de querer triunfar pelo que será uma tarde para a história nos 145 Anos da Praça de Touros do Cartaxo.
Nas Pegas três Grupos do Ribatejo: Ribatejo , Chamusca e Cartaxo que disputarão o Troféu para a Melhor Pega.
Os preços serão populares e acessiveis a todos, desde 10,00 euros e estarão à venda antecipadamente a partir do inicio de Abril para que todos possam os possam adquirir com a antecedência necessária.

Almeirim com corrida dinástica a 1 de Maio



Os Toiros são da Ganadaria triunfadora de 2018 de Vale de Sorraia e em praça vão estar os Cavaleiros, João MouraAntónio TellesLuis RouxinolJoão Moura Jr.,Luis Rouxinol Jr. e António Telles filho. Uma corrida de Dinastias para a reinauguração da Praça de Toiros de Almeirim que passou a ter lojas comerciais por baixo das bancadas. Para as  pegas vão estar os Grupos de  Forcados Amadores de Santarém e Coruche.

Guillermo Hermoso de Mendoza volta a triunfar

Desta vez foi em Jalostotitlan na Praça de Touros "FerminEspinosa Armillita" em Jalisco , México e cortou uma orelha lidando toiros de La Estancia descabelhando no primeiro o que não permitiu o corte de orelhas mas no segundo cortou uma com forte petição da segunda. Alternou com Sebastian Castella( silencio e silencio) , Octavio Garcia " El Payo"8 Silencio e ovação) e Luis David Adame ( orelha e orelha) sendo os toiros de pé de Claudio Huerta.





Diogo Peseiro continua na luta!


O jovem DIOGO PESEIRO continua a lutar no difícil caminho dos novilheiros portugueses, aquém e além fronteiras!  Há dias, toureou nas óptimas Tentas de Falé Filipe (foto de António Lúcio) e Varela Crujo, mostrando todas as suas virtudes, que fazem acreditar-lhe um excelente futuro!
DIOGO PESEIRO, que tem estado radicado em Salamanca, vai mudar-ser para Sevilha, a fim de estar mais próximo do seu actual Apoderado espanhol, o matador Tomás Campuzano, que já recebeu, entre outros, contactos de França para que ali se apresente o toureiro lusitano.
Entretanto, DIOGO PESEIRO, depois do seu grande triunfo no Campo Pequeno, a 10 de Agosto de 2017, com um novilho de Falé Filipe. continua, legitimamente, a aguardar pelo "milagre" das Novilhadas com Novilheiros (e não só Aspirantes a Novilheiros) em Portugal, ou, em alternativa, actuar em "mistas" com um Matador, tal como impõe o Regulamento oficial em vigor!..

Claudia com perspectivas de boa temporada

Decorrem avançados contactos para que a jovem Cavaleira de recente Alternativa CLÁUDIA  actue na 2ª feira de Páscoa em Sousel, (onde deixou óptima impressão quando ali toureou como Praticante), bem como regresse à carismática Praça da Nazaré, onde, a 28 de Julho passado, recebeu Alternativa das mãos de Rui Salvador, em plano de grande êxito. A informação foi dada pelo seu Apoderado Mauricio do Vale que tem tido contactos com as empresas e tem tido grande receptividade.

Ricardo Chibanga continua estável e aguarda mais exames

Segundo informação de amigos comuns que o foram visitar, o Matador Ricardo Chibanga continua a evoluir bem estando ainda no SO da hospital de Abrantes aguardando para fazer mais exames, estando todos mais esperançados da sua recuperação. Força Maestro!

Marcos Bastinhas inicia temporada a 31 de Março em Vila Franca de Xira

O Cavaleiro Marcos Bastinhas abre a sua temporada  em Vila Franca de Xira no Festival de Despedida do Toureiro David Antunes . Logo de seguida toureia em Barrancos dia 6 de Abril e a 25 de Abril na Tradicional Corrida de Alter do Chão. Dia 5 de Maio estará em Estremoz , dia 11 em Moura e a 6 de Junho no Campo Pequeno . Marcos irá fazer uma temporada em que prefere a qualidade e não apenas a quantidade estando previsto tourear cerca de 30 corridas mas sabemos bem que é um dos jovens que mais promete e que todos querem contratar devido à emoção , à arte e qualidade do seu toureio e da alegrIa que transmite sempre às bancadas. Respeito, seriedade, verdade, risco, emoção, alegria são palavras de ordem que já o seu Pai seguia e que Marcos dará sempre continuidade!



João Moura Caetano em Calamonte, Badajoz, a 17 de Março


Novo Burladero já nas bancas!!


Já comprou ou reservou o seu bilhete?


Para ler e pensar...

Com a devida vénia publicamos na integra um texto publicado no "Salamanca RTV" al dia escrito por Paco Cañamero e que nos parece que vale a pena ler e tirar as nossas conclusões e ilacções...


https://salamancartvaldia.es/not/203075/cuando-zorra-guarda-gallinero/

A nadie se le ocurre juntar un festival y un espectáculo de recortes, cuando esta última especialidad se ha convertido en una de las guillotinas del toreo de siempre

Toreros y recortadores hacen conjuntamente el paseillo/Foto: Adrián Martín
Desconozco quien tuvo tal inoportuna idea de mezclar churras con merinas. Qué manos gestionaron el festejo del lunes de Carnaval para convertirlo en un insulto a la Tauromaquia eterna. O no, a lo mejor como están tan de moda los movimientos antis, resulta que fue programado por quien desprecia la Fiesta para estrellarla y de esta forma continuar cortándole el vuelo, mientras el organizador –que es un político- gana adeptos en su partido, ahora que llegan tiempos electorales.
Porque a nadie se le ocurre juntar un festival y un espectáculo de recortes, cuando esta última especialidad se ha convertido en una de las guillotinas del toreo de siempre. O lo que es igual han puesto a la zorra a guardar las gallinas y ya se sabe el resultado a la hora de decantarse la balanza, porque los recortes tienen agilidad y emoción, que muchas veces falta en el toreo básico. Y en esta caso en un espectador dudoso y sí suficiente conocimiento se va a perder un futuro aficionado.
 
Lamentable y sin justificación que en un Carnaval lleva a gala el nombre ‘del Toro’ y ha visto sobre sus arenas a grandiosos maestros –el mismo Antonio Ordóñez toreó en esa plaza- ahora contribuyan a lastrar el toreo de siempre.
Porque no olvidemos que los recortes están haciendo mucho daño a la Tauromaquia, pero mucho, más del que imaginan. Y encima lo peor es que la Fiesta en tantas ocasiones está en manos espontáneas y que desconocen su realidad, convirtiéndola en un Carnaval.
Mientras la gente sensata se echaba las manos a la cabeza al ver un paseíllo formado por toreros y recortadores, ¡por favor! También faltó sensibilidad a su conclusión, pero claro que esas mimbres cualquier cosa es de esperar. Porque a esas mismas horas estaba de cuerpo presente Rubén de Dios, un torero que actuó en esos festejos en decenas de ocasiones, un torero que amó a Ciudad Rodrigo y entre sus gentes gozó de respeto y grandes amistades. Por eso se merecía un minuto de silencio, porque la Fiesta siempre ha sido agradecida con quien estuvo en ella. Y este torero se lo merecía y más en ese Carnaval del Toro donde nunca faltó y al que siempre estuvo tan vinculado
Por lesión de Fortes se contrató a Curro Díaz, el artista de Linares, que llegó y el hombre, que es un pincel rezumando torería, no tuvo suerte con un utrero bronco, que tomaba el engaño y se quedaba corto, sin dejar de calamochear. Curro, que es un torerazo y con está en las antípodas de la vulgaridad, intentó acariciar con su pañosa las embestidas, pero el vinagre del astado pudo al almíbar del toreo y lo mató con dignidad, tras una faena como debe ser, breve; tan ajena a la moda actual de alargar hasta el aburrimiento. Y siempre vaya un brindis de admiración por este Curro Díaz que atesora el don de la torería.
Otra cosa fue Juan del Álamo, quien protagonizó un trasteo excesivamente largo. Más largo que intenso, frente a un torete noble y con recorrido, que tomaba los engaños con prontitud y hasta con un punto de nobleza. Lo recibió en un amalgama de verónicas y chicuelinas rematadas por una revolera. Bien picado por Curro Sánchez, también intentó lucirse Salvador Ruano, el sobresaliente, en un quite. Tras el brindis, Del Álamo le cuajó una larga faena, con series sobre las dos manos para acabar con las dos rodillas en tierras en una desbordada explosión de raza. Y cuando el aficionado pensaba que ya era de hora de matar, de nuevo volvió a torear sobre la mano derecha en otra seria larga, aunque con el toro ya protestando, que fue rubricada por esa moda de las manoletinas. Puso fin con una estocada fue defectuosa y el público, que en esos casos, es bastante facilón le pidió las orejas y algunas voces –auspiciados por el peonaje- también pedían el rabo.
Ya de remate llegaron los recortes –buff, esto es como meter en la noche de bodas en la cama a otra mujer y hacer un trío- donde lo más llamativo fueron los ajustados saltos de Eusebio Sacristán ‘Use’ a un buen novillero de Sánchez Herrero. De ese Use, que es al mundo de los recortes lo que Messi al del fútbol y se metió a la gente tan en el bolsillo que le decía: “otro, otro, otro…”.
Con el triunfo de ellos acabó el festejo y siguió con la programación, entre ellos esa capea donde se han dejado ver varios chavales con una magnífica interpretación. Y en eso momento, uno que abandonaba la plaza iba pensando en el gran Rubén de Dios, de cuerpo presente el mal rato que habría pasado de ver mezclados a toreros y recortadores, en un espectáculo donde se organizó de tal manera que la zorra se puso a guardar las gallinas.
FICHA DEL FESTEJO:
Ganadería: Se lidiaron dos utreros de Gómez de Morales, con presencia y cuajo. El primero bronco y el segundo noble.
Curro Díaz: Estocada y descabello (ovación con saludos).
Juan del Álamo: Estocada defectuosa (dos orejas).
Ambiente: Plaza llena en tarde ventosa y nublada
Reportaje gráfico: Adrián Martín

Ricardo Chibanga regista melhoras significativas!

O Matador Ricardo Chibanga sofreu um AVC no passado sábado mas felizmente hoje as noticias são animadoras: Ricardo já conversa normalmente e está bastante melhor faltando fazer mais uns exames para avaliar outras situações. Continuaremos a rezar para que tudo esteja bem e que Chibanga possa voltar ao nosso convivio brevemente. Força!

Video de Apresentação do Abono do Campo Pequeno

Já está disponivel o video da apresentação do abono 2019 no Campo Pequeno.


Guillermo Hermoso de Mendoza: triunfo grande em Monterrey e ovacionado em Aguascalientes

O Cavaleiro Guillermo Hermoso de Mendoza triunfou na importante praça de Monterrey num cartel de luxo em que alternou com Enrique Ponce ( Silencio e duas orelhas), Gerardo Adame ( Orelha e indulto) e Luis David Adame ( silêncio e uma orelha), sendo os toiros para cavalo de Santa Barbara e para pé de Los Encinos.
O jovem Guillermo esteve em grande plano a lidar dando emoção e arte às duas lides tendo saído em ombros após ter cortado uma orelha ao seu primeiro e duas ao segundo.
Dois dias depois em Aguascalientes não teve sorte com os toiros de Beraldo Quirós sendo que se o primeiro não transmitia , demasiado sonso o segundo era um manso perigoso rematando alto e fechando-se em tábuas logo no inicio da lide. Praça esgotada tendo alternado com Hector Gutierrez ( silencio e uma orelha) , Alexandro Adame ( silencio, silencio e silnecio também no sobrero que ofereceu). A pé lidaram-se toiros de Xajay e um de Teofilo Gomez.
Ficam as imagens do jovem que tirará a sua Laternativa em Sevilha dia 5 de Maio e se apresentará em Portugal na Arena D´Evora.





Em Aguascalientes toureou assim...





Morante de La Puebla na Chamusca e na Casa Veiga

O Matador de Toiros, Morante de la Puebla, visitou a Praça de Toiros da Chamusca, no passado dia 28, para promoção do Festival Taurino do próximo dia 6 de Abril.
Mostrou-se bastante agradado com a nossa centenária Praça e antevê uma excelente tarde de Toiros que possa ficar na memória de todos aqueles que tiverem a oportunidade de assistir a este momento histórico para a Tauromaquia Nacional. 
Antes tentou na Ganadaria Veiga e mostou-se bastante agradado com a qualidade da mesma.




 Com o Presidente do Municipio da Chamusca Paulo Queimado e a Vice -Presidente Claudia Moreira,Morante de La Puebla , Nuno Castelão Provedor da Santa casa da Chamusca e Pedro Marques
Carlos Veiga e Morante