6753 visitas até às 20 horas!!!

Um bom numero de visitas que excedem as nossas expectativas mas não nos demovem de voltar a ter o Olé impresso já este mês. Continuaremos por aqui mas ainda não nos convencem que o Jornal impresso será substituivel por um blogue ou site. Veja-se o caso em Portugal do Novo Burladero e do Olé e em Espanha da 6 Toros & e da Aplausos. É mais fácil ter um blogue? Sem duvida. Mas não é a mesma coisa...

Campo Pequeno Abono 2019


Aracena: Moura Caetano e Andres Romero em ombros

O Cavaleiro João Moura Caetano iniciou a sua temporada em Arecena, pronvincia de Huelva com o corte de duas orelhas ao seu primeiro toiro da Ganadaria de Dias Coutinho. Também Andres Romero cortou duas orelhas ao seu primeiro. A Cavaleira Ana Ritacortou uma orelha ao seu primeiro e escutou ovação no seu segundo. Os toiros de Dias Coutinho saíram sérios e a pedir toureiros.

Estremoz 5 de Maio, Corrida de Toiros da FIAPE: Os Primeiros nomes


Vimos por este meio informar os primeiros nomes para a Tradicional Corrida de Toiros da FIAPE a realizar na Praça de Toiros de Estremoz no dia 5 de Maio, Domingo, pelas 16 horas. Frente a um imponente curro de Vascocelos e Sousa D´Andrade estarão em praça seis Cavaleiros alternando Figuras com jovens em ascenção, sendo os primeiros três: Francisco Cortes, Cavaleiro de Estremoz e que defende uma Dinastia alentejana que transportu o nome de Estremoz por todo o mundo; Manuel Ribeiro Telles Bastos o clássico, um eximio equitador e um grande toureiro; Marcos Bastinhas Figura incontestável de outra Dinastia alentejana e que estará sempre presente para orgulho da memória de seu Pai e seu Avô!
Estes são os primeiros nomes oficiais e dentro em breve serão anunciados os outros três cavaleiros num cartel diverso e com muitos motivos de interesse. Estremoz voltará a ter a sua Praça do Povo tal como foi noutros tempos. A Praça de Toiros é do povo estremocense e será para ele que as corridas serão feiitas, com a diversificação de cartéis e com os preços imbativeis desde 10,00 euros e com mais de 1000 bilhetes a 15,00 euros. O nosso objectivo é que a Praça de Estremoz entre definitivamente na rota dos grandes acontecimentos sem elitismos e sem presunções contando com o apoio de todos para encher a praça! E acrescenta a empresa, por muito que "doa" a muito boa gente a praça de toiros de Estremoz seguirá em frente e passará a ser respeitada no panorama taurino nacional! 



Mais de 18 mil pessoas no Dia da Tauromaquia

Mais de 18 mil pessoas festejaram Dia da Tauromaquia
Mais de 18 mil pessoas passaram pelo Campo Pequeno para assinalar o Dia da Tauromaquia, uma iniciativa coroada de sucesso como demonstrou a adesão da afición portuguesa que superou as 13 mil presenças no BullFest realizado em 2017. O passado dia 23 de fevereiro traduziu-se numa prova irrefutável da vitalidade desta atividade cultural, que continua a ser marginalizada por quem a deveria defender como bastião da portugalidade.
“As milhares de pessoas que se deslocaram ao Campo Pequeno, à procura da cultura taurina, representam apenas uma ínfima parte dos muitos portugueses que se reveem nos valores da tauromaquia. A quem desvaloriza a vontade de milhares de aficionados em todo o País, a quem repete a mentira de que a tauromaquia está em declínio, os números deste evento são factos incontornáveis”, defende Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro.
Mais de 5500 espectadores no Festival Taurino; cerca de 2500 em cada uma das três demonstrações realizadas ao longo do dia (forcão, recortadores e equitação com fado; centenas de crianças e jovens nas diversas ações organizadas dentro e fora do Campo Pequeno; 60 cavalos, 25 bandarilheiros, 25 forcados, 11 toureiros e cerca de 350 pessoas que ajudaram a transformar o Dia da Tauromaquia num evento memorável.
Organizado pela PróToiro, através da marca Touradas, o sucesso do Dia da Tauromaquia representa também um grande desafio. “Encaramos seriamente a realização anual do evento. A importância que demonstrou ter e o resultado extraordinário que obteve, quase nos obriga a realizá-lo anualmente. A decisão será tomada muito em breve e tudo indica que será nesse sentido, pois a tauromaquia nacional necessita de se reencontrar e recarregar energias num encontro anual como este", reforça Paulo Pessoa de Carvalho.
Para já, uma semana após a realização do evento, fica a certeza de união de toda a comunidade taurina.

Os cavalos de João Moura Caetano


Apresentamos a mágnifica quadra de João Moura Caetano para a temporada










III Curso de Formação Taurina a 9 e 16 de Março no Campo Pequeno

III Curso de Formação Taurina a 9 e 16 de Março no Campo Pequeno

Grupo Tauromáquico "Sector 1", com o apoio da Praça de Toiros do Campo Pequeno, da Prótoiro e da marca Touradas, irá realizar o III Curso de Formação Taurina.

Uma iniciativa com a qual se pretende facultar aos aficionados uma compreensão mais aprofundada das corridas de toiros, enquadrando-os nos aspectos históricos e técnicos sobre o toiro e o toureio, através de aulas leccionadas por ilustres convidados.

A programação é a seguinte:

- Aulas teóricas e conferências a decorrer nos dias 9 e 16 de Março, das 10h às 18h, na Praça de Toiros do Campo Pequeno.

Temas Abordados
HISTÓRIA DO TOUREIO
O TOIRO DE LIDE
A CORRIDA DE TOIROS
O TOUREIO A CAVALO
AS PEGAS

- Visita a ganadaria Dr. António Raul Brito Paes - com assistência a tentadero - dia 13 de Abril 

- Entrega de Diplomas do Curso a todos os inscritos no Jantar a realizar em Maio por ocasião do 87º Aniversário do GTSector 1 (data a definir)

Para mais informações ou inscrições (limitadas e só aceites até dia 6 de Março) devem entrar em contacto através do e-mail grupotauromaquicosector1@gmail.com

Cartaxo e as actividades de Março na Comemoração dos 145 Anos de Praça


Cartéis do Campo Pequeno apresentados ontem

Com muito nível e categoria foram ontem apresentados os primeiros cinco cartéis das 10 corridas que o Campo Pequeno levará a efeito esta temporada. Curros imponentes, vistos em videos bem delineados, escolha criteriosa dos mesmos, estreias de Ganadarias, e muitos nomes sonantes nos primeiros cartéis e com escolha para todos os gostos.
Logo mais a análise de todos os anunciados.
Um dos cartéis com mais impacto: Homenagem à Memória de Joaquim Bastinhas com João Moura, Marcos Bastinhas e Caetano Ordonez!! Atracção máxima!

Festival Taurino em Vila Franca de Xira


Faleceu Duarte Chaparreiro

Mais uma má noticia para a Tauromaquia: morreu Duarte Chaparreiro um Fotografo Taurino, alcunhado do Fotografo dos Forcados pois tinha um óptimo relacionamentto com todos e grande parte dos seus "bonecos" eram sobre e para eles. Sempre bem disposto e amigo do seu amigo nunca dizia que não quando se lhe pedia uma foto fosse para o Jornal Olé! ou para um cartaz. De vez em quando tirava uma foto e na corrida seguinte vinha com ela e quando lhe perguntava "quanto devo" dizia" essa é de amizade"...Bom homem e bom aficionado.
Faleceu esta madrugada no Hospital de Santarém e o seu corpo estará em Câmara ardente na Capela Mortuária do Cemitério de Almeirim hoje a partir das 17 horas e o funeral será durante o dia de amanhã.
Que descanse em paz!

Homenagem à Memória de Fernando Quintela em Alcochete


Cartaxo 1 de Maio: Os primeiros nomes!

Da nova empresa do Cartaxo recebemos os primeiros nomes para a Tradicional Corrida do Tomate que este ano se realiza naquela praça, por ser um dos concelhos produtores de Tomate e porque há organizações importantes ali sediadas. Dizem que será um "cartel diferente, fora do repetitivo e dos mesmos nomes para que o publico saiba distinguir e possa ver Figuras confirmadas com jovens e outros com menos oportunidades mas com Toureio e argumentos superiores a muitos outros".
Assim os primeiros nomes são a Cavaleira de Salvaterra de Magos Ana Batista, Figura incontestável e sempre atracção principal onde quer que toureie. Manuel Ribeiro Telles Bastos, um dos nomes do Toureio Clássico que se tem afirmado ano após ano toureando todo o tipo de toiros sem imposições mas defendendo a linha de um toureio verdadeiro e puro. Paulo Jorge Santos, o Cavaleiro de Vila Franca de Xira que tem tido mais oportunidades em Espanha que no seu país mas que mantem acesa a chama de se consagrar, toureando com arte e emoção e nunca defraudando o publico dando


 sempre a cara. Ficam já estes três nomes mas a Corrida será de seis cavaleiros que se propuseram o desafio de enfrentar seis terroríficos toiros de José Luís Vasconcelos e Sousa D´Andrade e um Concurso de Pegas que estará a cargo dos Amadores doRibatejo,Amadores da Chamusca e Amadores do Cartaxo.

Cartaxo vai inovar e vai ser diferente! Figuras a alternarem com jovens que se afirmam. Toiros sérios e fora do facilitismo e do faz de conta.

Gala dos Forcados dia 23 na Arena D´Evora

Gala do Moço de Forcado na Praça de Toiros de Évora a realizar dia 23 de Março pelas 15'30.

Em praça estarão presentes Grupos de Forcados pertencentes à Associação Nacional de Forcados para competir entre si num concurso de cernelhas. Em disputa o "Trofeu António José Zuzarte e Simão Comenda", que estarão presentes também na mesa do Júri juntamente com António José Pinto. 

Haverá ainda a evocação de sortes antigas como, Sorte de Gaiola, Pega de Costas, Pega da cadeira, Casa da Guarda e ainda uma selecção de Velhas Glórias.

A festa continuará pela noite dentro na Discoteca "Praxis Club".

Dia 3 em Paio Pires Tradicional Carnaval Taurino


Amanhã em Aracena, Moura Caetano e Ana Rita


Parreirita triunfal em Arzacq: duas orelhas e saída em ombros!

O Cavaleiro Parreirita iniciou hoje a sua temporada estreando-se em França e também num espectáculo à espanhola. Não poderia ter corrido melhor tendo saído em ombros com o corte de duas orelhas  e ficando já contratado para mais três corridas em França estando neste momento a organizar a sua temporada em Espanha. O "duende gitano" funcionou em pleno tendo estreado três cavalos novos na sua quadra e toureou com arte e emoção.
Foi esta tarde em Arzacq, nos Pirinéus Atlanticos,uma espectacular praça onde se respira e vive aficion ,frente a novilhos de Antonio San Roman alternou com os Novilheiros Leandro Gutierrez ( 1 orelha), Manuel Vera ( 1 orelha), Cristian Parejo ( duas orelhas) e Clement Hargous ( silêncio).
Uma data histórica para Parreirita



Video do Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno

Já está disponivel o video de ontem do Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno realizado por Diogo Marcelino.
Aqui fica o link