Luís Rouxinol recebeu Troféu Triunfador da Feira de Abiul

Luís Rouxinol recebeu hoje o prémio referente a Cavaleiro Triunfador da Feira Taurina 2018 em Abiul, uma distinção outorgada pela Tertúlia "Berço da Tauromaquia" e que o cavaleiro de Pegões recebe pelo segundo ano consecutivo.
Durante o agradecimento, Luís Rouxinol dedicou este prémio ao seu amigo e antigo apoderado, Francisco Penedo, falecido a 25 de Novembro de 2018.
O evento decorreu na sede da tertúlia, tendo sido ainda distinguidos o Grupo de Forcados Amadores de Coimbra e a ganadaria Murteira Grave. 
Presidente da Junta de Freguesia de Abiul entrega o Troféu a 
Luís Rouxinol

Foto do Grupo de Forcados amigos que hoje actuava em Puebla del Rio num Festival

Capitaneados por João Braga podem ver-se na foto com Morante e com Pedro Marques, além do Cabo João Braga, António Alfacinha, Pipas Salgueiro, Zé Pedro Pires da Costa, Francisco Murta, Francisco Faria, Montoya , Francisco Zenkl.

Chamaco regressa 20 anos depois de se ter retirado

O Matador de Toiros espanhol Antonio Borrero Chamaco que foi um revolucionário nos anos 90 volta a tourear numa iniciativa do Matador Juan Bautista empresário em Arles. Será no dia 21 de Abril que Chamaco alterna com Sebastian Castella e Miguel Angel Perera frente a toiros de Jandilla.
Chamaco foi um dos Matadores com mais cartel em França e cumpre assim um desejo antigo de voltar a vestir-se de luces.
EstaFeira conta já com as presenças de Ponce, Manzanares, Rui Fernandes, Diego Ventura e Lea Vicens.
Para Setembro Juan Bautista despede-se das arenas numa corrida goyesca em que actua mano a mano com Roca Rey.
Está também contratada a ganadaria portuguesa de Palha
Foto Cultoro

Novas e novos Delegados Técnicos Tauromáquicos do IGAC entram em funções depois de concurso contestado

Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC) anunciou os treze nomes  dos novos Delegados Técnicos Tauromáquicos havendo de realçar a admissão de  quatro mulheres.
Os novos directores de corrida da Zona Centro são Paulo Sérgio da Silva ValenteSandra Paula Cardoso Strecht Ferreira AlvesJosé da Costa Soares e Ana Luisa Daniel de Sousa Trindade Pimenta.
Para a zona de Lisboa foram admitidos três novos delegados: Fábio Jorge Carvalho CostaRicardo Miguel Rodrigues Dias e Lara Araújo Gregório de Oliveira (filha do Ganadero Gregório de Oliveira).
Para o Alentejo, foram admitidos Maria de Jesus Graça FlorindoDomingos Manuel Jeremias Ramalho (ex-Cabo dos Forcados do Redondo), Lindolfo Manuel Caetano Patrício e Marco António Espírito Santos Meneses Cardoso, enquanto que para o Algarve foram admitidos dois novos directores, Telmo Rodrigo Ferreira da Conceição Barros e Rúben Luis Laurindo Fragoso.

A todos desejamos a melhor das sortes.
Convém ainda referir que este concurso foi polémico por muitos dos actuais Delegados Técnicos considerarem que não havia falta de pessoal e também contestavam a forma de como o mesmo era feito. Até há data de hoje não se sabe o resultado dessa contestação que terá seguido os tramites legais ou não..
.

Monumental Celestino Graça a ser Praça Maior e cartéis quase a serem oficializados.

A Monumental Celestino Graça está a ficar de "cara lavada" tendo sido lavadas as bancadas e o exterior e pintada algumas zonas como na Trincheira que careciam de obras há já alguns anos. A empresa Praça Maior tem feito uma campanha de divulgação nas redes sociais dando conta os trabalhos efectuados e mantendo os aficionados ao corrente dos trabalhos efectuados.
Apresentará os cartéis a 26 de Janeiro pelas 11,30 junto da Estátua de Celestino Graça.
Ao que apurámos a primeira corrida terá toiros de Cunhal Patricio e será lidada por João Moura, António Telles e Francisco Palha. A 10 de Junho serão toiros de Vasconcelos e Sousa de Andrade e serão lidados, ainda sem confirmação, por António Telles que assim repetirá, Salgueiro da Costa e um dos Rouxinóis. A 16 de Junho, Domingo, frente a um curro de Veiga Teixeira estarão João Moura Jr, João Telles e poderá ser novamente Francisco Palha. Cartéis aliciantes com curros imponentes e voltamos a frisar que tudo isto são suposições. Cartéis oficiais só no dia 26 de Janeiro!

Claudia com nova montada


A cavaleira CLÁUDIA adquiriu um novo cavalo, que aponta ser uma verdadeira mais-valia para a sua quadra!
Eis as referências do mesmo:  Nome: "CAMINO" ;  Idade: 11 anos ;  Pelagem: Ruço Mosqueado ;  Ferro: Paulo Caetano.
Trata-se de um cavalo de excelente expressão e transmissão, que CLÁUDIA planeia usar em bandarilhas, mas que poderá também permitir lide completa (compridos e curtos)!
CLÁUDIA  tomou a sua Alternativa em 28 de Julho passado, na carismática Praça da Nazaré, obtendo um importante êxito!
CLÁUDIA treina diariamente e totalmente dedicada à sua carreira, preparando-se para ser uma grande novidade nesta Temporada 2019. Há já contactos com diversas Empresas, em Portugal, nos EUA (Califórnia) e Canadá --- o ano passado deixou óptimo ambiente nestes dois Países --- havendo, também, importante desafio para se apresentar em Espanha!
Bem pode dizer-se que a Juventude é um garante do futuro da Festa!  CLÁUDIA traz nos seus pensamentos  "um sonho de Jovem para triunfo de Mulher"!!!

Diogo Peseiro: Nazaré, Salamanca e Sevilha


                 NAZARÉ,  SALAMANCA   E  SEVILHA

O jovem novilheiro DIOGO MIGUEL PESEIRO depois da Quadra Natalícia, já regressou a Espanha, prosseguindo a sua intensa preparação, havendo importantes contactos para o futuro próximo, entre Salamanca e Sevilha.

Há dias, DIOGO foi um dos distinguidos na Nazaré, onde compareceu, na Gala da Tertúlia Bar O Picador (de Henrique Gil), diante de uma vasta assistência.
 Ali se evocou a sua recente e positiva apresentação na Monumental de Madrid e a necessidade de se realizarem em Portugal Novilhadas ou Corridas Mistas em que participem Novilheiros (que já tenham debutado com Picadores, como é obrigatório internacionalmente), e não só os também importantes intercâmbios de Escolas, com bezerristas ou Aspirantes a Novilheiros.

Nesta Gala, o troféu de carreira mundial foi entregue à matadora CRISTINA SANCHEZ, que esteve presente e até "bailou por sevilhanas" por entre o entusiasmo duma lotação esgotada

Campo Pequeno e Diego Ventura sem acordo: comunicado da empresa


COMUNICADO
DA EMPRESA DO CAMPO PEQUENO SOBRE AS DECLARAÇÕES DO REJONEADOR DIEGO
VENTURA AO SITE www.touroeouro.com
Relativamente as declarações do rejoneador Diego Ventura ao site
www.touroeouro.com sobre a sua não contratação para a temporada de 2019, no
Campo Pequeno, a empresa vem esclarecer o seguinte:
1. As condições inicialmente propostas por Diego Ventura e que nos foram
transmitidas pelo seu apoderado, Luis Manuel Lozano, representaram um
acréscimo de 50% por corrida, em relação aos honorários auferidos nas suas
últimas actuações em Lisboa;
2. A contratação para 3 corridas, nunca foi uma proposta da empresa, mas sim
uma das condições de Diego Ventura;
3. A empresa, com esforço, apresentou uma contraproposta para as 3 corridas,
contraproposta essa que já representava um aumento de honorários, de 25%
por corrida, tendo por referência as suas últimas actuações em Lisboa, valores
jamais pagos a qualquer dos toureiros que actuaram no Campo Pequeno;
4. Com este nível de honorários, a empresa teria de aumentar substancialmente o
preço dos bilhetes, para valores que nem a lotação da praça, nem a
conjuntura socioeconómica do país comportariam;
5. Desta forma e por estes motivos, a empresa, mais uma vez, lamenta não ser
possível este ano, a contratação de Diego Ventura;
6. Esperamos assim que tenham ficado cabal e definitivamente esclarecidas as
declarações de Diego Ventura.
Campo Pequeno, 18 de Janeiro de 2019
A Empresa
A



8579 VISITAS ONTEM!!!!

8579 VISITAS ONTEM!!!

Não queremos fazer dos numeros um icone do Semanário Olé! mas estamos orgulhosos da Vossa preferência. Não pretendemos competir porque sabemos que há quem faça melhor do que nós. Vamos tentando e de acordo com as Vossas sugestões e preferências. Preparamos afincadamente o regresso do Jornal impresso em papel tal como tem sido solicitado pelos nossos leitores. Preparamos um projecto novo é aquilo que Vos podemos informar neste momemnto. A seu tempo e dentro em breve daremos as novidades. Até lá agradecemos as Vossas visitas!
Bem hajam!

Troféus Olé! 2018- Empresa: De Caras Tauromaquia

TROFÉU OLÉ! 2018-EMPRESA-DE CARAS TAUROMAQUIA

enquanto existirem Empresários existirão Corridas de Toiros. É uma profissão importante e imprescindivel para a sobrevivência da Festa. Tal como no passado outras empresas mereceram o nosso destaque a De Caras Tauromaquia pelo trabalho que realizou em Coruche mostrou que ainda há muito que fazer a nível do empresariado português. Foram exemplo para todos e destacaram-se na forma de publicitar, de procurar atrair com bons curros e cartéis atractivos e colocando preços de acordo com o que é possível em praças de maior capacidade. São assim Alfredo Tomas e Carlos Travassos obreiros deste merecido prémio.

TROFÉUS OLÉ! 2018 FORCADO-JOÃO MACHACAZ

TROFÉU OLÉ! 2018- MELHOR FORCADO- JOÃO MACHACAZ

É a categoria de maior dificuldade em haver acordo porque felizmente temos muitos Forcados de grande nível em todos os Grupos. Há grandes Pegas de Caras e grandes Ajudas. João Machacaz tem 107 toiros pegados como Forcado de Cara . Valente, dedicado, com personalidade, amigo do seu amigo, tanto enquanto Forcado no Grupo dos Amadores de Alcochete como Cabo dos Amadores do Ribatejo foi granjeando o respeito de todos os seus pares. Preve-se a sua despedida e como tal não gostariamos de deixar de o enaltecer pela sua trajectória e é este o momento.

Escola de Toureio da Moita na Union de Escuelas de Tauromaquia



Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita é agora membro da Union Escuelas de Tauromaquia, por votação em assembleia-geral realizada no passado sábado em Madrid e onde a sua entrada foi apadrinhada pela Escola de Toureio "José Falcão" de Vila Franca na pessoa do seu director José Manuel Rainho. Uma óptima noticia para a Tauromaquia portuguesa. Parabéns!

Assembleia Municipal de Lisboa aprova voto de pesar por Joaquim Bastinhas

Maioria aprova voto de pesar por Joaquim Bastinhas na Assembleia Municipal de Lisboa demonstrando assim o reconhecimento por uma das maiores Figuras de sempre que é transversal a orientações politicas estando muito acima de tudo isso tal como o fez durante toda a sua vida. Homem de valores e de carácter deu a cara sempre que foi preciso em nome da amizade e das causas justas.

Numa iniciativa conjunta do CDSPSD e MPT que propuseram um voto de pesar onde se refere que "Joaquim Bastinhas era apelidado, muitas vezes, como o 'toureiro do povo'. A empatia que gerava com as bancadas, a alegria que transmitia em cada um dos momentos e a forma como chegava aos milhares de pessoas que o seguiam, notabilizou-o de forma ímpar. França, México, Venezuela, Grécia, ou Macau, para além de Portugal e Espanha, vibraram, com o mágico momento do par de bandarilhas que Joaquim Bastinhas, como nenhum outro, celebrizou e eternizou na memória coletiva".
É ainda destacada a grande ligação de Joaquim Bastinhas com a praça de toiros de Lisboa, tendo este um "percurso centrado em Lisboa onde Joaquim Bastinhas se torna o cavaleiro de alternativa a somar mais actuações na arena do Campo Pequeno: 115 espetáculos, 104 como profissional e 11 como Amador e Praticante"

Abstiveram-se um deputado do MPt, dois do PEV, três do BE e votaram contra os dois do PAN e um do MPT.

Não se esqueça: Clube Taurino distingue Triunfadores!!


Sector 1 distingue com Troféus Incentivo e Mérito

Lisboa prepara-se para uma noite de afición com a entrega das distinções "Incentivo & Mérito" por parte do Grupo Tauromáquico "Sector 1", a algumas personalidades e instituições que considerou destacados em 2018.

Nesse sentido irá decorrer na sexta-feira, dia 25 de Janeiro, pelas 20h, no restaurante “Jardim do Mundial” (Hotel Mundial – Martim Moniz), um jantar onde serão entregues as distinções “Incentivo & Mérito” – incentivar o bom trabalho e enaltecer a obra feita.

As inscrições só serão aceites até ao dia 22 de Janeiro para o e-mail grupotauromaquicosector1@gmail.com .

Constituem a lista de distinguidos desta 3ª edição:

Mérito
João Moura (40 anos de alternativa)

Revista Novo Burladero (40 anos de existência)
Comissão Taurina de Paio Pires (reinauguração da Praça de Toiros)

Incentivo
João d’Alva (novilheiro)
Filipe Martinho (novilheiro)
Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ (matador)
Cláudio Miguel (bandarilheiro)
António Prates (cavaleiro praticante)
João Prates Ferreira (Forcado GFA Coruche)
Ricardo Levesinho (empresa)
Tertúlia Festa Brava (colectividade)
Tertúlia Tauromáquica Terceirense (colectividade)

Troféus Olé! 2018 Cavaleiro Amador António Ribeiro Telles (Filho)

TROFÉU OLÉ 2018- CAVALEIRO AMADOR- ANTÓNIO RIBEIRO TELLES 
Foi o Cavaleiro Amador que mais se evidenciou e superando as expectativas em corridas de importância. Bem a cavalo e com a noção do caminho da verdade que quer percorrer, com a óptima influência de seu Pai mas com uma personalidade e carácter com a sua própria marca este Cavaleiro pode ser um caso sério no Toureio a Cavalo Mundial .

Amanha Missa do 7º dia por Emilio

Amanhã pelas 19 horas em Alverca na Igreja dos Pastorinha será celebrada a Missa do 7º Dia por Emilio de Jesus.
Foto: Miguel Alvarenga

Troféus Olé! 2018 Prestígio Simão Comenda

TROFÉU PRESTIGIO - SIMÃO COMENDA
É sem qualquer duvida um dos homens que mais sabe sobre a Pega, sobre o Forcado. Foi o melhor Rabejador de sempre e um grande Forcado. Pegou nos quatro continentes representando bem o seu Grupo de Montemor e por onde passa deixa o rastro da amizade e da camaradagem. Aficionado de eleição tanto ao Toureio a Cavalo como ao Toureio a Pé tem participado em colóquios sendo um dos oradores mais admirados pela sua palavra fácil e directa e pela forma como defende a Festa Brava. Bem haja por tudo Mestre Simão Comenda.

Troféus Ole! 2018 Matador Nuno Casquinha

TROFÉUS OLÉ! 2018 MATADOR- NUNO CASQUINHA

Nuno Casquinha fez uma temporada excelente em Portugal e principalmente além fronteiras onde exerceu em pleno a sua profissão, toureando de tudo superando as adversidades. Haveriam outros Matadores com triunfos também eles importantes mas Nuno afirmou-se tendo subido mais uns degraus na sua carreira e sendo um justo vencedor do Troféu Olé! 2018.



Mais Troféus!

Andamos a adiar o anuncio de mais Troféus Olé! 2018 porque não temos tido tempo nem disposição para os dar a conhecer. Infelizmente têm morrido amigos da Festa e do Olé e como tal o estado de espirito não é de comemoração mas sim de introspecção e de relexão.
Mas logo mais anunciaremos mais Troféus Olé! 2018 que serão entregues numa Gala a anuciar brevemente.
Logo mais a Ganadaria Triunfadora, O Matador e mais surpresas

Faleceu José Carlos Matos

Esperamos que não tenhamos de dar mais noticias destas: mais uma morte de um Homem da Festa, o antigo Forcado e Cabo dos Amadores de Vila Franca José Carlos de Matos. Um homem muito aficionado ao toiro e ao cavalo que ajudou o Cavaleiro Pedro Salvador e que sempre defendeu a tauromaquia com a sua enorme aficion.
À Família e ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca os nossos sentidos pesames.

Amanhã:Rui Salvador na SIC com Cristina Ferreira


Será amanhã no programa da Cristina Ferreira no ar na SIC que estará presente o Cavaleiro Rui Salvador. Cristina Ferreira inicia assim uma primeira abordagem tauromáquica num dos programas com maior audiência nas televisões nacionais! Em boa hora!