Triunfo de Pablo Hermoso em Jerez de la Frontera antes da apresentação no Campo Pequeno

O Rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, que na próxima quinta-feira regressa ao Campo Pequeno, iniciou ontem em Jerez de la Frontera, de forma apoteótica, a sua temporada europeia ao cortar 4 orelhas, saindo em ombros com os seus alternantes, Fermin Bohorquez e Guillermo Hermoso de Mendoza, seu filho.
Lisboa e a sua “Catedral Mundial do Toureio a Cavalo” são a segunda data para esta temporada, na agenda do mais famoso rejoneador espanhol de todos os tempos.
No Campo Pequeno, Pablo terá por companheiros de cartel os cavaleiros portugueses António Ribeiro Telles e João Moura Caetano, bem como os grupos de forcados amadores de Lisboa e de Coruche, sendo lidados seis bonitos toiros da ganadaria Ribeiro Telles.
Esta corrida - Corrida Vidas - assinala também o 12º aniversário da reinauguração do Campo Pequeno.

Cavaleiros portugueses na Monumental de Madrid

Atuação de Rui Fernandes, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles é já este sábado, durante a Feira de San Isidro

Três cavaleiros portugueses vão atuar este sábado na mais importante praça de toiros do mundo, em Espanha. Rui Fernandes, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles vão mostrar toda a classe na Monumental de Madrid, na primeira Corrida com cavaleiros da Feira de Santo Isidro.
Os três são os primeiros lusos a atuar nesta edição da maior feira taurina do mundo, que todos os anos recebe mais de 700 mil espectadores, entre os dias 8 de maio e 10 de junho, em 34 dias seguidos de touradas. Mais tarde será a vez de Diego Ventura - 20 maio e 9 de junho.
A corrida está marcada para as 19h00 e na arena estarão toiros da ganadaria Fermín Bohórquez, considerada uma das melhores e das preferidas entre as maiores figuras do toureio equestre.
Rui Fernandes, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles vão alternar com os rejoneadores espanóis Raúl Martín Burgos, Leonardo Hernández e Andrés Romero.

Feira de Maio de Azambuja: a mais castiça do Ribatejo! 24 a 28.maio.2018


A Centenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre 24 e 28 de maio de 2018. São cinco dias recheados de festa brava e afición, na qual não vão faltar atividades equestres, taurinas, animação popular e muita música.
O cartaz é recheado para agradar aos mais variados gostos. A fadista Raquel Tavares vai atuar a 24, dia inaugural do evento, no Jardim Urbano, e no mesmo espaço, a mágica “noite da sardinha assada” (6ªfeira, 25) recebe a atuação da banda Ciklone. No sábado, 26 de maio, destaque para a atuação do cantor Virgul.
O Campo da Feira, junto à Praça de Toiros, continuará a ser um dos polos de atração do evento e surgirá renovado nesta edição 2018. Uma estrutura mais moderna, funcional e acolhedora será o palco da tradicional “Praça das Freguesias” onde todo o concelho celebra o melhor da gastronomia regional e da sua animação mais típica. No mesmo recinto, em espaços distintos, marcarão a presença habitual o artesanato e várias empresas locais de diversas áreas económicas.
Nas ruas da Vila, as cinco largadas de toiros (uma em cada dia), que fazem as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes, continuam a constituir a grande atracão da festa. Isto, sem esquecer as dezenas de tertúlias particulares, que abrem as portas a todos os que queiram refrescar a garganta ou petiscar, e a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.
Para a noite de 25 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa. O desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, e a partir da meia-noite (após a recolha dos toiros), a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Pela noite dentro, para além do concerto no jardim, dois grupos de baile e três bandinhas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.
E na manhã de domingo, 27, a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a Bernardo da Conceição Afonso, um dos campinos que há mais anos colabora na Feira de Maio e dedica a sua vida à criação do toiro bravo. Destaque ainda para a Tradicional Corrida de Toiros à portuguesa, pelas cinco da tarde na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, cujo cartel conta com muito “sangue da casa”. Referência ao regresso da cavaleira natural do concelho – Ana Rita, a par de Marcos Bastinhas e Jacobo Botero, bem como à prestação dos Forcados Amadores de Azambuja a dividir as pegas com os Amadores do Ribatejo. O espetáculo Lusitânia Equestre encerrará o programa de domingo.
Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 28 de Maio, traz às ruas de Azambuja centenas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com o projeto de multi-atividades designado “Feira na Vila”. A derradeira tarde despede-se com a entrega de diplomas e prémios e, ainda, a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2018!

Amanhã...Em Garvão!

Todos a Garvão... É já amanhã!!!!
Sábado, 12 de Maio, pelas 17h, Corrida de Toiros por ocasião da tradicional feira de Garvão.
Compõe este cartel os cavaleiros João moura, Tito Semedo, Ana Batista, Moura Caetano, Telles Bastos e Duarte Pinto. Pegam os Grupos de Forcados Amadores da Moita, Ribatejo e Redondo. Toiros de Varela Crujo.
Em disputa irá haver um o Troféu para a Melhor Lide a Cavalo e outro para a Melhor Pega.

A não perder! Nº 423 do Jornal Olé... amanhã, 10 de Maio!!!

É já amanhã, quinta-feira 10 de Maio, que o Jornal Olé regressa às bancas de todo o país!
Esta edição conta com reportagens de várias corridas de toiros, desde Campo Pequeno, Beja, Sobral, Redondo (etc) bem como as habituais colunas e páginas de social, entre outros artigos sobre a atualidade tauromáquica.
A não perder! Nº 423 do Jornal Olé... amanhã, 10 de Maio!!!

Simão Neves homenageado na sua terra


O sobejamente conhecido Picador, ex forcado do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca será homenageado em Salvaterra de Magos no próximo dia 10 de Maio pelas 18 horas.
O evento, organizado pelo Município, irá decorrer no Edifício Cais da Vala.

Novo Link para o Festival do Cartaxo no dia 1 Maio

O Campo Pequeno TV já tem disponível a reportagem do Festival Taurino que teve lugar no dia 1 de Maio no Cartaxo e que resultou num interessante espetáculo de afirmação de novos valores.
Para aceder a esta peça basta clicar no link que abaixo se disponibiliza e nela se incluem depoimentos de todos os cabeças de cartaz.
Esta reportagem estará posteriormente disponível na grelha do Campo Pequeno TV.
Campo Pequeno TV, o melhor da tauromaquia nacional, disponível na posição 164 do MEO, no videoclube da NOS e no VIMEO.

Assista à reportagem em: https://youtu.be/bcCfLrD-Zc4

IV Festa Campera “Sevilhanas las Rocieras da Golegã” na Azinhaga


Homenagem ao Marquês de Rio Maior
Sábado, dia 26 de Maio pelas 11h, o Tentadero da Quinta de Miranda na Azinhaga (Golegã) irá ser palco da IV Festa Campera “Sevilhanas las Rocieras da Golegã” em homenagem ao Marquês de Rio Maior.

O evento irá contar com almoço,  exibições de toureio a pé e a cavalo, treino de forcados, fados, folclore, sevilhanas e animação musical.

Troféu Carlos Galamba dia 27 de Maio em Coruche

A Empresa De Caras, Tauromaquia, Lda. decidiu homenagear Carlos Galamba, destacado ajuda que envergou as jaquetas dos grupos de forcados de Lisboa e de Coruche, pelo seu historial como enorme Forcado que foi, honrando ambas as jaquetas.
Numa tarde que se deseja histórica não só pelos Grupos de Forcados como também pelos dois jovens cavaleiros, Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr, numa autêntica prova de fogo que irá enaltecer as suas carreiras enfrentando um poderoso curro de toiros da temível e centenária ganadaria Palha!
Coruche 27 maio 2018, um dia que irá marcar a historia da tauromaquia em Portugal!

Coimbra | Garraiada leva 1500 estudantes à Figueira da Foz




Sucesso garante continuidade em 2019 durante Queima das Fitas
Mais de 1500 estudantes assistiram e participaram na garraiada realizada este fim-de-semana no Coliseu Figueirense, durante a Queima das Fitas de Coimbra. A afluência registada foi considerada um sucesso, com a organização a garantir a continuidade do evento em 2019.

Apesar de a Garraiada disputar a atenção dos estudantes com o jogo de futebol da Académica, que podia carimbar o regresso do clube à primeira divisão do futebol português, o Coliseu Figueirense apresentou uma excelente moldura humana.

“Esta garraiada foi uma demonstração clara daquilo que os estudantes querem. Estiveram no Coliseu Figueirense mais de 1500 pessoas e só não foram mais porque a Académica teve um jogo importante em Coimbra”, afirmou Ricardo Marques, presidente do movimento ‘Coimbra dos Estudantes’, que organizou o evento em colaboração com os grupos de forcados amadores ‘Académicos de Coimbra’ e ‘Tremores de Terra’ constituído por estudantes dos Açores.

O evento contou com uma homenagem dos estudantes de Coimbra aos Bombeiros da Figueira da Foz, além da atuação de recortadores e forcados, e as habituais brincadeiras dos estudantes no final. 

"Os estudantes são livres e querem manter a cultura e identidade da Universidade de Coimbra. A garraiada vai continuar porque é dos estudantes e faz parte do património de Coimbra", rematou Ricardo Marques. 

Henrique de Carvalho Dias Lança novo livro

"A Essência do Toureio" é o título do livro de 114 páginas, onde o foto-jornalista aborda a temporada de 2016 em imagens.

As encomendas podem já ser efetuadas através do endereço de e-mail revtoiros@zonmail.pt.