Vem aí a Feira da Golegã!

Já não faltam muitos dias para que se dê inicio a mais uma Feira Nacional do Cavalo, comumente chamada de Feira da Golegã ou Feira de S. Martinho. Todos os que gostam do cavalo marcam presença neste importante certame que, no entanto, tem vindo a degradar-se e a perder a importância que outrora teve para os amantes do cavalo. Efectivamente, a Feira da Golegã está transformada numa éspecie de Docas de Lisboa onde pululam bares e baiucas sem condições nenhumas de sanidade e de salubridade. O licenciamento está ao que me dizem a cargo do Municipio que necessita de verbas para colmatar falhas de gestão. Mas, não se pode passar por cima das condições mínimas de vida salutar que cada cidadão residente ou não na Vila da Golegã tem direito. As pseudo-discotecas e pseudo bares que deveriam fechar no máximo até às duas da manhã mantêm-se abertos madrugada fora não deixando ninguém descansar. Os estrangeiros que até acham piada a uma noite de copos criticam as barbaries praticadas a cavalo por tipos cheios de alcool e que se tornaram e tornam nos habitues da Feira. Lamentável! Por todo o lado onde se roganizam certames deste tipo ou parecidos tudo tem hora de encerrar! Seja em Jerez, seja em Avignon , em Sevilha onde for! As características ímpares que levaram a Feira da Golegã ser a mais desejada e concorrida do mundo estão a perder-se! E as gentes que interessam e que mantinham a tradição começam a estar fartas... Mas mesmo fartas e a comentarem que deixam de ir. Será que agora estando um Presidente com tradição nos cavalos como Criador e Cavaleiro não se começam a impor regras? Será que o Dr. Veiga Maltez que tem visitado todas as Feiras do Mundo e tendo uma rara sensibilidade para gerir a sua Vila não consegue ditar leis? Ninguém quer uma Golegã elistista mas não queremos uma Golegã de miudos e miudas perdidos de bebedos a mijarem em todo o lado( e não só), miudos e miudas que não têm onde dormir e passam os dias a beber e muitos deles a caminho do Hospital de Abrantes em comas alcoolicos? Desafio a comunicaçºao social generalista a colocarem algu´me no Hospital de Abrantes e saberem os numeros exactos da quantidade de gente que vai receber tratamento. Se se cumprissem horários do máximo dos máximos até as 2 da manhã essa gente deixaria de vir... E a verdade é que não fazem falta. Até porque a maioria deles não consomem nos bares. Compram garrafões nos hipermercados e fazem misturas explosivas que vão bebendo dia após dia. Depois, alguns deles , desses bebedos, até montam e têm cavalos e por ali andam a faze-los sofrer. Ninguém pôe termo a isto? A Feira do Cavalo não era nada disto. Sempre se provou a àgua pé, sempre existiu quem bebesse mais ou menos mas nunca da forma como tem sido nos ultimos anos. Será que é preciso darem-se acidentes graves para que então venha um superior hierárquico do Presidente do Municipio ditar as regras que são básicas e ao alcance do Municipio? Até quando tudo passará impune?
Haja coragem antes que a Feira acabe!
O Director

Jantar de Homenagem a Rui Bento em Alenquer


Ana Rita em destaque

A Cavaleira Ana Rita que este ano se afirmou em definitivo em terras de Espanha e ocupa o honroso terceiro lugar no escalafon espanhol apenas superada por Diego Ventura e Lea Vicens ainda toureia mais uma corrida em Albox onde também pegam os Forcados Amadores de Riachos.
Aqui fica o cartel

Faleceu a Mãe do Cavaleiro Vasco Taborda

Faleceu com 88 anos de idade a Mãe do Cavaleiro Vasco Taborda, Dª Helena Maria Correia de Sá (Asseca).
A toda a Família os nossos sinceros sentimentos.

Hoje em Santarém uma Corrida a não faltar

A Monumental Celestino Graça abre hoje as portas para a primeira Corrida da Temporada 2018... Verdade. Por diversos motivos e mais alguns não se realizaram quaisquer corridas na Capital do Ribatejo. E a iniciativa de hoje compete ao Toureiro Pedro Gonçalves que ali se despede de uma carreira pródiga de sucessos tendo corrido o mundo como enorme Bandarilheiro honrando a profissão e o nome de Portugal. Ajudou novos Toureiros, fez escola e hoje fez-se empresário na Corrida da sua despedida. Era bom e bonito que o publico correspondesse e mostrasse que a praça vale a pena e que todas essas conversas de que a praça não tem solução são infundamentadas. Não é que hoje se decida nada do futuro da praça. Mas uma imagem de gente nas bancadas era interessante para que se pense a sério no que fazer daquele tauródromo.
Pedro Gonçalves merece a nossa presença: pelo que foi , pelo que é e pela a ajuda que pode continuar a dar à Festa.
Á hora que vos escrevo o tempo está bom com temperatua amena sem previsões de chuva. Os toiros estão na praça e estão aprovados.
Todos a Santarém homenagear Pedro Gonçalves!