Grupo de Forcados Amadores de Évora, dia 6 de Setembro no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores de Évora actua quinta-feira, 6 de Setembro no Campo Pequeno, em competição directa com o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, ante toiros de António Charrua.
Na origem deste grupo estão alunos da então Escola de Regentes Agrícolas de Évora, a maioria dos quais nunca tinha passado pela experiência de pegar toiros. Contudo, desse núcleo inicial emergia um nome - João Nunes Patinhas - forcado já com provas dadas nos Amadores de Santarém e que, naturalmente, assumiu a chefia do novel grupo.
A estreia ocorreu a 11 de Agosto de 1963, no Redondo, ante uma corrida da ganadaria de Manuel Lampreia, com o grupo sob a chefia de João Nunes Patinhas, que desempenhou esta função até 1989. Rapidamente o grupo se impôs no panorama tauromáquico português e, em Setembro desse ano, apresentou-se com êxito no Campo Pequeno. Daí à sua inclusão nas principais corridas e feiras do calendário tauromáquico português foi um ápice.
Na década de 1970, o Grupo de Forcados Amadores de Évora viveu um período de grande actividade internacional, apresentando-se em Espanha, França, México e Estados Unidos. Na Monumental da Cidade do México causaram tal impressão que, desde então, vários grupos de forcados surgiram naquele país, sendo, hoje em dia, a arte de pegar toiros parte integrante de corridas com a intervenção de cavaleiros e rejoneadores.
Regressaram ao México na década de 80 e, nos anos 90, apresentaram-se na Colômbia (Cali, Medellín e Bogotá) e nas feiras francesas de Mont de Marsans, Saintes Maries de la Mer, Le Grou du Roi e Saint Vicent de Tyrosse.
O Grupo, dos mais respeitados e premiados de Portugal, é na actualidade capitaneado por João Pedro Oliveira. Na corrida de 6 de Setembro irá competir com o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, capitaneado por Nuno Santana.
Nesta corrida comemora-se o 20º aniversário da alternativa do cavaleiro Rui Fernandes que alternará com João Moura e o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, que, há vinte anos foram respectivamente seu padrinho e testemunha.

Azambuja em festa durante o mês de setembro

A Vila de Azambuja volta a estar animada durante o mês de setembro, com variadas atividades promovidas por coletividades e Junta de Freguesia de Azambuja. Destaque para a tradicional festa anual de homenagem à Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, este ano entre os dias 14 e 16 de setembro.

As atividades terão início já no dia 01 de setembro com a realização de um colóquio com o tema “Turismo Religioso, que futuro?”, pelas 16h00, no Centro Comercial Atrium de Azambuja. Pelas 21h30, o Largo da Igreja de Azambuja, será palco de uma Noite de Fados, numa organização conjunta da Junta de Freguesia e do Centro Cultural Azambujense.
No dia 02 de setembro, a Junta de Freguesia realiza o seu tradicional Passeio Sénior, com encontro marcado às 07h30, com rumo à Nazaré.
O Rancho Folclórico Infantil “Os Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”, de Azambuja, insere-se nesta iniciativa com a realização do seu habitual festival de folclore no dia 09 de setembro, pelas 16h00, no Largo do Município.
Os grupos convidados começam por concentrar-se para a sessão solene na Junta de Freguesia de Azambuja, às 15h00. A partir das 15h30, o público está convidado para acompanhar o desfile dos dançarinos, cantadores e tocadores até à Praça do Município. Meia hora depois terão início as atuações dos ranchos participantes.
No palco do festival poderão ser apreciadas as tradições etnográficas de várias regiões do país. Irão atuar o Rancho Folclórico Infantil Fazendeiros de Lagameças, o Rancho Infantil da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, o Rancho Infantil do Pego e, claro, o rancho da casa – Rancho Folclórico Infantil Os Tradicionais “Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”.
No dia 14 tem início a tradicional Festa anual de homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Assunção. O ato de inauguração, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, terá lugar às 19h00 de sexta-feira, no Largo da Igreja, a que se seguirá a inauguração da Tertúlia Festa Brava.
A animação taurina da primeira noite arranca na Praça do Município, a partir das 21h30,com uma largada de toiros. Às 23h30 as atenções passarão para a “Azambuja Color Night Fest”, no Largo do Município. A fechar o primeiro dia, a partir da 00h30, a Praça de Toiros de Azambuja será o palco para o concerto com David Antunes & The Midnight Band e com artista Berg. A terminar, a animação musical fica a cargo do DJ Miguel PSI.
A manhã de sábado será marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, a partir das 10h00 pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11h00, a Várzea do Valverde (por detrás do Campo da Feira) volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos. No mesmo espaço irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. Às 21h30, a “festa brava” traz mais uma largada de toiros ao coração da vila. À meia noite e meia subirá ao palco o artista Paulo Sousa. O resto da madrugada será animado pelo DJ Miguel PSI.
Domingo 16 de setembro, é o dia dedicado às atividades religiosas que se iniciam com a cerimónia de bênção do gado, às 15h30. A padroeira – Nossa Senhora da Assunção, será venerada com a tradicional procissão que parte às 16h00 pelas principais ruas da vila e a que se seguirá a celebração da eucaristia.
As festas da freguesia de Azambuja contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.
No fim de semana de 21 a 23 de setembro, decorrerá uma atividade desportiva, a Mesa de Tortura  uma Corrida de Touros, e uma Festa Anos 80. No dia 21 decorre a atividade desportiva Rota das Luzes, a partir das 21h00,com um programa especial. No dia 22, a Praça de Touros, será o palco para uma Mesa da Tortura, seguindo-se uma festa dos Anos 80, na Poisada do Campino. A 23 de setembro, será o dia da Corrida Touros, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa. 
Por fim, o dia 29 será dedicado à dança, com uma Competição de Dança Alunos Apollo, pelas 14h00, na Praça de Touros. No dia 30, e no mesmo local, será eleita a Rainha das Vindimas da freguesia de Azambuja, que irá participar na final de 2019.

SAIBA MAIS EM:

Morante esgotou Barrancos e triunfou

O Matador de Toiros Jose Antonio Morante de la Puebla foi a Barrancos 20 anos depois de ali ter estado e chegou de véspera tendo-se ambientado e festejado com muitos dos seus seguidores com a sua costumeira amabilidade simpatia. Toureou muito bem e dividiu o Tércio de Bandarilhas com os Bandarilheiros portugueses João Ferreira e João Martins tendo deixado a multidão em delírio. De Muleta deixou o seu perfume e foi premiado com duas orelhas e rabo!

Campo Pequeno 20 de Setembro noite histórica: Despedida de Padilla

Homenagem e Despedida de Padilla da Afición Portuguesa

Em Juan José Padilla concentram-se, como em poucos toureiros, a glória e a tragédia.
Símbolo de arte, raça, querer e superação, Padilla entendeu retirar-se esta temporada das arenas e quis incluir o Campo Pequeno na sua rota de despedida. Desta forma pretende homenagear os aficionados portugueses, que, sempre, tão calorosamente o receberam nesta praça.
Completam o cartel dois dos cavaleiros triunfadores nesta temporada no Campo Pequeno: João Moura Caetano e Duarte Pinto. Lidam-se, a cavalo, quatro toiros de Mário e Herds. M. Vinhas, que serão pegados pelos grupos de forcados de Santarém e Montemor, e dois toiros da ganadaria Varela Crujo, Herds., para o matador J. J. Padilla.

Os dois primeiros imponentes Charruas para dia 6 no Campo Pequeno



CAMPO PEQUENO TV EM SETEMBRO



CAMPO PEQUENO TV: A Temporada Torista

O Campo Pequeno TV já tem disponíveis em grelha, várias corridas da temporada 2018.
Para as poder ver, só precisa de ser subscritor do canal Campo Pequeno TV.


Todos os meses o canal apresenta novidades exclusivas, veja o que pode esperar em Setembro:
ESTREIAS EM SETEMBRO

Estreia a 6 de Setembro
CORRIDA 25º ANIVERSÁRIO TVI (24 Agosto 2018)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: António Telles, Luís Rouxinol e João Moura Jr.; Forcados: Vila Franca de Xira e Aposento da Moita; Ganadaria: Murteira Grave. 


PRIMEIRA GRANDE CORRIDA TVI (1 Julho 1999)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: João Moura, António Telles e Rui Fernandes; Forcados: Santarém e Aposento da Moita; Ganadaria: João Moura.

Estreia a 13 de Setembro
A NOSSA PRAÇA – CORUCHE A praça de toiros de Coruche e os marcos mais significativos da sua importante história.

MONTEMOR (2 Setembro 2018)MONTEMOR-O-NOVO | Cavaleiros: Vítor Ribeiro, João Moura Jr. e Francisco Palha; Forcados: Montemor; Ganadaria: Pinto Barreiros.

SUCESSO AÇORIANO EM LISBOA (19 Maio 2011)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: Joaquim Bastinhas e Luís Rouxinol; Forcados: Tertúlia Tauromáquica Terceirense; Matadores: Antonio Ferrera e Luis Bolivar; Ganadaria: Rego Botelho.

Estreia a 20 de Setembro
CORRIDA LUX | 20º ANIVERSÁRIO ALTERNATIVA RUI FERNANDES (6 Setembro 2018)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: João Moura, Pablo Hermoso Mendoza e Rui Fernandes; Forcados: Évora e Alcochete; Ganadaria: António Charrua.

JUVENTUDE E COMPETIÇÃO – TOIROS SILVA (20 Junho 2013)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: Sónia Matias, Brito Paes, Duarte Pinto, Tiago Carreiras, Marcelo Mendes e David Oliveira; Forcados: Santarém e Montemor; Ganadaria: António Silva.

Estreia a 27 de Setembro

VALE SORRAIA – 70 ANOS DE HISTÓRIAA especificidade do toiro Vale Sorraia e a história de uma ganadaria com 50 anos de existência.

PROMOÇÃO DE NOVOS TALENTOS (24 Agosto 2006)CAMPO PEQUENO | Cavaleiros: Francisco Cortes, Marco José, Pedro Salvador, Gilberto Filipe, Manuel Caetano e Duarte Pinto; Forcados: São Manços, Cascais e Caldas da Rainha; Ganadaria: Cunhal Patrício.
--
Saiba como subscrever o canal em: www.campopequeno.com/campopequenotv/subscrever
Para esclarecimento de qualquer dúvida, contacte tauromaquia@campopequeno.com

Vinte anos depois...


Moura, Pablo e Rui Fernandes a 6 de Setembro no Campo Pequeno, “Vinte Anos Depois”

“Vinte Anos Depois” …  Podia ser o título imortalizado por Alexandre Dumas na continuação da saga de “Os três Mosqueteiros” (que afinal eram 4: D’Artagnan, Athos, Porthos e Aramis) mas não é, apesar de a história que João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e Rui Fernandes escreveram ao longo dos últimos vinte anos ser, toda ela, uma saga no mundo do toureio a cavalo.
A saga começa com João Moura que, aos 16 anos de idade, impôs o seu conceito de toureio a cavalo e deslumbrou Las Ventas e o mundo aficionado. Foi a 27 de Maio de 1976 e, daí em diante o toureio a cavalo jamais seria o mesmo. Moura revolucionou, criou escola e, no advento da globalização económica, introduziu a globalização no toureio a cavalo. Consequência: toureio a cavalo de escola portuguesa e rejoneio aproximam-se e, hoje em dia, tendem a fundir-se e a confundir-se.
A influência de João Moura na evolução do toureio a cavalo é um facto indiscutível e determinante. Dos seus imensos seguidores, Pablo Hermoso de Mendoza alcançou, tal como Moura, o estatuto de primeira figura mundial.
Há vinte anos despontava o jovem Rui Fernandes, igualmente cavaleiro de inspiração “Mourista” e um daqueles que mais fielmente interpreta esse conceito de toureio equestre. Vinte anos depois da alternativa que lhe foi concedida no Campo Pequeno, por João Moura, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza reúnem-se de novo para, frente a toiros da divisa António Charrua, celebrarem vinte anos de carreia de Rui Fernandes, uma das mais brilhantes da nossa história tauromáquica recente.
Data: 6 de Setembro; local: Lisboa, Praça de Toiros do Campo Pequeno; Hora: 21h45.
O cartel desta corrida completa-se com a actuação dos grupos de forcados Amadores de Évora e Amadores de Alcochete, capitaneados respectivamente por João Pedro Oliveira e Nuno Santana

PróToiro denuncia PAN de “defender e compactuar com a ilegalidade"



·        Federação Portuguesa de Tauromaquia considera que o PAN está a colocar-se “no limite da Democracia”
e manifesta-se incrédula com a sua posição ambígua.
  
Lisboa, 29 de agosto de 2018 – "Que fique muito claro que o PAN não apoia, estimula nem organiza eventos desta natureza. Mas também não os condenamos. O facto de se tratar de uma ação ilegal não nos leva a condená-la", disse o deputado do PAN, André Silva, acerca da invasão ilegal que ativistas fizeram há dias na praça de toiros de Albufeira.

Eleito pelo povo para a Assembleia da República, o parlamentar não critica assim a iniciativa e cauciona a sua concretização. Ora a PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia denuncia o PAN e manifesta a sua incredulidade com tal posição. E condena o facto de o PAN se colocar acima dos limites da Lei portuguesa. “Um partido com assento na Assembleia da República e com representação reconhecida não pode compactuar com a ilegalidade, nem demonstrar uma posição ambígua e conivente com o que se passou. Não apoia ações provocatórias deste género, mas também não condena. Em que ficamos?”, destaca Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro.

André Silva afirmou claramente que o partido não condena a invasão, apesar de reconhecer que se trata de uma ação ilegal, justificando esta incongruência com o argumento de que “se tratou de uma ação pacífica, não violenta” e defendendo que qualquer ação, no âmbito do ativismo e da política é admissível se não houver violência, mesmo que seja considerada ilegal.

A esta realidade acresce o facto, já denunciado pela ProTóiro, de que um dos ativistas do Vegan Strike Group, responsável pela invasão da praça de Albufeira, foi além de militante do PAN candidato à Câmara Municipal da Moita nas últimas eleições autárquicas, pelo mesmo partido. “É bizarro e absurdo que qualquer partido se coloque no limite da democracia e defenda que a legalidade não é fio condutor da conduta social. Estamos a falar de um crime: a invasão da arena durante a corrida não se insere no direito à manifestação, mas sim no atentado contra a segurança e direitos de quem estava a assistir”, considera Hélder Milheiro.

Sobre as alegadas agressões aos manifestantes após a invasão da arena, que já estarão a ser investigadas, a Federação Portuguesa de Tauromaquia recorda que, logo após estalar a polémica, lamentou qualquer excesso que tenha acontecido, tendo dito que, a existirem quaisquer agressões, há que lamentar e reprovar

HOJE NAS BANCAS!

Edição de 30 de Agosto de 2018

“Grande Corrida” na TV vista por quase dois milhões de portugueses

Grande Corrida do 25º Aniversário 
TVI faz subir o share médio do canal de Queluz em cerca de 4%

A audiência da corrida foi superior entre as mulheres, 53% do público, e o Alentejo regista o melhor resultado, 48,3% de share

O espectáculo tauromáquico voltou à TVI na passada sexta-feira, dia 24 de agosto e revelou-se mais um sucesso de audiências. A Grande Corrida do 25.º Aniversário TVI foi líder de audiências ao longo de quase toda a transmissão, com 1 milhão e 800 mil portugueses a sintonizar o canal de Queluz durante a tourada.
Dos quase dois milhões de portugueses, que viram a corrida dos 25 anos TVI, 600 mil viram-na do início até ao fim. Relativamente a esta transmissão, é ainda de destacar que audiência da corrida foi superior entre as mulheres, que representaram 53,6% do público.
A Grande Corrida do 25.º Aniversário TVI teve o seu melhor resultado no Alentejo, com 13,2% de audiência média e 48,3% de share. Isto significa que a corrida de touros transmitida permitiu à TVI aumentar o share médio habitual neste horário em cerca de 4%. A transmissão, que decorreu entre as 22h39 e as 00h45, teve uma audiência média de 6,1% e 24,3% de share. A título de exemplo, no mesmo período da semana passada, a TVI não conseguiu ir além dos 16,9% de share, sendo que ao longo do presente ano, o valor médio de share foi de 20,7%, segundo dados da GfK/CAEM.

"Uma vez mais os resultados provam a adesão massiva dos portugueses às touradas, elegendo-as como o espectáculo cultural da sua preferência. A aposta da TVI nas touradas resultou num enorme sucesso com elevados ganhos para o canal, pois as touradas lideram audiências e são um produto fundamental em qualquer canal. A aposta nas touradas é um sucesso garantido para quem quer ter audiências", comenta o secretário-geral da ProToiro, Hélder Milheiro, a propósito dos resultados de audiência impressionantes que a tauromaquia regista na televisão. 
Já no ano passado a TVI se tinha destacado da concorrência com a transmissão da corrida dos 125 anos do Campo Pequeno, que liderou audiências e entrou diretamente para o top dos programas mais vistos na televisão portuguesa naquele dia.   

A quarta e última transmissão televisiva de touradas em 2018 vai acontecer já dia 11 de Outubro. A Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, que terá lugar no Campo Pequeno, pelas 21h45, terá transmissão em direto na RTP.

CAMPO PEQUENO | 6 DE SETEMBRO


Padilla despede-se da afición portuguesa dia 20 de Setembro no Campo Pequeno

O Matador de Toiros espanhol Juan José Padilla despedir-se-á dos aficionados portugueses, na corrida a realizar no Campo Pequeno, a 20 de Setembro.

A corrida será mista, lidando Juan José Padilla dois toiros da ganadaria Varela Crujo, Herdeiros, completando o cartel dois cavaleiros triunfadores desta temporada no Campo Pequeno, que lidarão quatro toiros de uma prestigiada ganadaria.
Quanto aos forcados, estarão em praça os grupos dos Amadores de Santarém e Amadores de Montemor, capitaneados respectivamente por João Grave e António Vacas de Carvalho.

Padilla decidiu terminar a sua carreira no final desta temporada e manifestou sempre o desejo de reservar uma data para se despedir da afición portuguesa, o que se concretizará em Lisboa, a 20 de Setembro.

ÚLTIMA HORA: JOÃO D'ALVA SEMIFINALISTA NO CERTAME DESTINO LA GLORIETA (Salamanca)!


Está de Parabéns a Escola de Toureio José Falcão de Vila Franca de Xira, cujos destinos estão (e bem) nas mãos do Matador de Toiros Maestro Vítor  Mendes!

João D'Alva, classificou-se para a semifinal do Certame DESTINO LA GLORIETA, participaram nas eliminatórias 48 novilheiros sem picadores, foram selecionados 32 para 8 novilhadas de 4, o João D'Alva, cortou as duas orelhas ao novilho de Lopez Chávez em Guijuelo(Salamanca) e ficou entre os seis triunfadores.

A semifinal é no dia 8 de Setembro na praça de touros La GLORIETA de Salamanca, sendo a final no dia 10, com os três melhores.

MANO A MANO NO COLISEU DO REDONDO A 5 DE OUTUBRO

Enquadrada na Feira de São Francisco, o Coliseu do Redondo abre as portas para um sensacional MANO A MANO entre os cavaleiros LUIS ROUXINOL e VITOR RIBEIRO

Perante um imponente curro de Toiros da Ganadaria BRITO PAES que serão pegados pelos grupos de Forcados Amadores de PORTALEGRE, REDONDO E BEJA.

TRIUNFAL TARDE DE JOÃO D'ALVA EM ARAUZO DE MIEL (BURGOS)

João D'Alva, cortou ontem domingo, 4 orelhas em Arauzo De Miel (Burgos) desorelhou os dois novilhos da ganadaria de Capea, de grande apresentação e nobres, tendo dado volta no final das suas lides e mortes, terceiro e quarto novilhos , com duas grandes estocadas, uma a cada novilho, tarde triunfal deste jovem toureiro, conseguindo mais uma saída a ombros, também o seu companheiro da tarde Borja Collado, cortou 4 orelhas.

Próxima Novilhada - 4 de Setembro em  El Casar(Guadalajara) novilho de Carmen Arroyo