Aposento da Chamusca hoje na praça de Mérida

Os Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, em digressão pelo México estarão hoje em praça com o luso-espanhol Diego Ventura

Amanha na Igreja de Azambuja Missa por Joaquim Bastinhas

Amanhã, Domingo, pelas 11 horas será realizada Missa de 7º Dia por Joaquim Bastinhas numa iniciativa de João Duarte , para que todos os aficionados que não possam deslocar-se a Elvas possam rezar pelo amigo que partiu.

Forcados em Puebla del Rio

Capitaneados por João Braga estarão presentes em Puebla del Rio Forcados portugueses para pegarem um Novilho. Uma iniciativa de Morante de la Puebla.

Gala dos Triunfadores em Abiul




O Cartaz de Mourão a 1 de Fevereiro


Monumental de Santarém inaugura temporada a 17 de Março

A Monumental de Santarém inaugurará a temporada 2019 no dia 17 de Marlo durante as Festas de S. José. Em Junho terá corridas a 10 e 17 com parcerias já apresentadas e que a seu tempo falaremos. Quando se estrutura bem e se definem objectivos tudo pode funcionar e é o que esperamos desta equipe que gere a Celestino Graça.

Diz-se que.... confirma-se que....

Confirma-se , tal como aqui anunciámos, que a Protoiro levará a cabo um dia da tauromaquia no Campo Pequeno a 23 de Fevereiro. São 8 Cavaleiros que toureiam a duo e 3 Matadores que actuaram a solo. Não havendo jogo de futebol importante nessa data espera-se que a praça esteja cheia poois a verba que se apurar será de apoio ao meritório trabalho da Protoiro.

Diz-se que poderá haver uma verba de 50 cêntimos por bilhete que reverterá a favor da Protoiro em todas as corridas cujas empresas adiram. Será assim a forma de um aficionado contribuir para a Federação. Pode ser uma solução mas haverá outras...A verdade é que foi a Protoiro que conseguiu a descida do IVa pelo que as empresas deixarão de ter um encargo de menos 7% pelo que é essa contribuição é plausivél e aceitável.

Diz-se que a  Monumental da Moita será entregue oficialmente amanhã à empresa de Ricardo Levezinho tal como estava previsto e divulgado não só nos meios de comunicação social taurina mas como nos moitenses.

Confirma-se que a Feira de Maio na Azambuja anda uma semana para a frente devido às eleições europeias se realizarem a 26 de Maio. Assim a Tradicional Feira de Maio começará a 30 de Maio e acabará a 3 de Junho sendo a sua Corrida de Toiros a 2 de Junho.

Diz-se que há muita gente que não tem vergonha na cara e numa manifestação publica de há poucos dias era vê-los a" desfilar "... Um dia vão dar-nos razão. Há muita gente que vem para os toiros como forma de aparecer e de se evidenciar mas falta-lhes a educação, a cultura, a finesse. Cada vez se revelam mais tartufos... Tartufo? Aqui fica o que é: Na língua portuguesa, o termo tartufo, como em outro idiomas, passou a ter a acepção de pessoa hipócrita ou falso religioso, originando ainda uma série de derivados como tartuficetartúfico ou ainda o verbo tartuficar - significando enganar, ludibriar com atos de tartufice.

Confirma-se que se de tartufos estamos cheios ainda há muita gente boa na Tauromaquia nacional e cada vez há mais Tertulias pelo país fora que representam os aficionados e que já têm voz na Protoiro. A livre associação em volta da Festa Brava é salutar e de louvar.. brevemente uma entrevista com quem de direito.

Confirma-se que dia 26 de Janeiro haverá o Jantar do Clube Taurino da Chamusca que mais uma vez premiou os Triunfadores da Temporada. Aqui fica o Cartaz.


Protoiro organiza Dia da Tauromaquia


Será a 23 de fevereiro no Campo Pequeno para celebrar a cultura taurina
A PróToiro, através da marca Touradas, vai organizar o Dia da Tauromaquia, a 23 de fevereiro, num evento a realizar-se na praça de touros do Campo Pequeno, a mais carismática sala do País. O objetivo desta iniciativa é celebrar a cultura tauromáquica e a liberdade cultural. 

Ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a afición e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de muita animação e atividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas conferências e demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia para toda a família. 

No encerramento deste dia, que se quer de festa e de celebração da tauromaquia, os aficionados vão poder assistir a um festival taurino com um quartel de luxo. Além de uma seleção de cabos, dos vários grupos de forcados associados da ANGF, na arena vão estar os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Os toiros serão de diversas ganadarias, que em breve vão ser anunciadas.


Todas as ações, preços e mais pormenores serão revelados em breve, com a certeza de que este evento contará com a presença de todos de forma a celebrarmos em conjunto a tauromaquia portuguesa.

Regresso hoje

Só hoje tive paciência para me sentar à frente do PC e voltar a dar vida ao Semanário Olé!. Faltou-me animo. Não sou Jornalista e como tal não tenho obrigação de informar sobre aquilo que não quero, Respeito e admiro quem o faça mas há noticias que não são da minha àrea.
Era amigo do Joaquim Manuel e não preciso de o provar. Foram quarenta anos. Não tenho de andar a escrever nem a colocar fotos. Muito menos fazer figuras tristes como alguns fizeram e que a esta hora o Joaquim deve estar a rir-se e a dizer que há gente que tem muita "lata"...
Não vou chorar mais nem lamentar mais. O Bastinhas estará representado e bem pela sua Família tanto na parte da amizade pela Lena e seus filhos, netos e noras assim como tauromáquicamente falando pelo Marcos que na arena representará sempre a Dinastia com a categoria e a alegria que tinha o seu Pai.
A vida é injusta todos nós sabemos. Foi cedo de mais é uma verdade. Mas Bastinhas não queria gente lamechas a seu lado mas a contrário queria alegria, queria riso, queria partidas, queria galhofa e principalmente respeito e amizade. Não gostava de hipocresia e ultimamente tenho visto tanta...
Adiante! Prá frente é o caminho! Custa? Muito! Faz falta? Muita! Mas há que lembrar diariamente a sua alegria e a sua força e baseados nelas estaremos sempre a recordá-lo e ajuda-nos a sermos melhores pessoas e a termos mais força para seguirmos com as nossas vidas.
Um enorme beijo à Lena e abraços ao Marcos e ao Ivan.
E vamos para diante! Regresso hoje com alma , paciência e força!