Todos a Lisboa! Ninguém quer perder este acontecimento!


HOJE NO CAMPO PEQUENO

 Recordar é viver..

A Corrida de hoje é uma das que me apela e que me faz recordar muitos sentimentos positivos. Há muitos anos que conheci Pablo Hermoso de Mendoza e desde a primeira hora percebi que era um Cavaleiro diferente. Foi na Ermegeira, na altura com Pedro Franco e o Dr. António Raul Brito Paes. A montar bem e a procurar fazer tudo bem à usança portuguesa. Humilde mas com personalidade e carácter a sua evolução foi constante. Com uma classe e uma categoria a cavalo e em praça marcou e marca a diferença. Hoje é uma daquelas corridas que não me interessa se os toiros são mais ou menos previsiveis se são ou não a meu gosto. Hoje vou para recordar e viver esses bons momentos que ao longo dos anos o Pablo me tem dado. Hoje é uma das noites em que nos lembramos do Cagancho, do Chicuelo, do Labrit e de muitos outros que sempre entusiasmaram as bancadas e com os quais Pablo conseguiu escrever as mais belas páginas da história do Toureio a Cavalo Mundial.
Também não me esqueço dos momentos inolvidáveis com que João Moura nos brindou e com que modificou o Toureio a Cavalo para uma forma hoje denominada de moderna. São muitos anos de triunfos, muitos anos de escola que transformou e influenciou algumas gerações.
Rui Fernandes foi sempre um caso desde míudo! Com um jeito nato para tourear e para montar lembro-me dele ainda crainça num poney. Na altura estava o D. José de Athayde em casa de seu Pai e comecei a conviver com a Família Fernandes. Acompanhei as suas primeiras corridas e a diferença notou-se logo de início. Uma Novilhada em Vila Franca deu o mote e uma carreira que já celebra hoje 20 anos de Alternativa. Parece que foi ontem... O seu tremendismo frente aos toiros catapultaram-no de imediato para a ribalta.20 anos.. Estou velho... Mas não acabado! Hoje é uma noite de recordações. Hoje até vão ser e bem homenageados outros vultos grandes da nossa Tauromaquia: Gustavo Zenkl de quem fui amigo e que com quem muito convivi e aprendi e que recordo com saudade; Francisco Azarujinha ; Frederico Cunha um grande Cavaleiro e exímio Equitador por quem nutro uma admiração especial e Fernando Andrade Salgueiro um grande homem com uma capacidade intelectual brilhante, um poeta, um romântico, um pensador que só quem conhece bem saberá dar a importância e a dimensão da pessoa que ali está.
Hoje será uma noite de sentimentos e dos bons. Não apenas saudosismos. Mas, recordar é viver.

HOJE MAIS UMA NOITE HISTÓRICA!!!


OLÉ! Já nas bancas!


Tertúlia Tauromáquica Sobralense promove Colóquio no sábado dia 8

Tertúlia Tauromáquica Sobralense realiza no próximo sábado, dia 8, no Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço, às 21,30 horas um Colóquio sobre "Tauromaquia: Passado, Presente e Futuro", que antecede o início da tradicional Feira Taurina - que arranca no domingo dia 9 com uma grande corrida de toiros à portuguesa  e tem depois no dia 15 uma novilhada de oportunidade aos novos valores.
No colóquio serão oradores o Dr. Luis Capucha (Presidente da Direcção da Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal), o Dr. António Tereno (o "eterno" Presidente da Câmara de Barrancos) e o Engº José Alberto Quintino (Presidente da Câmara do Sobral), sendo moderador o crítico tauromáquico Maurício do Vale.

Um acontecimento a não perder !

Tertúlia Festa Brava inaugura sede dia 14


Alguns anos depois de ter sido destruída pelo fogo a sua histórica sede na Praça da Alegria, em Lisboa, a Tertúlia "Festa Brava",uma das mais importantes e mais antigas de Portugal, entretanto reactivada por Rui Casqueiro (neto de um dos fundadores) , vai finalmente inaugurar com o apoio do Municipio de Azambuja, a sua nova sede nesta vila ribatejana - que será na Travessa do Matadouro, nº 5, em Azambuja.
A inauguração faz parte do programa das Festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção,e

tem lugar no próximo dia 14 pelas 19h30, seguindo-se um jantar em local a anunciar.
O homem pensa e trabalha e a obra nasce e deve-se ao incansável trabalho e persistência de Rui Casqueiro e sua Mulher Isabel Nolasco bem como a equipa que os acompanha na direcção dos destinos da associação. 
Uma sede com nível que passa a ser um espaço de eleição para os aficionados.
Parabéns!

Campo Pequeno: Faltam dois dias para uma Grande Noite! Reserve já!

Não é todos os dias que se monta um cartaz como este! Rui Fernandes comemora 20 Anos de Alternativa e tem a seu lado dois monstros do Toureio Equestre Mundial.
Vai perder esta corrida? 




Nazaré encerramento da Temporada 2018


Fabulosa Corrida Olé a 22 de Setembro em Elvas

Vai perder este grande acontecimeno?! Reserve já! Social Olé! em grande nesta noite histórica!

João Telles Jr arrasa em Lucena, Cordoba

O Cavaleiro João Ribeiro Telles cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e duas orelhas e rabo ao seu segundo tendo alternado com Emiliano Gamero ( Ovação e duas orelhas e rabo) e Pablo Domecq ( uma orelha e uma orelha) frente a toiros de Dias Coutinho e Campo Pena. Grande actuação de Telles Jr que deixou ambiente para muitos outros contratos.

Palencia, Espanha: Triunfo da Dinastia Hermoso de Mendoza

Em Palencia , Espanha o Pai Pablo Hermoso de Mendoza e o filho continuador da Dinastia Guillermo cortaram duas orelhas cada e saíram em ombros em conjunto com a Rejoneadora francesa Lea Vicens frente a toiros de San Pelayio e Carmen Lorenzo com casa quase cheia e uma tarde de bom toureio.


PABLO HERMOSO DE MENDOZA UM REJONEADOR ÚNICO: No Campo Pequeno na próxima quinta-feira

O rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza regressará quinta-feira, 6 de Setembro, ao Campo Pequeno, alternando com os cavaleiros João Moura e Rui Fernandes, na lide de toiros de António Charrua, que serão pegados pelos grupos de forcados amadores de Évora e de Alcochete.
A corrida tem um significado especial por nesta se comemorarem os vinte anos de alternativa do cavaleiro Rui Fernandes, e por ter sido possível reunir, nesta data, o mesmo trio de cavaleiros da corrida de 6 de Agosto de 1998.
Pablo Hermoso de Mendoza, que testemunhou a alternativa apadrinhada por João Moura mantém, de há anos a esta parte, o estatuto de primeiríssima figura mundial do rejoneio, conquistado ao longo de uma carreira oficialmente iniciada a 6 de Outubro de 1985, na praça de toiros de Pamplona. A alternativa viria 4 anos mais tarde (18 de Agosto de 1989) na sua cidade natal, Tafalla (Navarra, Espanha).
O conceito de toureio de Pablo Hermoso de Mendoza tem uma ideia central: basear o mais possível o toureio a cavalo nos axiomas do toureio a pé, aproveitando ao máximo o paralelismo existente entre estas duas formas de expressão.
Para Pablo, “A melhor lide é aquela em que se toureia de frente, vendo aproximar o toiro por entre as orelhas do cavalo, pois esse é, digamos o ‘ponto de mira’. Depois vem o esquivar-se à investida, que é feita pelo cavalo, logo, sem o engano do capote ou da muleta”.
Sobre a sua carreira de mais de 30 anos de profissionalismo refere: "Tem sido bonita porque a tenho vivido sobre os mais diversos prismas: desde o tempo em que não tinha grandes opções, àquele em que passei a tê-las, seguindo-se-lhe o tempo de alternar com as figuras que já o eram,  antes de eu abraçar esta carreira e, actualmente, tenho a oportunidade de alternar com os filhos dessas mesmas figuras. Com todos eles tenho desfrutado ao máximo da minha profissão”.

Semanário OLÉ! NAS BANCAS!