João Moura Caetano repete no Campo Pequeno em temporada triunfal

João Moura Caetano repete quinta-feira no Campo Pequeno depois do triunfo de Maio

O cavaleiro João Moura Caetano repete quinta-feira, no Campo Pequeno, depois do êxito alcançado nesta praça, a 17 de Maio, desta vez alternando com outro triunfador, Duarte Pinto, na corrida em que o matador espanhol Juan José Padilla se despede do público português.
A parte à portuguesa, na qual se lidam quatro toiros da ganadaria Vinhas, é completada pelos grupos de
forcados Amadores de Santarém e Amadores de Montemor (uma rivalidade histórica) capitaneados, respectivamente por João Grave e António Vacas de Carvalho. Por seu turno, Padilla lidará dois toiros da ganadaria Varela Crujo Herdeiros.
João Moura Caetano foi o primeiro cavaleiro a receber a alternativa após a reinauguração do Campo Pequeno. Foi a 8 de Junho de 2006, concedida por seu pai, Paulo Caetano e testemunhada por António Ribeiro Telles, Rui salvador, Luís Rouxinol e João Salgueiro. Lidou um toiro da ganadaria de seu pai e as pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e do Aposento da Moita. Confirmou a alternativa em Madrid (Las Ventas), no 10 de Junho seguinte, das mãos de Fermín Bohorquez
De muito jovem, João Moura Caetano demonstrou enorme aptidão e gosto para e pelo toureio o cavalo. Não admira essa predisposição pois, nas suas veias, corre “sangue toureiro” tanto do lado do pai, como do lado da mãe (Moura).
Recebeu do seu pai as primeiras lições de equitação e, com apenas nove anos de idade, estreou-se em público na Praça de Toiros João Moura, em Monforte, na tarde de 13 de Agosto de 1992. Após várias actuações em Portugal, apresentou-se em Espanha, na cidade raiana de Valverde del Fresno, em 15 de Agosto de 2000. Por ocasião da Feira de Abril, debutou na Real Maestranza de Sevilha em 17 de Abril de 2004, numa tarde de lotação esgotada, em que a sua actuação valeu uma orelha do toiro de Fermin Bohorquez, que lidou. Em 2005 e 2007 abriu a temporada nas Fallas de Valência. De então para cá, João Moura Caetano, um cavaleiro de arte e sentimento, tem construído uma carreira sólida, recheada de triunfos e prémios em Portugal e Espanha, sendo hoje em dia um dos mais acarinhados pelo público.
João Moura Caetano registou outro grande triunfo no Campo Pequeno num passado recente: 12 de Outubro de 2017, na Corrida de Gala `Antiga Portuguesa com que se encerrou o abono

Duarte Pinto no Campo Pequeno quinta-feira, repetido depois do fabuloso triunfo

Duarte Pinto repete no Campo Pequeno na próxima quinta-feira

O cavaleiro Duarte Pinto, um dos triunfadores desta temporada no Campo Pequeno, regressa esta quinta-feira à Monumental lisboeta, para alternar com outro triunfador, João Moura Caetano, na corrida de despedida do matador espanhol Juan José Padilla.
Nesta corrida pegam os grupos de forcados amadores de Santarém e de Montemor e serão lidados quatro toiros para cavalo, da ganadaria Vinhas e dois para pé, de Varela Crujo, Herdeiros.

A propósito da sua repetição na próxima quinta-feira no Campo Pequeno, Duarte Pinto (DP) responde a três breves questões relacionadas com as repercussões do seu triunfo nesta praça, a 9 de Agosto, na Corrida do Emigrante.

1- Com que atitude encara a corrida da próxima quinta-feira, no Campo Pequeno?

DP - Com o mesmo espírito, com a mesma atitude com que encarei a corrida de 9 de Agosto e como encaro todas as minhas actuações no Campo Pequeno e, naturalmente, como sempre tenho encarado a minha trajectória profissional e que se resume a: Entrega total, máximo profissionalismo, responder às exigências dos aficionados. É para isso que trabalho todos os dias. Essa é a minha conduta, a minha atitude, o meu estado de espírito.

2- Que repercussões teve na sua temporada o triunfo de 9 de Agosto?

DP - Um triunfo no Campo Pequeno tem sempre repercussões fortes. No caso da corrida da próxima quinta-feira feira, a empresa reagiu com rapidez e profissionalismo, repetindo dois cavaleiros triunfadores, o que para outras empresas nem sempre é possível. Mas eu também tenho grande preocupação na escolha de datas. E como dizia, um triunfo no Campo Pequeno tem sempre repercussões, seja no imediato, seja no médio prazo. Estou convencido de que, no meu caso, será mais no médio prazo. Mas não posso deixar de sublinhar a atitude da empresa do Campo Pequeno de me repetir, praticamente no espaço de um mês. Nunca o esquecerei.

3- A qual dos estilos de toureio a cavalo (digamos o mais “ortodoxo” e o “menos ortodoxo”) acha que o público, actualmente, é mais sensível?

DP - Penso que o público reage muito bem a qualquer deles e compreende perfeitamente as diferenças entre os estilos, independentemente de ser mais ou menos entendido. O que o público exige é qualidade. Seja no arranjo dos cavalos, seja na equitação e no conceito de lide. Havendo qualidade, o público entrega-se e valoriza, independentemente do estilo. Tudo isto associado ao toiro de verdade, que é aquele que proporciona a emoção. Se o público sentir qualidade…entrega-se!

Duarte Pinto, filho do cavaleiro Emídio Pinto, figura dos anos de 1980 e 1990, tomou a alternativa das mãos de seu pai, a 23 de Julho de 2009, tendo como testemunhas de honra os cavaleiros retirados Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio.

Uma Corrida para a História!!! Próxima quinta-feira em Lisboa!


Portalegre HOJE sábado às 17 Horas Sensacional Corrida de Toiros


Super toiros de S. Marcos HOJE na Amieira às 17 Horas


HOJE NO SOBRAL


Próxima edição do Semanário Olé! a ser editada

Estamos neste momento a preparar mais uma edição do Jornal Olé! o seu Semanário de referência que estará nas bancas como habitualmente na quinta-feira dia 13 de Setembro.
Reportagens, Crónicas e Criticas da noite de Festa no Campo Pequeno, da Nazaré e do Sobral de Monte Agraço. OS habituais colunistas de categoria Joaquim Tapada, Mauricio do Vale, João Cortesão, Joaquim Angelo e Luis Miguel Barroso. O Social Olé do Campo Pequeno, Nazaré e Sobral e muito mais!

Sobral de Monte Agraço dia 15 sábado às 17 Horas As Jovens Promessas!


É já no próximo sábado pelas 17 horas que se dará o segundo espectáculo da Feira do Sobral com as jovens promessas do Toureio a Cavalo e a Pé.
Uma Novilhada de Oportunidade que merece ser apoiada. O futuro da Festa estará ali!

Portalegre: Tradicional Corrida de Setembro no próximo sábado às 17 Horas


El Barrio - De Lobo a Cordero com a participação de Padilla

Alternativa de Verónica Cabaço proxima sexta feira na Feira da Moita

É já na próxima sexta-feira pelas 22 horas que a Cavaleira Praticante Verónica Cabaço se doutorará realizando a Cerimónia de Alternativa na importante Feira da Moita do Ribatejo. Um cartel diversificado num Concurso de Ganadarias sérias e de emoção e risco com toiros imprevisiveis e sem a denominada "toureabilidade" que na maioria das vezes retira a emoção e o risco. Ali temos toiros e teremos com toda a certeza a emoção que tanta falta faz.

Ponte de Lima: Casa esgotada ! Mais uma vitória da Tauromaquia nacional a norte!

Realizou-se ontem à  tarde mais uma Corrida de Casa Cheia desta vez em Ponte de Lima em que os autarcas locais cumprem o que prometem e não fazem da cara c.. tal como alguns vizinhos.
Bem os Toureiros numa tarde em que Filipe Gonçalves estreou três novas montadas de muito nível e triunfou com o melhor lote. Tito Semedo em bom plano e Soraia Costa bem no primeiro e a superar as dificuldades do seu segundo. Bem os Forcados de Lisboa e Coimbra e bons toiros de S. Torcato com realce maior para o quinto da tarde um grande toiro.
Vitória da Tauromaquia com a casa cheia, esgotada, e com mais de 300 pessoas na rua a quererem bilhetes... De parabéns a organização de Pedro Pinto.
(Texto-Redacção-Foto Organização)

Tradicional Corrida de Toiros em Alcácer do Sal


No próximo dia 6 de Outubro, sábado as 17h em Alcacer do Sal terá lugar a tradicional corrida por ocasião da Feira. Em Praça irão estar presentes os cavaleiros João Moura, Victor Ribeiro, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Miguel Moura e Francisco Nuncio. Pegam os forcados amadores de Montemor e Aposento da Moita. Serão lidados seis toiros da ganadaria Jorge Mendes.
Um cartel de nível para uma importante praça onde o Toureio a Cavalo respira outros ares...
Mais uma grande corrida para fechar a Temporada 2018!

Corrida do Olé! em Elvas dia 22 sábado 22 horas! Alguém vai perder?

A Corrida do Semanário Olé! é já dia 22 de Setembro , sábdo, às 22 Horas. Nela se comemoram os 10 Anos de Alternativa de Marcos Bastinhas. Juntar dois Maestros como Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas no mesmo cartel é um acontecimento único! Cada um com o seu estilo mas cada um a ter alcançado o patamar de Figura de Toureio e Toureiros de Época! Toureiam com os seus filhos que hoje honram e dignificam os seus apelidos e estão no caminho de também eles marcarem a história do Toureio a Cavalo. Estilos diferentes mas o mesmo conceito de respeito pelo publico que os acarinha.
Teremos uma série de páginas de Social Olé! a partir de Elvas. Porque os nossos leitores gostam e querem aparecer nas páginas do Olé!
Marque a data e reserve já o seu bilhete!

Padilla de triunfo em triunfo!

Três orelhas para Padilla nas corridas de fim de semana em Espanha

O matador de toiros espanhol Juan Jose Padilla, que se despedirá da afición portuguesa na corrida de 20 de Setembro, no Campo Pequeno, cortou três orelhas nas corridas em que participou no fim de semana, em Valladolid e Aranda del Duero.
Em Valladolid, cortou uma orelha a cada um dos toiros do seu lote, tendo sofrido no primeiro deles uma arrepiante colhida, quando bandarilhava. Saiu em ombros no final da corrida.
No domingo, em Aranda del Duero, o balanço da sua actuação foi de silêncio e uma orelha.
Na sua despedida do público português, Juan José Padilla lidará toiros dos Herdeiros de Varela Crujo, numa corrida mista para a qual estão também anunciados os cavaleiros triunfadores nesta praça, João Moura Caetano e Duarte Pinto e os grupos de forcados amadores de Santarém e de Montemor, que lidarão e pegarão quatro toiros de Herdeiros de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas.
Esta corrida será uma das mais emblemáticas da temporada pois Padilla tem um enorme respeito pelo publico português e vir a Lisboa despedir-se no ano da sua retirada é uma prova de enorme consideração por Portugal. Padilla é um caso de tragédia e glória. Um monumento ao valor e à arte! 
Ninguém pode perder esta corrida
!

Hoje no Sobral: Casa cheia e Manuel Telles Bastos em destaque


Há quem alivie nos compridos e há quem queira mandar na lide logo de ínicio... Manuel Telles Bastos frente ao melhor Canas da tarde redondeou e triunfou. Vitor Ribeiro frente a um manso mostrou que quando se é Toureiro os tais mansos também têm lide e plano de triunfo.
Já antes Rouxinol esteve em bom plano e com o publico rendido. Ana Batista bem prejudicada pelo excesso de zelo (?) do Director que não mandou tocar musica. Luis Rouxinol Jr enfrentou outro manso e saiu por cima e David Gomes uma lide de menos a mais terminando em bom plano.
Pegas duras mas superiores dos Amadores de Coruche e do Aposento da Chamusca.
Canas Vigouroux com mansidão superior à bravura.
Leia tudo na próxima edição do Olé! quinta-feira nas bancas!

Ontem na Nazaré: Bom curro de Jorge Mendes e destaque maior para Tito e Bastinhas!


Cinco bons toiros de Jorge Mendes e um de Nuno Casquinha para seis Cavaleiros que brilharam na noite nazarena sendo de destacar a a lide de Tito Semedo e a de Marcos Bastinhas que obteve um bom triunfo. Leia tudo no Olé! da próxima semana. Boas Pegas dos Amadores de Coruche, Chamusca e Cartaxo.