Pablo Hermoso de Mendoza ajuda a reerguer Capelas no México

O Cavaleiro Pablo Hermoso de Mendoza fez uma doacção que pemitiu reerguer duas Capelas de São José e da Puríssima Conceição na aldeia de San Pedro de Benito Juarez em Atlixco, Puebla. As capelas tinham sido destruídas pelo sismo de Setembro de 2017 e Pablo desde logo se prontificou a ajudar o povo daquela região e recuperar o Patrimonio Cultural e Religioso. Perante as autoridades locais, nacionais e a gratidão do povo Pablo cortou a fita com um povo reconhecido ao seu ídolo.
São atitudes como esta que engrandecem a Tauromaquia em todo o mundo!





Aposento da Chamusca treina este domingo na Centenária Praça da Chamusca


Forcados Académicos de Coimbra treinam domingo em Salvaterra de Magos


Amanhã Jantar de Entrega de Prémios do site Porta dos Sustos


Campo Pequeno TV Vida de Maioral

Destaque Campo Pequeno TV
Vida de Maioral com Dionísio Grilo

O Campo Pequeno TV já tem disponível mais um programa da série Vida de Maioral, desta vez na Ganadaria Falé Filipe.
Dionísio Grilo é o protagonista de um documentário, onde à conversa com o seu filho, nos dá a conhecer aspectos interessantes da criação do toiro de lide e do seu passado como maioral e picador.

Assista ao Trailer

Veja Todo o Programa

Disponível para subscrição na posição 164 do MEO, no videoclube da NOS e no VIMEO ON DEMAND


Campo Pequeno TV – Cada vez mais para ver!

Patrimonio Cultural Imaterial de Portugal dia 23 no Campo Pequeno




PEGADORES DO SABUGAL TRAZEM CAPEIA ARRAIANA AO DIA DA TAUROMAQUIA

Património Cultural Imaterial de Portugal, dia 23, no Campo Pequeno

Num espetáculo de arte em que homem e animal se encontram, os pegadores do Sabugal vão pegar ao forcão para uma exibição de Capeia Arraiana, enfrentando um toiro de Toiro Veiga Teixeira. O Campo Pequeno será palco desta manifestação cultural ímpar, no Dia da Tauromaquia, às 14h30, de 23 de fevereiro.

Classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal, pela respetiva convenção da UNESCO, a Capeia é uma demonstração de coordenação e trabalho de equipa que envolve cerca de 30 homens. O forcão, cujo peso ronda os 300 quilos, é o único instrumento que separa a coragem dos pegadores da bravura das investidas do touro. Uma distração pode revelar-se dramática para quem está na arena. Vão ser 45 minutos de pura adrenalina e emoção, num espetáculo tão representativo da cultura taurina em Portugal.

“A Capeia é a expressão mais enraizada da nossa cultura e que dá aos raianos um forte sentido de pertença, um orgulho ímpar e um sentido de comunidade. Pretende-se que esta demonstração de uma ‘pega ao forcão’, no emblemático Campo Pequeno, estimule a curiosidade e promova o desejo de vivenciar as Capeias nas diferentes localidades do concelho do Sabugal”, explica António dos Santos Robalo, presidente da câmara municipal do Sabugal.

O Dia da Tauromaquia é uma organização da Prótoiro, através da marca Touradas, com o objetivo de divulgar uma Cultura tão importante para o País. A praça do Campo Pequeno vai abrir portas às 10h00 e, ao longo do dia, serão realizadas iniciativas para todas as famílias, sejam aficionadas ou não, numa demonstração de respeito e liberdade.

As atividades são na generalidade gratuitas. O acesso às demonstrações de Recortadores, Capeia e Equitação são gratuitas mediante a apresentação do ingresso para assistir ao Festival Taurino. Os bilhetes podem ser adquiridos na internet, através da Ticketline, e na agência ABEP nos Restauradores. Os portadores do Cartão Aficionado podem ainda usufruir de um desconto de 10 por cento, caso optem com comprar os ingressos nas bilheteiras da praça.

Com preços a variarem entre os 7,5 e os 35 euros, é uma excelente oportunidade para assistir às atuações dos cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr, João Telles e Francisco Palha que vão lidar em duo. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Pega uma seleção de forcados.

A não perder!!! Que ninguém falte!!!



Comunicado da ANGF , Associação de Forcados

ANGF
Associação Nacional de Grupos de Forcados
COMUNICADO
- Galardão Prestígio-2017
No final da temporada de 2017, a ANGF foi uma das entidades a quem o Campo Pequeno premiou com o Galardão Prestígio.
Considerando que não temos nenhum Museu onde este mesmo Galardão possa ser exposto, decidiu a ANGF entregar o mesmo, a título de depósito, para exposição, ao Museu do Campo Pequeno.
Com satisfação e em nome de todos os Forcados, recebemos esses mesmo Galardão, porém, gostaríamos que este estivesse exposto e, no nosso entender, o local mais digno para que assim aconteça, será o Museu do Campo Pequeno.
Se algum dia a ANGF conseguir concretizar o "sonho” de ter o seu "Museu do Forcado”, esse mesmo Galardão será para la transferido. -
- Homenagem aos Forcados Portugueses falecidos em consequência de pegas que realizavam
eu
A ANGF vai entregar ao Museu do Campo Pequeno, para nele ser exposto, um dos seus símbolos mais relevantes, um Forcado.
Este, representará a homenagem da ANGF a todos aqueles que perderam a vida quando realizavam pegas, tanto em corridas formais como em treinos.
Será esta a forma de a ANGF os homenagear e perpetuar os seus nomes num local digno como é o Museu do Campo Pequeno.
A cerimónia de entrega será realizada na Praça de Toiros do Campo Pequeno, no próximo dia 23 de Fevereiro de 2019, no “Dia da Tauromaquia”.
Lisboa, 12 de Fevereiro de 2019
A Direção ANGF

Em relação ao Comunicado que se anexa, informam-se os nomes dos FORCADOS que perderam a vida em consequência de uma pega, em espectáculos tauromáquicos ou treinos.
·         PortugalJoão Fernandes Júnior, conhecido por "João Raiva", Cabo do GF Profissionais de Lisboa (hoje extinto), Praça do Campo Pequeno, 10 de Setembro de 1953 (na segunda tentativa da 1ª pega após ser investido como Cabo sofreu perfuração de uma vista por uma bandarilha que lhe atingiu o cérebro, falecendo no dia seguinte);
·         PortugalJosé João Lameiras, GFA Caldas da Rainha, Praça de Albufeira, 1982;
·         PortugalAntónio Santos, Cabo do GFA Aveiras de Cima (hoje extinto), Praça de Albufeira, 1987
·         PortugalHélder Antoño, 21 anos, GFA Alcochete, toiro Farrusco nº 3 de 585 kg da ganadaria D. Maria Ana Passanha, Praça de Alcochete, 23 de Março de 1988
·         PortugalAntónio Gouveia, GFA Montijo, Praça de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), 1991
·         PortugalPedro Belacorça, GFA Portalegre, Praça do Campo Pequeno, 1998 (sofreu perfuração no tórax por uma bandarilha, falecendo 30 dias depois no Hospital)
·         PortugalRicardo Jorge Soares Silva "Pitó", 23 anos, GFA Vila Franca de Xira, ganadaria Jorge de Carvalho, Praça de Arruda dos Vinhos, 16 de Agosto de 2002
·         PortugalFrancisco Matias, GFA Portalegre, Praça da Esperança, 2009
·         PortugalPedro Miguel Primo, 25 anos, GFA Cuba, toiro Garção da ganadaria Jorge de Carvalho, Praça de Cuba, 2 de Setembro de 2017 (na última pega em que se retirava das arenas)
·         PortugalFernando Quintela, 26 anos, GFA Alcochete, ganadaria Prudêncio, Praça da Moita do Ribatejo, 15 de Setembro de 2017
Os nomes destes FORCADOS irão estar, devidamente indicados, junto do Forcado que se vai entregar ao Museu do Campo Pequeno pela ANGF.

DIA DA TAUROMAQUIA a 23 de Fevereiro no Campo Pequeno

Foi ontem aprsentado o Dia da Tauromaquia que se realizará no próximo dia 23 de Fevereiro na Praça de Touros do Campo Pequeno. Uma iniciativa que pretende unir os aficionados e cuja receita será a favor da Protoiro. É hora de união em prol de uma Federação que muito tem feito para defender a Festa. Trabalho visível e menos visivel que tem sido feito por uma equipa dedicada, conhecedora do tema, com a diplomacia inerente a um tema delicado em que muitos dos nosso politicos desconhecem a realidade e a verdadeira dimensão da implantação da tauromaquia na maioria das regiões de Portugal. Não será fácil convencer alguns "boys" partidários que desde a adolescência fazem parte dos seus partidos e que não têm o minimo conhecimento do que é a Tauromaquia porque muitas vezes desconhecem as regiões pelas quais são eleitos. O mérito da Protoiro tem sido tanbém dar a conhecer aquilo que se passa no país real e fora dos grandes centros urbanos. E, parece-me a mim, que um dos próximos objectivos deverá ser uma maior divulgação do que é a tauromaquia na região da Grande Lisboa. As escolas de Lisboa, de Sintra, da Amadora e outros concelhos muito urbanos e pouco ou nada de campo precisam de saber de onde vêm os ovos, de como nascem os pintos, de onde vem a carne. São concelho demasiado insensiveis às realidades do campo em que o contacto com os animais vem apenas dos filmes de bonecos animados e onde a maioria até pensa que os animais falam... Dar a conhcer a nossa realidade nestes grandes meios deve ser primordial. É hora de toca a unir as hostes e não de divisões. Quem não concorda ou quem quer dar opiniões deve faze-lo directamente à Protoiro que nunca deixou de receber ninguém nem de nos ouvir. Eu, nalguma discordância, sempre fui ouvido e provavelmente até contribui com essas opiniões. Não é tempo de divisões. O trabalho desenvolvido pela Protoiro é demasiado importante para que olhemos apenas para os nosso umbigos.
O Dia da Tauromaquia são todos os dias e em todas as praças ou nas tauromaquias de rua. Mas este dia tem o simbolismo da união. Temos de estar presentes quer chova ou faça sol.
Todos a Lisboa deve ser o lema e o objectivo! 

Campo Pequeno TV, Adelino Carvalho

Já está disponível no canal um programa sobre Adelino de Carvalho, símbolo da Forcadagem!
O programa recorda o percurso ímpar de Adelino de Carvalho, o último Cabo do Grupo de Forcados Profissionais de Lisboa.
Histórias de outros tempos, que vale a pena lembrar no Campo Pequeno TV!
Assista ao trailer em https://vimeo.com/316100053



Conheça as condições de subscrição em www.campopequeno.com/campopequenotv

Campo Pequeno TV – Cada vez mais para ver!

Diogo Peseiro com Campuzano

A partir de agora, o maestro espanhol TOMÁS CAMPUZANO junta-se à Equipa de Apoderamento do novilheiro português DIOGO PESEIRO, para liderar projecto do jovem toureiro entrar nos principais circunovilhadas de Espanha e França, e não só!
O acordo foi selado com o tradicional aperto de mãos e por tempo indeterminado! Tal acto ocorreu no Redondo, após uma óptima Tenta na ganadaria de Falé Filipe, onde Diogo Peseiro esteve em excelente plano.
O jovem novilheiro, que na passada Temporada deixou boa impressão na sua apresentação na Monumental de Madrid, está com muitas esperanças neste projecto e em tudo o que lhe pode acrescentar o maestro Campuzano


Social Olé! Granja por Maria João Mil Homens
























Granja: Dinastia Fernandes marca a diferença

Decorreu ontem na Praça de Touros da Granja um agradável Festival Taurino com bom ambiente e uma boa entrada e publico, e o destaque maior foi para a Família Fernades, Rui e o seu sobribnho Duarte. Efectivamente Rui Fernandes teve uma prestação de grande classe e tranquilidade com bons ferros numa lide de maestria e arte. O seu sobrinho Duarte mostrou que tem maneiras, tm o seu caminho a fazer mas já bem colocado de ideias e da forma como quer interpretar o mesmo, om carácter e personalidade. Uma agradável surpresa que a todos convenceu.
Filipe Gonçalves em bom plano com o novilho de Nuncio a aprender a lição depressa.
João Moura Jr viu protestado o novilho de Tenório que lhe coube em sorte mas veio a mais e teve uma boa lide. João Telles Jr sofreu um percalço com o seu cavalo a escorregar e a ficar a corpo limpo frente ao novilho de Ribeiro Telles. Felizmente não passou de um grande susto que só acontece a quem anda lá dentro mas que poderia ter tido consequências mais graves. Montou-se e terminou a lide em bom plano.
António Prates com um novilho a pedir mais contas foi de menos a mais e mostrou a raça que tem e que o pode levar aos lugares cimeiros.
Os Grupos anunciados não pegaram a conselho da ANGF- Associação de Forcados em virtude de o empresário Florindo Ramalho estar desde 2015 na lista dos devedores aos Grupos de Forcados associados na ANGF. Assim, o Festival foi dado em nome do seu filho Marco Ramalho mas a ANGF manteve a sua posição e não quis deixar passar a "estreia" do novel empresário. Se todas as associações agissem assim talvez alguma coisa mudasse...
E assim pegaram os Forcados não associados mas que não deixam de ser Forcados e neste aspecto deram cartas e estiveram à altura dos acontecimentos: pelos dos Riachos André Clemente à segunda, Rui Branco à segunda e Fabio Torres à primeira e pelos Académicos de Coimbra todos pegados à primeira por Gonçalo Amaral, Francisco Gonçalves e Guilherme Carvalho.
Dirigiu acertadamente Agostinho Borges.
Rui Fernandes em grande plano
Andre Clemente por Riachos
Filipe Gonçalves em bom plano
Gonçalo Amaral pelos Académicos de Coimbra
João Moura Jr em bom plano
Rui Branco pelos Riachos
A queda do cavalo de João Telles deixou-o a descoberto na cara do novilho felizmente sem consequências
João Telles depois do percalço mostrou o seu toureio
Francisco Gonçalves pelos Académicos de Coimbra
António Prates em bom plano
Fabio Torres por Riachos
E o "míudo" toureou assim! Ele aí esta e chama-se Duarte Fernandes!
Gulherme Carvalho pelos Académicos de Coimbra