Protoiro convida Ministra das Gafes para ir a Tourada


PróToiro convida ministra a assistir a corrida de toiros
Após nova gafe, Federação quer ajudar Graça Fonseca a combater preconceitos e discriminação a uma atividade cultural que tutela
Lisboa, 13 de dezembro de 2018 - A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, apesar de indignada com mais uma gafe da ainda ministra da Cultura, está disposta a ajudar Graça Fonseca a combater os seus infundados preconceitos e discriminação que sente por uma atividade cultural como a Tauromaquia. Preocupada com a impreparação e falta de sentido de Estado demonstrada pela ministra, a PróToiro convida Graça Fonseca a assistir a uma corrida de toiros para perceber, de uma vez por todas, a importância desta arte para os portugueses, povo de quem está tão distante.
A decisão de convidar a ainda ministra surge após o comentário de Graça Fonseca, na festa do 50º aniversário da RTP 2, durante a qual se confessou assustada por recear que a levassem para uma tourada após ouvir um tema de ‘Pasodoble’.
“Com este convite pretendemos apenas promover o enriquecimento cultural de Graça Fonseca. Está na hora do ministério da Cultura perder a graça e ganhar sentido de Estado. É o mínimo que se exige a alguém que gere uma pasta tão importante como a Cultura”, afirma Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro, antecipando o vexame “se as declarações de Graça Fonseca chegassem, por exemplo, a Espanha”.

Para a PróToiro, é constrangedor assistir ao desconhecimento e à total ausência de respeito desta ministra em relação à cultura taurina e aos milhões de aficionados. “Ninguém percebe como ainda está em funções depois de ter chamado incivilizados e retrógrados aos aficionados, depois de se ter mostrado a favor da discriminação e de ter dito que era uma felicidade não ler jornais portugueses”, conclui Paulo Pessoa de Carvalho

Alter do Chão: Debate promovido pela JP


Diogo Peseiro em grande forma

O novilheiro Diogo Peseiro esteve em excelente estilo no passado Sábado na segunda tenta da ganadaria do Eng Jorge de Carvalho. Lidou duas novilhas de boa nota, tendo ouvido muitos elogios dos presentes, mormente do próprio ganadero e do matador espanhol Israel Lancho, tendo este destacado também na sua segunda novilha. 
Nesta tenta, participou igualmente o novilheiro lusitano "El Juanito", que demonstrou estar superiormente preparado para a sua Alternativa, que será em Maio de 2019.
Diogo Peseiro, entretanto, está acertando todos os detalhes para, brevemente, divulgar o seu próximo Apoderado espanhol, assim continuando o difícil caminho para a Alternativa

Diz-se que...Confirma-se que...

Diz-se que Rui Bento poderá não se ficar apenas com os apoderamentos de Moura Jr e dos Rouxinóis e que mais algum poderá entrar na lista de Rui Bento. A ver vamos...

Diz-se que o Cavaleiro Filipe Gonçalves está perto de vir a ser Apoderado pelo seu amigo João Pedro Bolota. Recorde-se que Bolota embora não tendo sido seu Apoderado ajudou-o bastante no passado e como tal será o corolário lógico de uma verdadeira amizade.

Diz-se que Pedro Penedo mantem ,afinal o apoderamento de David Gomes ao contrário do que por aí se anunciou. Penedo mantem-se também com Manuel Ribeiro Telles Bastos e como representante de diversas Ganadarias.

 Confirma-se que a Praça de Toiros do Sitio da Nazaré irá ser gerida pela sua proprietária, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré em parceria com Rui Bento que regressa assim aquela praça .

Diz-se que a Cavaleira Monica Serrano poderá voltar em 2019 para fazer campanha em Portugal e Espanha. Aguardamos próximas noticias.

Diz-se que na próxima renião da ANGF , Associação Nacional de Grupos de Forcados poderá haver nova direcção siando assim os principais obreiros desta nobre instituição. Diz-se também que poderão sair alguns Grupos e entrar outros... Veremos se se confirma.

Confirma-se que o Cavaleiro João Ribeiro Telles passa a ser Apoderado em Portugal pelo empresário Ricardo Levezinho.

Diz-se que a Praça de Toiros de Alcacer do Sal poderá não ir a Concurso renovando-se o contrato do actual empresário Vasco Durão.

Diz-se que brevemente "rebentará uma bronca com uma das nossas empresas tauromáquicas. Estaremos atentos!

Amanhã há mais....Fiquem atentos
Filipe Gonçalves Apoderado por Bolota?











João Ribeiro Telles Apoderado por Ricardo Levezinho
Monica Serrano poderá fazer campanha em Portugal e Espanha já em 2019

Campo Pequeno prejudicado por Armando Vara

O Semanário Sol dá noticia de que Armando Vara Ex- Ministro socialista e Ex Administrador da Caixa Geral de Depósitos e do BCP-Millenium terá sido um dos obreiros do pedido de insolvência à Sociedade do Campo Pequeno. Vara pretendia ser Presidente do Campo Pequeno o que não foi aceite pelos sócios maioritários e a partir daí começou a saga das Famílias Borges e Gois Ferreira com o banco. A insolvência foi pedida por uma sociedade do Grupo Espirito Santo que tinha estado nas obras da praça e que alegava incumprimento e a Sociedade Campo Pequeno alegava que a obra não esta acabada. O BCP era sócio do Campo Pequeno com 10% e tinha obrigação de não deixar cair a sociedade mas não foi o que aconteceu alega a Família Borges. Há queixas e denuncias apresentadas na Procuradoria Geral da Republica e no Tribunal de Contas. Cá estaremos para contar o desenrolar dos acontecimentos.


Praça de Touros do Cartaxo entregue a Manuel Jorge de Oliveira

A noticia foi confirmada pelo site Touro e Ouro junto do Ex.º Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Cartaxo e Vale da Pinta, Dr. Délio Pereira : a praça foi entregue ao Cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira que por sia vez convidou Luis Miguel Pombeiro para a gerir em parceria. Ao que apurámos a primeira corrida será a 1 de Maio Feriado Nacional, a segunda a 21 de Junho a Nocturna das Festas da Cidade e a da Feira de Todos os Santos podendo ainda realizar-se uma quarta corrida em Setembro além de outros espectáculos não taurinos.

Rouxinóis com Rui Bento

Luis Rouxinol Pai e Luis Rouxinol filho passam a ser Apoderados por Rui Bento. Depois da inesperada morte de Francisco Penedo, este já no passado teria tido a intenção de deixar os dois Cavaleiros devido aos seus inumeros afazeres profissionais e alvitrou a hipotese de ser Rui Bento eplo menos no que dizia respeito ao Junior da Dinastia Rouxinol. Certo é que Rui Bento foi o escolhido pelos dois e inicia uma parceria que se espera de êxito!

Colombia sem toiros? E o Campo Pequeno?

Um grupo empresarial que se dedica a eventos musicais, agenciação artística e muito mais acaba de adquirir 51% da empresa que detem a Praça de Toiros de Medellín ao Hospital San Vicente de Paul. De imediato a empresa que organizava a Feira da Macarena nesta praça cancelou a mesma. Soaram os primeiros rumores de que não voltaria a haver Corridas de Toiros naquela praça. Vêm agora os novos proprietários dizer que, se "chegarem a acordo de verbas"podem dar-se Corridas de Toiros.
Fazendo a conexão para Lisboa e o Campo Pequeno imaginem que se pode passar o mesmo, ou seja, a empresa que comprar o Campo Pequeno não entender nada de toiros e de tauromaquia? Havia nos anteriores contratos a clausula obrigatória de se darem um numero x de corridas Se mantiverem essa obrigatoriedade tudo correrá às mil maravilhas. Se a tirarem ou diminurem o numero de corridas teremos apenas uma defesa que se chama Rui Bento ( e a Dra Paula Mtamouros Resende) que estará dentro do que se passa e poderá ser a nossa unica esperança com as empresas que concorrem a serem donos da Catedral do Toureio Nacional. Fala-se que já em 2019 o Campo Pequeno poderá diminuir o numero de corridas. Estratégia delineada para o futuro? Sabemos que a Catedral costuma dar o mote para a temporada nacional e a redução substancial pode não trazer benefícios. Mas, se for uma temporda recheada de atractivos e que esgotem e encham todas as corridas a realizar será bom e não trará consequências. Há que acreditar em quem lá está e não andarmos a "tentar" arranjar questiunculas bem à moda da falta de cultura tauromáquica de muitos dos nossos interlocutores.
O que verdadeiramente interessa é que a Praça de Toiros do Campo Pequeno continue como até aqui com uma gestão saudável e a marcar a diferença.