Mensagem do Director

Estamos práticamente no final da Temporada que pródiga em triunfos de artistas e ganadeiros. Fizemos o nosso trabalho e começo por agradecer a todos os Colaboradores do Jornal. É agora tempo de reflexão e de começar a pensar na nova temporada. Os tempos estão dificeis dvido aos ataques constantes dos denominados antitaurinos mas também pela de dentro há quem não tenha cultura tauromáquica e se limite a andar caminhando sob a intriga e a maldicência e muitas vezes a falta de cultura e mesmo de educação e elevação leva a que alguns "saloios" adeptos do "nacional-saloísmo" vão nas conversas dos parvos e acabem eles também por fazerem figuras de parvos...
A Festa está bem viva e recomenda-se. Casas cheias quando os cartéis são bem montados e bem trabalhados. Temos Ganadarias de grande qualidade e Figuras do Toureio como sempre existiram. Há que saber inovar, há que saber arriscar e montar cartéis com atracção e qualidade e principalmente com risco e emoção. Estamos a regressar a um passado recente em que os toiros sem emoção e risco estão a ficar fora de moda. O facilitismo e a previsibilidade não podem ser a regra mas tão somente a excepção. Perder a sensação de risco ou que nas bancadas se fique com a sensação de que "assim também eu" é estar a contar a atirar abaixo à nossa Festa. Toureio à Portuguesa ou Rejoneo o que quiserem. Mas com regras e com emoção e risco. Vulgarizar não! Depois há que ter em atenção a quem escreve e sobre o que sabe escrever. Podemos discordar uns dos ouros o que é normal pois cada um sente da forma que entende e percebe. Mas há regras! Escrevemos em Portugal, em português e sobre Toureio a Cavalo à portuguesa. Pese embora haja grandes interpretes de outras tauromaquias que saibem interpretar o nosso Toureio. Há regras de Equitação. Como diz a referência de todos nós João Queiroz os cavalos conduzem-se a uma mão. "Carroceiros" constantes e useiros e vezeiros é batota . Se há regras para os Matadores, se há regras para os Forcados na forma de pegar porque é que nos Cavaleiros se defende o indefensável?
Será este e outros temas que debateremos no inverno. Ouvindo quem sabe e que pode didáticamente ajudar e que todos nós ( também me incluo) possamos aprender mais e melhor. Não basta ter jeito para a escrita. Há que fundamentar o que se diz e escreve. ´
Fica lançado o desafio. Espero que correspondam.

Jornal Olé sairá em Novembro e Dezembro

Tal como anunciámos o Jornal Olé! passará a sair quinzanalmente em Novembro e em Dezembro terá apenas uma edição especial de Natal. Depois, um interregno em Janeiro e Fevereiro para voltar às bancas em Março. Até lá sigam-nos aqui no V. blogue que se manterá actualizado e com artigos de opinião que começaremos a publicar já amanhã.
E viva o Olé!


Obrigado pela V. preferência

Azambuja: Colóquio hoje às 19,30 H


Vila Boim: Festa do Toureio


Santarém este Domingo:Corrida de Despedida de Pedro Gonçalves


Adiamento das Jornadas Tauromáquicas de Idanha

Devido às fortes possibilidades de chuva e para não estarem a realizar as partes teóricas sem as práticas a organização das Jornadas Tauromáquicas decidiu adiar todo o programa para a Temporada de 2019 em data a anunciar.

"Vimos por este meio informar que devido às previsões de chuva e mau tempo, as Jornadas Taurinas de Idanha a Nova e o Festival Taurino que se realizariam nos próximos dia 19, 20 e 21 serão adiadas para o inicio do próximo ano em data a anunciar oportunamente, mantendo-se o programa anunciado para a nova data a designar."
A Organização

Discriminação é ilegal!!!

Discriminação da Tauromaquiano Orçamento do Estado é ilegal

PróToiro acusa Governo do PS de apoiar medidas de censura cultural do PAN e BE

Lisboa 18 de Outubro 2018 – A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia repudia veemente as propostas “ilegais e discriminatórias” presentes no Orçamento de Estado 2019 (OE), relativamente ao fim da isenção do IVA dos artistas tauromáquicos e da exclusão da descida do IVA nos bilhetes dos espetáculos tauromáquicos. Após conhecimento do OE para 2019, a PróToiro reforça que o PS está efetivamente a apoiar as medidas do PAN e do BE que têm como objetivo a censura cultural.

Recordamos que, em janeiro de 2018, em reunião com o Ministério da Cultura, a PróToiro foi a primeira a reivindicar a descida do IVA cultural para 6%, pelo que se manifesta, alinhada com todo o mundo taurino - “chocada e indignada com as propostas discriminatórias contra a Tauromaquia”.A federação tudo fará para que as mesmas não sejam aprovadas na votação do orçamento na especialidade.

PróToiro sublinha ainda que a tauromaquia, como atividade cultural, e os artistas tauromáquicos têm um enquadramento legal muito claro, estando estabelecido na lei portuguesa que “a tauromaquia é, nas suas diversas manifestações, parte integrante do património da cultura popular portuguesa (...)" [Decreto-lei n.º 89/2014 de 11 de Junho] e que “a Tauromaquia é uma atividade artística” [Decreto-lei n.º 23/2014, ponto 2), do art. 2.º]. Mais, o Conselho Nacional de Cultura, órgão consultivo do Ministério da Cultura (criado pelo Decreto-Regulamentar n.º 35/2007, de 29 de Março) inclui uma Secção de Tauromaquia (criada pelo Despacho n.º 3254/2010).

PróToiro alerta que a aplicação de uma taxa de 13% aos serviços culturais, coloca em causa os valores fundamentais integrados no direito à Cultura, de acordo com os artigos 73.º e seguintes da Constituição da República Portuguesa. O BE não pode afirmar que a descida do IVA “é um incentivo importante para as artes, para o espetáculo e para a Cultura” e excluir por completo uma parte integrante da cultura portuguesa.

Em relação ao fim da isenção do IVA dos artistas tauromáquicos, a federação explica que atualmente há isenção, somente na prestação de serviços, tal como os demais artistas em Portugal. Esta medida é ainda socialmente mais injusta porque ataca os profissionais mais vulneráveis dentro da setor da tauromaquia. Ao contrário do que o PAN afirma, muitos dos toureiros pagam IVA apesar da possibilidade de recorrerem à isenção, uma vez que executam os seus serviços artísticos a partir de sociedades empresariais e não através da prestação de serviços.

“Esta tentativa de discriminação fiscal negativa da tauromaquia é ainda mais ilegal e inconstitucional porque representa uma ação do Estado que obstaculiza o acesso dos cidadãos à cultura o que é ainda mais grave tendo em conta o aumento do Orçamento de Estado para a cultura. Trata-se da discriminação de um setor por pura perseguição ideológica”, acusa Hélder Milheiro, Secretário-Geral da PróToiro.

Toureiros, empresários e municípios já se manifestaram contra a discriminação do PAN e BE, apoiada pelo PS, e prevêem-se mais protestos. “É impensável que BE, PAN e PS tenham uma atitude discricionária e discriminatória relativamente a um setor da Cultura portuguesa, como se existisse Cultura de primeira e de segunda categoria. Isto não é admissível nem legal. É um verdadeiro atentado à Cultura e à igualdade dos direitos dos cidadãos!”, considera Paulo Pessoa de Carvalho, Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos.

Também Nuno Pardal, Presidente da Associação de Toureiros, reclama igualdade. "A tauromaquia tem o mesmo estatuto legal que as outras artes e é igualmente tutelada pelo Ministério da Cultura. Os toureiros são artistas de pleno direito, legalmente reconhecidos como tal, e exigimos o respeito e igualdade de tratamento perante a lei, como tem de ser, razão pela qual não podem ser alvo de uma discriminação ilegal, como a agora proposta”, defende.


A PróToiro e as associações que a constituem reforçam que farão tudo ao seu alcance para denunciar e expor as ilegalidades que estão presentes nestas propostas do OE 2019, para que as mesmas sejam chumbadas, prevalecendo a justiça e o império da Lei, recorrendo inclusivamente a todos os meios legais para esse fim. Estamos seguros que será esse o resultado nas votações na especialidade.

Discriminação à Tauromaquia


Presidente da APET denuncia
Discriminação no acesso
à Cultura tauromáquica
Manter IVA das touradas a 13 % é o mesmo de dizer
que há portugueses de primeira e portugueses de segunda

Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da APET – Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos e da PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, denuncia que a Cultura taurina está a ser alvo de um ataque discriminatório quando se prevê manter a taxa de IVA na tourada em 13 por cento e se quer descer para 6 nos restantes espetáculos culturais.

“O que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2019 é uma discriminação clara e evidente de pessoas, artistas de profissão, sob a tutela do Ministério da Cultura. Manter o IVA nos atuais 13 por cento nas touradas é dizer que existem artistas de primeira e artistas de segunda”, afirma Paulo Pessoa de Carvalho, para quem “esta medida não é razoável, nem democrata, mas sim um verdadeiro atentado à liberdade”.

Numa análise à questão política, de o Governo ter recusado reduzir a taxa de IVA nas touradas, proposta do Bloco de Esquerda, Paulo Pessoa de Carvalho encara a decisão com “indignação e descrédito”. Para o presidente da PróToiro e da APEET, “o Governo está a dividir os portugueses ao dizer que, dentro de tudo o que é considerado Cultura, há atividades mais relevantes do que outras”. Isso, conclui, é inaceitável.

Diogo Peseiro de Salamanca a Santarém

                 DE SALAMANCA A SANTARÉM

O novilheiro DIOGO MIGUEL PESEIRO já está em Santarém, vindo expressamente de Salamanca, onde está a viver, para tourear no próximo Domingo, na Corrida de Despedida do bandarilheiro Pedro Gonçalves, na Monumental Celestino Graça.
PESEIRO deverá, antes, tourear numa Tenta, caso o tempo o permita. Depois, regressará a Salamanca para continuar a sua difícil caminhada em Espanha, com o objectivo de tomar a Alternativa de Matador.
Brevemente, DIOGO MIGUEL PESEIRO deverá divulgar novidades de especial significado

Ana Rita triunfadora na Comunidade de Valência

Ana Rita acabou de ser reconhecida como a Rejoneadora mais destacada pela Federação Taurina Valenciana.
Recordamos que a jovem cavaleira Portuguesa ainda não encerrou a presente temporada, ocupando neste momento o 3.º lugar no Escalafon com 27 corridas obtendo 64 orelhas e 8 rabos em 51 reses lidadas, estando a sua frente Diego Ventura e Lea Vicens.
Ana Rita, já tinha sido proclamada triunfadora da feira taurina de Algemesi.


Prooiro reage a noticias

PróToiro recusa proposta
alterações
 ao IVA na tauromaquia
Federação Portuguesa de Tauromaquia aguarda o texto final da proposta de Orçamento para decidir caminho a seguir
A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia critica toda e qualquer forma de discriminação e condena os ataques contra a cultura portuguesa e, em especial, a taurina. Nesse sentido, é com estranheza que verifica que a proposta de Orçamento do Estado, apresentada pelo Governo, contempla o fim da isenção de IVA na prestação de serviços dos artistas tauromáquicos (ação do PAN) e a discriminação das touradas na redução do IVA (ação do BE) em relação aos restantes espetáculos culturais.
No dia em que o Orçamento do Estado é entregue na casa da democracia, a PróToiro vem reforçar a sua posição de que é totalmente contra a discriminação dos artistas tauromáquicos em relação aos demais. A PróToiro aguarda a versão final da proposta de Orçamento para então decidir quais as formas de defender a Cultura portuguesa.

Com a entrada desta proposta para votação no Parlamento, a Prótoiro acredita que os restantes partidos serão, uma vez mais, consequentes com as suas declarações e votações recentes, rejeitando ataques ilegais e censórios contra a Cultura, no caso a tauromaquia, num exemplo de tolerância, respeito e liberdade.