HOJE NO CAMPO PEQUENO

 Recordar é viver..

A Corrida de hoje é uma das que me apela e que me faz recordar muitos sentimentos positivos. Há muitos anos que conheci Pablo Hermoso de Mendoza e desde a primeira hora percebi que era um Cavaleiro diferente. Foi na Ermegeira, na altura com Pedro Franco e o Dr. António Raul Brito Paes. A montar bem e a procurar fazer tudo bem à usança portuguesa. Humilde mas com personalidade e carácter a sua evolução foi constante. Com uma classe e uma categoria a cavalo e em praça marcou e marca a diferença. Hoje é uma daquelas corridas que não me interessa se os toiros são mais ou menos previsiveis se são ou não a meu gosto. Hoje vou para recordar e viver esses bons momentos que ao longo dos anos o Pablo me tem dado. Hoje é uma das noites em que nos lembramos do Cagancho, do Chicuelo, do Labrit e de muitos outros que sempre entusiasmaram as bancadas e com os quais Pablo conseguiu escrever as mais belas páginas da história do Toureio a Cavalo Mundial.
Também não me esqueço dos momentos inolvidáveis com que João Moura nos brindou e com que modificou o Toureio a Cavalo para uma forma hoje denominada de moderna. São muitos anos de triunfos, muitos anos de escola que transformou e influenciou algumas gerações.
Rui Fernandes foi sempre um caso desde míudo! Com um jeito nato para tourear e para montar lembro-me dele ainda crainça num poney. Na altura estava o D. José de Athayde em casa de seu Pai e comecei a conviver com a Família Fernandes. Acompanhei as suas primeiras corridas e a diferença notou-se logo de início. Uma Novilhada em Vila Franca deu o mote e uma carreira que já celebra hoje 20 anos de Alternativa. Parece que foi ontem... O seu tremendismo frente aos toiros catapultaram-no de imediato para a ribalta.20 anos.. Estou velho... Mas não acabado! Hoje é uma noite de recordações. Hoje até vão ser e bem homenageados outros vultos grandes da nossa Tauromaquia: Gustavo Zenkl de quem fui amigo e que com quem muito convivi e aprendi e que recordo com saudade; Francisco Azarujinha ; Frederico Cunha um grande Cavaleiro e exímio Equitador por quem nutro uma admiração especial e Fernando Andrade Salgueiro um grande homem com uma capacidade intelectual brilhante, um poeta, um romântico, um pensador que só quem conhece bem saberá dar a importância e a dimensão da pessoa que ali está.
Hoje será uma noite de sentimentos e dos bons. Não apenas saudosismos. Mas, recordar é viver.