Vila Franca: A honra e a garra de Marcos Bastinhas na despedida de um Grande Toureiro

A Praça de toiros Palha Blanco é uma das praças mais importantes e mais dificeis para um Toureiro seja a Cavalo ou a Pé. A aficion que ali se vive é diferente de todos as outras praças. Ali aplaude-se o que se gosta, exalta-se o bom toureio, ali respira-se a verdade, a frontalidade, a entrega, o respeito, a raça e a garra, o risco e a emoção. Ali não há meiro termo: o seu gosta ou não se gosta. Se gostam manifestam-se energicamente com ovações e aplausos. Se não gostam silenciam. Se alguém sai fora das regras, se alguém não respaita o toiro , se alguém pensa que pode enganar o publico da Palha Blanco aí, então, assobia-se e manifestam-se de uma forma diferente de todas as outras praças. Como se costuma dizer na gíria " ali não se papam grupos". Na Palha Blanco a responsabilidade é muito maior. Ali não há hipóteses de hesitações, de falhanços, de enganos. Daí que nem todos os Toureiros gostam de lá ir actuar...Mas, também há outros que só se sentem bem numa temporada se conquistarem o publico da Palha Blanco.
No passado domingo despedia-se um grande Toureiro: David Antunes. Um homem bom que sempre soube andar na Festa dentro e fora das arenas. E isso marca a diferença. Ser bom nas arenas mas cá fora não estar à altura dos trajes que envergam é dificl. David soube honrar e dignificar a sua classe. Foi um exemplo para todos. Humildade quanto baste, um respeito enorme pela sua profissão. Despede-se um Toureiro que fica na história. Bem haja David Antunes!
Além das emoções e dos sentimentos da Despedida de David Antunes a praça respeitou e honrou a memória de Joaquim Bastinhas. Nas Cotesias quando entrou Marcos Bastinhas a praça veio abiaxo de eomoção. Palmas, ovações de pé. Marcos chorava copiosamente. Era a sua primeira entrada na arena da Palha Blanco e também a primeira corrida sem a presença de seu Pai. Emoção na arena e na bancada onde muita gente aplaudia mas com as lágrimas a correrem pela cara...Sentimentos à flor da pele. O filho representará sempre o seu Pai. Mas já lá iremos...
Luís Rouxino brindou a David Antunes e a Marcos Bastinhas. Mais ovações, mais sentimentos.
Lidou um novilho de Luís Rocha que cumpriu e permitiu que o cavaleiro de Pegões brilhasse nos curos montado no seu fiel Douro em que optou plos ladeares dominadores em que o cavalo é perfeito e com ferros curtos de grande mérito e valor. Pegou à primeira Diogo Conde pelos Amadores de Vila Franca com decisão e brilho.
Marcos Bastinhas estreava-se na Palha Blanco. Superando a emoção emocionou Vila Franca: recebeu o toiro de Prudêncio à saída dos curros e lidou de forma eficaz nos compridos. Nos curtos montado no Capa Negra lidou primorosamente com ladeios eficazes, recortes extraordinários e bons ferros curtos que deixaram o publico em polvorosa. Terminou com um Par de Bandarilhas eficaz e apeou-se da montada ao melhor estilo de seu Pai. Ver Marcos Bastinhas é ver Joaquim Bastinhas. Personalidades idênticas com Marcos a ter um cunho especial. Triunfou de forma convicente e a Vila Franca mostrou que quando um Toureiro é verdadeiro tem o total apoio das gentes da terra. Não me lembro de uma estreia tãi auspiciosa como a de Marcos. Se calhar até existiram. Mas não me lembro. à memória vem-me apenas Joaquim Bastinhas que lá de cima e depois de assistir à actuação de seu filho deve ter dito: bem, belo!Este tem raça! Este pode cá andar.
Pegou à terceira tentativa Guilherme Dotti.
Luís Rouxinol Jr também veio com a raça e disposição e numa porta gaiola emocionante de frente. O novilho de Canas Vigouroux que tinha uma excelente e desejada apresentação para os pergaminhos da Palha Blanco, saiu "tocado" e foi mandado recolher. Rouxinol lidaria o sobrero no final da terna de Matadores mas a chuva não o permitiu. Mas ficou patente a vontade e a entrega com que vinha.
O MAestro Vitor Mendes está em grande forma fiscia e com o temple que a experiência lhe foi dando. Muito bem no capote frente a Um Falé Filipe que humilhava e tinha som , depois das Bandarilhas do eficaz e brilante João Ferreira, Vitor Mendes montou catedra com a muleta. Com chuva e vento o Maestro mostrou que poderia perfeitamente estar no activo. Grande actuação.
A chuva acabou com esta bela tarde de toiros. Praça com três quartos de publico ansioso por ver bom toureio. Pena a intemperie. Haveria mais a ver de Escribano e de Dias Gomes. Ficará para outra ocasião.
Parabéns ao Clube Taurino pela organização.


Nas Cortesias e quase durante toda a tarde Marcos Bastinhas emocionado lembrando-se de seu Pai...


 Luís Rouxinol e Douro uma dupla histórica

 Diogo Conde pelos Amadores de Vila Franca
 Nas Cortesias a emoção era enorme em Marcos: primeira vez sem o seu Pai Joaquim Bastinhas e a sua estreia na Palha Blanco
 Terminou a sua enorme Lide com a marca da casa o Par de Bandarilhas
Guilherme Dotti por Vila Franca à terceira tentativa
 João Ferreira num belíssimo Par frente ao Falé Filipe
 O Maestro Vitor Mendes em grande forma artística!!
 Arte com mando e temple

 Marcos Bastinhas conquistou Vila Franca!