Diz-se que... Confirma-se que...

-Diz-se muito e fala-se pouco...Não interessa que cartéis as empresas estão a fazer nem somos advinhos. Sabemos de alguns e não nos preocupamos em dizer se vai fulano ou beltrano a esta ou aquela praça. A titulo de exemplo sabemos que há um jovem Cavaleiro que se irá encerrar com seis toiros no princípio de Junho. A empresa ainda não nos confirmou. Vamos anunciar apenas para dizer " tal como anunciámos"??

-Confirma-se um fabuloso Festival Taurino na Chamusca que inicia as comemorações do Centenário da praça. Vai ser um ano de grandes corridas para comemorar condignamente um aniversário importante de uma praça importante e por onde têm passado as maiores Figuras do Toureio durante toda a sua história. Estão previstas quatro corridas de toiros e várias iniciativas comemorativas.

-Confirma-se também que a os 145 Anos da Praça de Toiros do Cartaxo serão comemorados com várias iniciativas sendo três  corridas de toiros e um festival e várias iniciativas de porta aberta como treino de cavaleiros e forcados, concertos de Bandas Filarmonicas , exposições, concursos de pintura e muito mais. Cada mês do ano terá uma ou mais iniciativas.

-Confirma-se que no Domingo de Páscoa dia 21 de Abril haverá corrida em S. Manços um Concursode Ganadarias em que actuarão os Cavaleiros Francisco Palha, Luis Rouxinol Jr e o Praticante António Prates que poderá tirar a Alternativa já no mês de Junho...Pegam os Amaodres de S. Manços, Real de Moura e Beja. Um cartel de juventude e competição.

-Confirma-se que o Festival da Rádio Campanário será a 16 de Março no Coliseu do Redondo e tem como actuantes António Telles, Ana Batista, o rejoneador Leonardo Hernandez e o regresso de João Maria Branco. Na lide apeada dois Matadores espenhóis Finito de Cordoba e Ginés Marin ficando de fora os Matadores portugueses... Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Redondo lidando-se novilhos de diversas ganadarias.

-Diz-se que este será o ano de renovação da Festa, que será o ano dos jovens se afirmarem definitivamente. Será? Há uma série deles com valor, com capacidade e com arte suficientes. Mas o caminho não é fácil e nunca se podem deixar ir pela moda. As modas são efemeras e dão no que dão. Há quem já tenha percebido e que tenha alinhado por modificar o caminho traçado e na temporada passada já tenha demonstrado que "venha o que vier cá estaremos prontos" mas ainda pode haver quem se deixe acomodar. Esperemos que não!

-Confirma-se que no dia 4 de Maio, sábado, na Praça de Touros de Montemor haverá uma Corrida de Touros em que se iniciam as comemorações dos 80 anos dos Forcados Amadores de Montemor. Toureiam os Cavaleiros João Moura, António Telles e Luis Rouxinol frente a toiros Palha. Será disputada a barra de ouro pelos Amaodores de Santarém e pelos de Montemor.

-Diz-se que devido à corrida anterior a Tradicional data de Estremoz passará para Domingo dia 5 pelas 16 Horas. A empresa já confirmou ao Farpas Blogue que terá preços de 10 e 15 euros pois a intenção é voltar a ter o povo na praça. Esperemos pelo cartel e cá estaremos para divulgar as iniciativas de recuperação da Praça de Estremoz numa zona onde há muita aficion.

-Diz-se que a o concurso lançado pela Junta de Freguesia de Sousel para a data tradicional de 2ª Feira de Pascoa na Praça de Touros daquela localidade terá ficado deserto... Procuram agora por negociação directa alguém que queira da r a corrida. É engraçado que os tais ditos empresários de primeira tão defendidos por alguns não concorram e não arrisquem.Porquê? Porque sabem o que custa a vida. Sabem que com tantas despesas de legalizações de quotas para aqui quotas para ali e contribuições e demais alcavalas, o preço dos toiros e tudo o resto está cada vez mais dificil montar corridas de toiros. Apoios? Cada vez menos! Chegará a altura em que serão os Toureiros e os Ganaderos que, se quiserem tourear e lidar, terão que se tornar empresários. A malta gosta de criticar os empresários e de dizer mal. Que não servem, que repetem, que isto e aquilo. Dizem dos empresários que não "entram à bilheteira"porque os "entram" não têm defeitos mas apenas virtudes. É o que temos. Ainda não se aperceberam que sem empresários não há toiros... Quando esta "leva" se for embora veremos o que se irá passar. Nada de bom , pensa-se...

- Confirma-se que aqui não damos noticias sem interesse algum e que de alguma forma possam prejudicar a imagem da Festa. Se quiséssemos por os pontos nos iiis ninguém melhor do que nós. Pode haver igual mas melhor não. Sabemos de tudo e mais do que imaginam. De há muitos anos a esta parte. Mas acima de tudo somos aficionados. Desde há muitos anos também. Não caímos aqui de paraquedas. Defendemos e damos a cara por quem a defenda. E a melhor forma de a defender é não dar noticias futeis e sem interesse...


Diz-se que logo há mais... e bom